SANTA CATARINA
Samu ganha motolâncias para emergências
O novo veículo servirá para atendimento em locais congestionados e de difícil acesso
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina vai ganhar motocicletas adaptadas, chamadas de “motolâncias”, para atendimento pré-hospitalar (APH) em locais congestionados e de difícil acesso. De acordo com a Secretaria de Saúde de SC, Itapema será a primeira cidade a receber a novidade.
As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (UBS) e das de Suporte Avançado (USA). A ampliação da forma de atendimento às emergências promete agilidade e eficiência.
Segundo Dionísio Medeiros, diretor do APH Móvel, as motos trazem velocidade e segurança, o que pode fazer a diferença e ajudar a salvar vidas.
As motolâncias serão pilotadas por técnicos de enfermagem treinados para atendimentos emergenciais ao paciente até a chegada da ambulância tradicional ou da equipe médica avançada. As motos serão equipadas com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico e outros suprimentos médicos.
As cidades interessadas em implantar as motolâncias devem encaminhar a solicitação por meio de um ofício para a Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), pelo e-mail sue@saude.sc.gov.br.