Fartura
Safra da tainha artesanal teve lanços históricos
As praias de Floripa somaram mais de 250 mil tainhas pescadas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A temporada de pesca de tainha chegou ao fim para a maioria das modalidades em Santa Catarina. Neste ano, os pescadores juntaram esforços e alcançaram números expressivos, apesar das restrições do governo federal. A pesca artesanal de emalhe anilhado e a pesca industrial, que no ano passado juntaram mais de mil toneladas de tainha, arrecadaram 460 toneladas neste ano - o limite da cota de forma artesanal.
“Não foram todas as regiões do estado que tiveram um resultado positivo no arrasto de praia, fora a questão do industrial e da malha anilhada que tiveram uma redução significativa, dando um prejuízo milionário para o setor pesqueiro catarinense. O saldo foi positivo para Florianópolis principalmente, mas na região sul foi bem frustrante para os pescadores”, explica o secretário-executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.
No arrasto de praia, Florianópolis registrou mais de 250 mil tainhas pescadas, com destaque para a comunidade da Lagoinha do Norte, que juntou 61.189 tainhas, a maior captura das praias catarinenses.
O maior lanço individual desta safra e o quarto maior da história de SC foi na praia de Naufragados, com 40.616 tainhas.
Enquanto isso, Bombinhas, Garopaba e Palhoça registraram a captura de aproximadamente 40 mil tainhas cada uma. Balneário Camboriú somou mais de 20 mil tainhas capturadas.
Já no litoral sul, do Farol de Santa Marta até Passo de Torres, a safra frustrou as expectativas dos pescadores da região, com um total capturado de apenas 30 mil tainhas.
Temporada 2024
“O ministro se comprometeu a criar o GT da Tainha. A nova Secretaria de Aquicultura e Pesca tem um assento nesse grupo técnico e as reuniões devem ocorrer agora no início de agosto para discutir a safra de 2024”, diz o secretário da Pesca de Santa Catarina.
O secretário também reforça que o estado segue buscando a reavaliação das restrições impostas pelo governo federal.