Balneário
Justiça mandar soltar youtuber que simulou assalto
Juiz entendeu que ele não teve a intenção de prejudicar o trabalho da PM
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O youtuber Jonatan Santos, de 28 anos, foi solto na tarde desta quinta-feira. Ele tinha sido preso pela Polícia Militar ao simular um assalto no bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú, na tarde de quarta-feira. Viaturas e helicópteros da PM chegaram a ser mobilizados atrás do suposto assaltante, porém a história não passou de uma encenação para o canal do YouTube dele, que tem mais de três milhões de seguidores.
Jonatan foi solto na audiência de custódia pelo juiz Roque Cerutti, da 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú. Segundo o magistrado, o youtuber foi preso pelos delitos previstos nos artigos 265, do Código Penal, e 41, da Lei de Contravenções Penais. “O APF [auto de prisão em flagrante], contudo, deve ser relaxado”, decidiu.
Continua depois da publicidade
O juiz diz que para o delito do artigo 265, o acusado deveria ter a intenção de atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviços da PM, o que não foi constatado. “Portanto, ainda que os atos praticados pelo indiciado possam ser considerados irresponsáveis e reprováveis, não são típicos e, portanto, somente resta relaxar o presente auto de prisão em flagrante”, informou o magistrado.
Como o artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que é provocar alarme anunciando desastre ou perigo inexistente, é de menor potencial ofensivo, não cabe a prisão em flagrante, segundo o magistrado. Desde a decisão de soltura, o youtuber não postou mais interação em suas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Na noite de quarta-feira, os advogados informaram que os fatos noticiados pelas redes sociais e a imprensa não condiziam com a realidade. “Todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas e em breve tudo será devidamente esclarecido”, informaram os advogado Robson Edésio da Silva e Rodrigo Pacheco Gonçalves.
Fake news
Segundo a PM, houve uma ligação denunciando a ocorrência, informando que alguns bandidos armados de fuzis teriam feito um assalto e fugido. Todas as viaturas e motocicletas do 12° Batalhão, bem como o helicóptero Águia 7, foram empenhados para investigar o crime, dando início a uma grande operação e cerco na tentativa de localizar o veículo utilizado e os possíveis assaltantes.
Na megaoperação da PM, as viaturas cruzaram sinais vermelhos e trafegaram pela contramão para agilizar a busca pelos “criminosos”. Além disso, outras ocorrências existentes no sistema, que aguardavam atendimento policial, foram deixadas em segundo plano.
No local, vários moradores relataram a mesma informação da ligação feita ao 190, indicando a rota de fuga do veículo suspeito. A caminhonete foi localizada depois de 30 minutos de busca intensa, com auxílio do helicóptero e ajuda de PMs de Itajaí e Itapema, que passaram a realizar barreiras na BR-101 para evitar possíveis fugas.
Durante a abordagem, as equipes policiais cercaram a casa e abordaram o denunciante. Ele relatou para a Polícia Militar que é youtuber e que estava apenas gravando um vídeo em via pública, de simulação de um assalto, para seu canal de YouTube, e que as armas usadas seriam do tipo airsoft.
Pessoas que caminhavam pela via relataram que o youtuber ainda teria apontado uma arma, mandando os pedestres irem embora, com voz e gestos intimidadores. Com medo, as pessoas fugiram. A PM deu voz de prisão ao youtuber e apreendeu armas de airsoft e outros itens usados na gravação.
Continua depois da publicidade