Balneário Camboriú
Youtuber é preso após gravar cena de assalto e assustar moradores
Ação mobilizou diversas viaturas e helicóptero da PM, mas era apenas mais um vídeo para o canal
Juana Dobro [editores@diarinho.com.br]









Na tarde desta quarta-feira, uma brincadeira de mau gosto gerou confusão e mobilizou a Polícia Militar. Os policiais receberam um chamado via 190 de que um roubo estaria ocorrendo próximo a um clube de tiro no bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. A PM acionou viaturas e helicópteros, porém tudo não passou de uma encenação para um canal do YouTube. O jovem responsável pela produção envolveu até mesmo crianças na cena e foi preso por enganar a polícia.
Conforme a ligação denunciando a ocorrência, alguns homens realizavam um assalto no local, portando armas longas, do tipo fuzil, e teriam fugido em uma camionete Ranger. Pela gravidade da ocorrência, todas as viaturas e motocicletas do 12° Batalhão, bem como o helicóptero Águia 7, foram empenhadas para averiguar a situação, dando início a uma grande operação e cerco na tentativa de localizar o veículo utilizado e os possíveis assaltantes.
Na megaoperação da PM, as viaturas cruzaram sinais vermelhos e trafegaram pela contramão para agilizar a busca pelos “criminosos”. Além disso, outras ocorrências existentes no sistema, que aguardavam atendimento policial, foram deixadas em segundo plano.
No local, vários moradores da região relataram a mesma informação da ligação feita ao 190, indicando a rota de fuga do veículo suspeito.
A caminhonete foi localizada depois de 30 minutos de busca intensa, com auxílio do helicóptero e ajuda de PMs de Itajaí e Itapema, que passaram a realizar barreiras na BR 101 para evitar possíveis fugas.
Durante a abordagem, as equipes policiais cercaram a casa e abordaram o morador. Ele relatou para a Polícia Militar que é youtuber e que estava apenas gravando um vídeo em via pública, de simulação de um assalto, para seu canal de YouTube, e que as armas usadas seriam do tipo airsoft. Assumiu ainda que não informou e não solicitou qualquer autorização de órgãos públicos competentes para gravar as cenas.
Pessoas que caminhavam pela via, quando viram a simulação da cena de assalto em andamento, relataram que o youtuber ainda teria apontado uma arma, mandando ir embora, com voz e gestos. Com medo, as pessoas fugiram correndo.
A PM deu voz de prisão ao jovem, de 28 anos, por atentado contra o funcionamento do serviço policial militar, provocar prejuízo ao atendimento de outras ocorrências e à atividade de policiamento ostensivo preventivo. Ele também responderá por ameaça e pela contravenção penal de perturbação do trabalho ou sossego alheio, com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão.
Apreensão de equipamentos
As armas airsoft e demais itens utilizados na gravação foram apreendidos. Nas filmadoras apreendidas há várias cenas das gravações feitas em simulação ao assalto.
Crianças e adolescentes também estavam participando da gravação, portando armas de airsoft e simulando o crime. O fato será reportado ao Conselho Tutelar para providências.
Continua depois da publicidade
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!