JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pai Atanásio prevê a eleição de Itajaí
O Pai Atanásio fez uma leitura do momento político ao socadinho e palpitou sobre a eleição de Itajaí Foto: Divulgação)
O PL pexêro, junto com o Progressistas, PSDB, Novo, Agir e Cidadania, realizam convenção no próximo sábado com a presença do governador Jorginho Mello (Foto: Divulgação)
O pré-candidato a vereador pexêro Sérgio China (PDT) visitou JC
Foto: Divulgação)
Endoidou! A vereadora Adriana Cabreirini, ops, Macarini, de Navega City, endoidou por não ser a vice do Liba Top, ops, Fronza (PSD) Foto: Divulgação)
Tem evento digrátis na Univali de BC sobre as regras eleitorais. Um dos palestrantes sabichões é o advogado Marcelo Vrenna (Foto: Divulgação)
O pré-candidato a vereador pexêro Nilson José (Podemos) visitou o JC Foto: Divulgação)
Enquanto isso, na city pexêra...
(Molecagem com fotos divulgação)
O pré-candidato a vereador pexêro Magno da Promenac (Podemos) deu um rasante na choupana Foto: Divulgação)
O Pai Atanásio fez uma leitura do momento político ao socadinho e palpitou sobre a eleição de Itajaí
Com as melancias ajeitadas nas carroças e a chegada do prazo final das convenções partidárias, resolvi passar um zap pro além e chamar o Pai Atanásio pra olhar pra eleição de Itajaí e fazer seu famoso palpite. O véio alembrou que o fim de semana ainda pode trazer surpresas, pula-pula de última hora de toda eleição, mas se ficar tudo como todo mundo tá achando que vai ficar, ele já começou a meter os bedelhos.
Ainda não sabe
Contrariando a arrogância de eleições passadas, quando ele cravava logo no começo das movimentações quem iria se eleger, Pai Atanásio adotou uma postura de cautela, dizendo que ainda não sabe quem vai vencer. Polido, o véio preferiu arriscar um palpite isentão, analisando por enquanto os prós e contras de cada candidato, as pedras no sapato e os trampolins que podem encontrar na caminhada.
Guri tá maduro?
Pros lados do Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD), que tem tudo pra compor sua chapa com o presidente da piramidal pexêra Marcelo Werner (Republicanos), Pai Atanásio profetizou que o grande desafio do Guri do Povo é convencer a população que está maduro para assumir a prefa pexêra. Com apenas 26 anos, um apelido desses e a fama de só saber berrar, Osmar precisa mostrar que tem capacidade de administrar Itajaí.
Novo faz bem
Tentando olhar o copo meio cheio, num bom humor fora do comum, Pai Atanásio garantiu que depois do cansaço administrativo da city, quando apenas dois prefeitos se revezaram no poder por três décadas, a juventude e vigor do Guri do Povo podem lhe fazer bem. Osmar também foi a voz da oposição ao governo falido do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) nos últimos anos, algo que deve lhe render um bom eleitorado cativo.
Desafio maior
Pra campanha de Osmar dar certo, o maior desafio é manter o percentual das pesquisas internas, que colocam o Guri com larga vantagem ante os oponentes. Com um eleitorado denso nas classes mais baixas, mais suscetíveis a mudanças de pensamento e aos marqueteiros que transformam a imagem dos candidatos, Osmar precisa se consolidar no meio do povão e buscar gordura pra queimar em outros públicos.
Bananas competitivos
Os bananas de pijamas que formarão a chapa pura do PL, o ex-vereador Robison Coelho (PL) e o vereador Rubens Angioletti (PL), na visão do véio, são competitivos também. Como vantagens da dupla, Pai Atanásio enxerga o bolsonarismo forte na região e o alinhamento com o governo do estado, além do recall que Robison possui por já ter disputado uma eleição majoritária, com uma boa votação.
Queimados
A maior dificuldade dos bananas deve ser enfrentar a resistência que o galego Rubens Angioletti tem no meio político e a péssima fama que o B1 Robison Coelho anda tendo de não cumpridor de palavra. Coelho já mijou fora do penico em alguns compromissos assumidos e isso pode ser mortal na reta final, quando o apoio de lideranças políticas contam muito, na hora do famoso voto útil.
Aposta incerta
Pai Atanásio, ao mesmo tempo que afirma ser o bolsonarismo um grande cabo eleitoral da chapa pura, também questiona se a aposta no discurso “Deus, pátria e família” é correta para uma eleição municipal. Se passarem do tom com essa ladainha, o eleitor pode sacar uma tentativa de aproveitamento, até porque de direita raiz, identificada com o conservadorismo, os dois têm quase nada...
Máquina competitiva
Assim como o Guri do Povo e os Bananas de Pijamas, o profeta do além também afirmou que a eleição do importado deputado federal Carlos Chiodini (MDB), o Xoxodine, é competitiva. Primeiro, porque toda candidatura sustentada pela máquina sempre faz uma votação expressiva. Depois, pelo próprio perfil do candidato, empreendedor, gestor e um homem realizador e poderoso. Tripé que o povão adora e o empresariado idolatra.
Peso morto
Pro Xoxodine, a filiação ao mesmo partido do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que encerra sua carreira política de forma melancólica, é um grande peso morto que terá que carregar durante toda a campanha. Não tem cidadão minimamente informado na city pexêra que não enxergue o caos do fim do governo que o barbudinho deixa de legado. A cidade será entregue em frangalhos – e Xoxodine tem culpa nisso também.
Leite de pedra
Mas, como tudo tem dois lados, se o importado focar o marketing no legado que Volnei construiu em governos passados, além de mostrar que mesmo ruim das pernas Itajaí é muito melhor que 99% das cidades do país, vai conseguir tirar leite de pedra. O crescimento de Xoxodine, se acontecer, deve desidratar os Bananas e colocá-lo numa disputa direta com o Guri do Povo, analisou Pai Atanásio.
Chapa ideológica
O ex-candidato a prefeito e ex-conselheiro federal da OAB, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama (PT), ufa, nas ideias do Pai Atanásio, ao escolher a ex-dama de ferro Eliane Rebelo (PV) optou por uma candidatura ideológica à esquerda. Obviamente que era esperado, mas algumas apostas de João Paulo em se vender como amigo do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP) deixou a tchurma em dúvidas.
Improvável
Mesmo se esforçando pra olhar com otimismo pra todas as candidaturas, Pai Atanásio reconhece que a eleição de João Paulo é muito improvável pra não dizer impossível. “Se o governo Lula (PT) tivesse um tiquinho melhor, talvez a divisão das chapas da direita fizesse a eleição do João Paulo um pouquinho mais possível”, cravou o véio ranzinza, que sempre teve um pezinho na esquerda, mas anda frustrado com o pai Lula e a mãe Janja.
Simbiose
Com a Bellinilândia toda pendurada na sacaria dos Bananas de Pijamas, esperando avidamente uma teta pra voltar a mamar, vai ficar difícil pro João Paulo concorrer pelo PT com o discurso de ser um realizador nos governos Jandir Bellini. Se conseguisse trazer o ex-prefeito de corpo e alma pra campanha e alguns outros capos daquela época, talvez a simbiose “PT + Jandir” pudesse lhe trazer mais chances de vencer.
Ficou cabreira
Pai Atanásio também me contou que a vereadora de Navega City, Adriana Cabreirini, digo, Macarini, mostrou todas as suas qualidades após ler no blog deste pançudinho escriba (Blog do JC – DIARINHO.net) que o vice de Liba saiu do Progressistas, mas não era o nome dela. Pensa numa muié injuriada e multiplica por dois.
Faltou pulso
A nobre insuflou uma rebelião no zap do Progressistas dengo-dengo querendo o pescoço do colega de partido (credo!). Disse que é contra a indicação e quer que os “colegas” a acompanhem. Surpreendeu a falta de pulso do empresário Rinaldo Araújo, presidente do partido, que não soube – ou não quis – segurar a verve da vereadora, afinal, também está magoado por não ter sido o escolhido de Liba.
Pra que inimigo?
Mostrando que só quer saber do seu próprio rabo, Cabreirini, ops, Macarini está tentando queimar o nome do ungido a vice, o advogado Ricardo Muniz Ventura. Pra que adversário quando se tem uma pessoa assim no grupo de apoio, lascam os progressistas. Esse vuco-vuco deixou claro porque a nobre vereadora não foi a escolhida do prefeito Liba Top, ops Fronza (PSD). Deuzolivre!
M
da Promenac
Quem visitou a choupana do JC foi o Magno Domingos, mais conhecido como Magno da Promenac, que é pré-candidato a vereador pelo Podemos. Bastante comunicativo, Magno disputará sua primeira eleição. Pesca e mobilidade urbana serão suas prioridades.
Muito incentivado
“Aceitei o desafio de disputar uma cadeira na Câmara depois de muitos anos os amigos me incentivando e tantos convites; agora topei e vamos trabalhar pra chegar”, falou otimista. Magno conta com o apoio irrestrito da empresa sexagenária onde trabalha há 16 anos.
Sérgio China
O atleta Sérgio China, pré-candidato a vereador pelo PDT, fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. Conhecido popularmente como o “China dos celulares”, o jovem ocupou na prefa pexêra uma série de funções políticas e administrativas.
Conhece
O Sérgio China trabalhou na secretaria de Obras de Itajaí na função de diretor e além do cargo, também foi subprefeito de Cordeiros e do antigo Vassourão, hoje o populoso bairro de São Vicente. China enfatiza que conhece a necessidade da população e os problemas de uma cidade em constante crescimento, e que na piramidal pode propor soluções.
Nilson José
O conhecido empresário, radialista, escritor e pré-candidato a vereador pexêro Nilson José (Podemos) visitou a choupana do JC. O Nilson também foi diretor no Mercado de Peixe de Itajaí e tem lutado pra que nossa identidade e valores não sejam esquecidos. Além de uma série de demandas que a cidade necessita, em todas as áreas.
Voz
Nilson lembra que batalhou muito pela lei que instituiu a Semana do Pescador e trouxe benefícios pra uma categoria que engloba desde os armadores da pesca até os pescadores. Por mais de uma década apresentou o programa Pesca e Notícias pelas rádios Clube, Difusora e Camboriú, se tornando uma das vozes mais ouvidas nos mais de 500 km da costa catarinense.
Capital da Pesca
O Nilson falou do reconhecimento de Itajaí como Capital Nacional da Pesca e que nossa identidade não tem sido preservada, haja vista o monumento do Pescador que ficava na praça Genésio Miranda Lins e foi suprimido. Nilson também comentou sobre o sumido caminhão do peixe, lembrando que tem recursos federais pra comprar um novo bruto, moderno, pra tocar o importante programa. Pensando bem...
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.