JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Possível vice em Camboriú
(foto: divulgação)
O nome da empresária Lu Picoli (PSD) tem despontado e sendo apontado como provável vice do ex-tudo Leonel Pavan (PSD) em Camboriú
O sábado de manhã no centro de Itajaí promete mexer com muitas emoções relacionadas ao famigerado PL 1904/24, o chamado Projeto do Aborto. Movimentos contrários e favoráveis à proposta convocaram para o mesmo local, o início da rua Hercílio Luz, ações para defesa de suas pautas. A avenida Marcos Konder deve dividir os dois extremos, espera-se que não haja confusão e selvageria.
Somos contra
A Frente Feminista da Foz convocou a tchurma contrária ao Projeto do Aborto para uma caminhada pela Hercílio Luz. O ato deve concentrar manifestantes das cidades da região, com concentração em frente ao Museu Histórico. Será que a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), vai aparecer por ali? No sábado passado ela compartilhou o protesto contra o PL 1904 no Mercado Público.
Somos a favor
Já a galera que se diz pró-vida – como se quem fosse contrário ao projeto não defendesse a vida, a família e não acreditasse em Deus – convocou a manifestação para a frente da igreja Matriz. E como pau que bate em Chico, bate em Francisco, fica a pregunta: será que os bananas de pijamas Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL) vão dar as caras por ali?
Maneirar o tom
Mal posicionada no cenário político e altamente dependente dos bananas de pijamas para se reeleger vereadora, já que a dupla recheou a nominata de candidatos do PSDB, a galega Anna deve maneirar o tom e esquecer do assunto, sob pena de ter sua cabeça pedida pelos movimentos da extrema direita que acreditam mesmo que os bananas de pijamas representam seus anseios nessa eleição.
As conveniências
Pra galega que gosta de se posicionar em tudo quanto é tema e tem uma opinião forte sobre alguns assuntos, e pros bananas que só se posicionam quando a pauta lhes interessa, as conveniências políticas tradicionais sugerem que os três encontrem desculpas de agendas e compromissos previamente agendados para escapar dos protestos. Se um for, a confusão tá armada pra dentro da campanha.
Liderança
A empresária e advogada Lu Picoli (PSD) tem despontado como liderança política na cidade de Camboriú. Semanalmente, ela tem reunido diferentes grupos de mulheres para discutir assuntos importantes. Entre as pautas: a violência, espaço delas no ambiente político, saúde e mercado de trabalho.
Novo encontro
Na noite da última terça-feira, Lu reuniu mais de 100 convidadas para tratar da violência contra a mulher e seus desafios. A palestra foi com a consultora Anna Nienkotter, que destacou a importância de o grupo estar reunido e se informar sobre seus direitos e como vencer os obstáculos. “As mulheres precisam estar unidas, pois é com conhecimento que vamos transformar a sociedade”, destacou Lu.
Vice
Lu também é mãe do pré-candidato a vereador Victor Picoli, que já ocupou uma cadeira na câmara de Vereadores. Atualmente, Lu é vice-presidente do diretório do PSD. Por sua forte atuação seu nome vem sendo ventilado para vice-prefeita na chapa com o ex-tudo Leonel Pavan (PSD).
Léo Cardoso
O pré-candidato a vereador pexêro, Léo Cardoso (PRD), visitou o socadinho escriba. O Léo trabalhou no governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) na Dubai brasileira, onde desempenhou o cargo de diretor e superintendente do Funservir.
Trinta milhões de reais
Durante este período à frente do Funservir, Léo credenciou o hospital Marieta, Pequeno Anjo e outras 52 clínicas de especialidades, o que acabou por gerar cerca de R$ 30 milhões. Uma das metas de Cardoso é trabalhar no futuro, caso seja eleito, pra que Itajaí conte com um Fundo de Saúde de igual teor ao de BC, que atinge mais de 8 mil pessoas entre servidores e seus familiares.
Apoio do CH
Léo mora e é de Itajaí, e é o único vereador do PRD que tem o apoio do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), e acredita que pode contribuir e muito nas demandas que a city pexêra necessita de um vereador na piramidal casa do povo.
Criticou
Esposa do ex-vereador SumiDão Koeddermann (MDB), Rosane Ramon, foi exonerada de uma diretoria da secretaria de Turismo da Dubai brasileira porque o maridão teria feito comentários criticando o pop star Fabrício e a administração da city da praia alagada, digo, alargada.
BocuDão
O BocuDão, digo, SumiDão, teria participado de um podcast onde mandou ver a língua contra o governo. Este colunista abelhudo ficou curioso pra saber em qual programa e o que Dão teria falado que pode ter motivado a exoneração.
Vida
Sei de todas as dificuldades inerentes a quem trabalha em serviços de urgência. Não sou especialista, mas acredito que a celeridade em atendimentos representa a vida e a morte que caminham lado a lado. Lógico que muitas vezes um atendimento precisa de mais atenção que outros.
Salvar
Contudo, presenciando situações, o leque de perguntas que é feito e de que quem está solicitando o Samu, por exemplo, só prejudica quem precisa de um socorro de urgência. Ah, claro, é pra ajudar a vítima de um algum acidente ou problema súbito de saúde, no seu socorro imediato. Apesar disso, só o atendimento especializado pode resolver, amenizar ou salvar uma vida.
Surto
Sessão da casa do povo da Dubai Maravilha anda mais agitada que suco de caixinha, e esta semana o embate tomou conta pela oposição acusando a administração municipal de que o uso indiscriminado de Ivermectina durante a pandemia, teria causado resistência à bactéria que provoca a sarna e seria a principal causa dos surtos nas escolas da city praiana.
Foi junto
O vermelhinho Eduardo Zanatta (PT) aproveitou a fala da minha musa da encrenca, a pré-candidata a prefeita Juliana Pavan (PSD), pra afirmar que faltavam produtos simples de higiene pessoal, como papel nas escolas.
Fake news
O rei do berreiro, vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), falou que o surto de sarna estaria ocorrendo em outras cidades pelo Brasil afora e citou algumas de São Paulo que enfrentam o surto. Lembrou que não poderia faltar materiais, porque eram comprados com antecedência e chamou de fake news da oposição o fato de que a culpa pelo surto é das escolas.
In loco
Achutti convidou os vereadores da comissão de educação da casa do povo e os vereadores da oposição para irem aos locais pessoalmente pra verificar as denúncias. Quem acompanhou a sessão, aliás tem comparecido mais do que muito vereador, foi o pré-candidato a vereador Renan Bolsonaro, o zero quatro (PL).
Áudio...
Na saída do plenário a minha musa briguenta deixou escapar que se o áudio que ela tinha fosse revelado, a professora que fez as denúncias perderia o emprego e deixou uma pulga atrás da orelha, digo, sarna para o prefeito das bochechas rosadas Fabrício Oliveira (PL).
A bola da vez
Quem volta ao cenário político de Balneário Camboriú, neste pleito de 2024, é o ex-vereador Aldemar Pereira Bola (PSD). Ele que já foi vice do prefeito galego Rubens Spernau em 2005/2008 e teve também maior votação concorrendo para vereador em 2000, arrancou elogios do ex-prefeito esta semana, durante um podcast com os jornalistas Bola Teixeira e Waldemar Cezar Neto. Spernau deixou claro que a escolha do vice foi dele e que o Bola foi “um vice maravilhoso. Um parceirão!”
A bola da vez 2
Com toda certeza as palavras do ex-prefeito servem de incentivo para o Bola voltar para a briga por uma cadeira no Legislativo da cidade. Após fazer uma bela gestão como vice-prefeito e duas gestões na vereança do município, o povo agradece seu retorno.
Disputa judicial
Uma disputa judicial se arrasta desde 2004, envolvendo uma Ação Popular junto à Justiça Federal contra a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a prefa da mariscolândia, de autoria do advogado e hoje atual intisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL).
Esgoto
Naatz pediu a implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto para evitar a poluição das praias locais, depois de muitos episódios e decisões de tribunais, inclusive junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), no ano passado, poderá ter mais um capítulo, talvez o final, no dia 1º de julho próximo.
Conciliação
Diante da sinalização de uma possibilidade de acordo entre as partes, incluindo agora também a concessionária Águas de Penha, o juiz federal Moser Whoss, da 2ª Vara Federal de Itajaí, designou audiência de conciliação para esta data, podendo ser presencial ou remota, dependendo da decisão dos envolvidos.
Pendenga que se arrasta
O resumo da pendenga é que, desde a primeira década do ano 2000, a ação teve ganhos de causa do então advogado Naatz e recursos da prefa de Penha e da Casan. Em 2011, o Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre/RS, bateu o martelo e deu mais um ganho de causa à ação popular.
Por A+B
Naatz provou por A+B que a poluição da areia da praia é causada pela falta de saneamento básico na city, sendo todo o esgoto doméstico lançado no mar e que a prefeitura e Casan deveriam dar um jeito na coisa.
Recursos
Mas houve um novo recurso, desta vez ao STJ, em Brasília, que acabou negando um Recurso Especial da Casan e prefeitura, e continuou em vigor a decisão favorável à Ação Popular via Justiça Federal, envolvendo ainda, solidariamente, o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a então FATMA – Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente e a FNS – Fundação Nacional de Saúde, no sentido de impedir o lançamento de esgoto nas praias locais e objetivando a construção da rede de esgoto.
Sentença
Diante disso, o advogado e agora já parlamentar providenciou a execução da sentença, ainda no ano passado, pedindo que o município e a concessionária dessem jeito na implantação da rede de esgoto, sob risco inclusive de bloqueio de recursos arrecadados com as tarifas, para tal cumprimento da decisão.
Acordo
Agora com a sinalização do acordo e com as notícias recentes, do ano passado para cá, por parte da prefeitura anunciando a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto - Ete e rede coletora, talvez a situação chegue a um consenso final bom para ambas as partes.
Direitos da sociedade
O deputado Naatz antecipa que o importante, ao final das contas, é que se atinjam os objetivos da ação popular, que haja o benefício para os interesses da sociedade local e regional e dos contribuintes de forma geral, assegurando direitos básicos como saneamento, saúde, turismo sadio e sem poluição, diante dos impostos e taxas que pagam para terem acesso a esses serviços nem sempre disponíveis.
Comentários:
juarez rezende araujo
20/06/2024 10:06
Achuti no saco do Magisterio de BC mente que nem sente.Sem duvida O PIOR SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ITAJAÍ!!!
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.