JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Republicanos pode mudar de comando
A pergunta que não quer calar: o deputado federal Jorge Goetten vai assumir o comando estadual do Republicanos e intervir no partido em Itajaí, pra levar a sigla pra campanha dos Bananas de Pijamas?
Caiu como uma bomba no fim da noite de terça-feira a informação de que o deputado federal Jorge Goetten (PL) assumiria o comando do Republicanos na Santa & Frienta Catarina. Os corações palpitantes logo começaram as conjecturas de que a ação, articulada com as bênçãos do governador Little Jorginho Mello (PL) e dos presidentes nacionais dos partidos envolvidos, traria consequências diretas pra eleição na city pexêra.
Intervenção
A raça de palpiteiros de plantão sopra que é questão de tempo para que Goetten, de saída do PL, mas na paz & amor, faça uma intervenção no Republicanos da city e ajuste o prumo do partido que atualmente está de cabeça na campanha do Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD). A tendência seria que Goetten empurrasse os bananas de pijamas goela abaixo do Fabinho Rezes e sua tchurma.
Tranquilidade
Consultei o todo-poderoso da piramidal pexêra sobre o movimento. Fabinho garantiu que tem uma boa relação tanto com a executiva estadual atual quanto com Goetten, e imagina que a vontade de quem construiu o partido até agora deve ser respeitada pelo novo presidente da sigla. Fabinho garantiu que o Republicanos em Itajaí é referência em toda Santa & Bela, e não vê sentido em uma intervenção no que está dando certo.
Só pra 2026
Com a notícia mais quente nos meios políticos, a fria manhã de quarta-feira teria sinalizado que o acasalamento de Goetten com o Republicanos é pra já, mas que os efeitos só seriam sentidos a partir de 2025, com um compromisso firmado lá por cima de respeitar as vontades e acordos locais já concretizados. Passando a eleição municipal, aí sim, Republicanos e PL caminhariam obrigatoriamente juntos.
Bananas de dinamite?
Espera-se que os bananas de pijamas Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL), que na hora de intervirem dentro do partido, exonerando os cargos no falido governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) que dizem combater não se mexem, não virem bananas de dinamite e se assanhem para tomar na mão grande o Republicanos da city, implodindo a nominata e o trabalho que Fabinho construiu por quatro anos.
Padrão primeiro mundo
Vendo nas redes sociais da prefeitura da Dubai brasileira e do prefeito pop star Fabrício Oliveira, além das dos puxas, não tem como não elogiar a qualidade em todos os sentidos da UPA da Barra, inaugurada pelo rei do rock com a presença do governador Little Jorge e já comentada aqui na coluna. A obra saiu nos trinques.
Faltou dizer
Aliás, as obras executadas na gestão de Fabrício marcam pela qualidade e pelo bom gosto, um dos motivos essenciais da Dubai brasileira estar constantemente nos noticiários estaduais e nacionais. Não tem como negar, também, que as obras da saúde tiveram um crescimento na qualidade e na humanização com a gestão do vereador e ex-secretário de saúde Omar Tomalih (UB) à frente da pasta da saúde.
Lembrado
Tomalih ficou um ano na saúde da Dubai brasileira e deixou sua marca com várias obras, serviços e ações inovadoras promovidas no setor,. A obra da UPA da Barra foi tocada em sua maioria na gestão de Omar, tanto que foi lembrado no discurso do pop star na inauguração prestigiada, o que, dizem as más línguas, gerou ciumeira... Hummm...
Pizza do Ferrão
A CPI da Educação de Penha terminou em nada. Ou, no jargão político, acabou em pizza. O relatório da comissão criada para apurar supostos desvios de dinheiro público da Educação da Mariscolândia concluiu que a ex-secretária de Educação e atual vice-prefeita, Maria Juraci Alexandrino (MDB), não cometeu qualquer ilícito ou irregularidade.
Dedo do Duda
A história do suposto desvio de verbas na Educação começou no início de 2023, com uma história muito mal contada do então secretário da Fazenda, Eduardo Bueno. Duda, como é conhecido, era unha e carne com o prefeito Aquiles da Costa (MDB) e, dizem as más línguas, teria arquitetado toda a história para prejudicar Juraci que vinha se fortalecendo no cenário penhense como possível sucessora de Aquiles na eleição de 2024.
Duda pulou fora
Em fevereiro de 2023, depois de Juraci ter sido exonerada da pasta e retornado para o cargo de vice-prefeita, Duda saiu pela Penha alardeando a história da Educação. Mas, no mês seguinte, Duda anunciou a saída dele do governo. E, pasmem vocês, o ex-puxa-saco-mor do prefeito Aquiles foi se pendurar no ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSD).
A investigação
A CPI começou somente em outubro de 2023, ou seja, oito meses depois da saída de Juraci da Educação. Mas, como a vida é cheia de coincidências (ou não), o Duda Bueno tinha assumido uma vaga na Câmara em setembro, como suplente do Cidadania. No mês seguinte, a CPI foi instaurada.
Política ou politicagem?
A pizza, ops, a CPI da Educação deu em nada. Os vereadores se debruçaram nas tais suposições e acabaram tendo que assumir que não houve qualquer desvio de recursos públicos. E a afirmação saiu da boca do pizzaiolo, digo, do vereador Ferrão Vailatti (UB), que foi o presidente da CPI. Ele disse em alto e bom som numa rádio das Piçarras que não houve desvio de dinheiro público.
Juraci cresceu
E como dizem os fofoqueiros de plantão da Mariscolândia, “pau que bate em Chico, bate em Francisco”: o resultado da CPI da Educação alavancou o nome da vice-prefeita Juraci no cenário penhense. A mulher tá voando e já avisou que é, sim, pré-candidata a prefeita de Penha pelo MDB.
Domicílio em Camboriú
Os bocudos de plantão mandaram para esse socadinho as certidões eleitorais das aves, ops, do ex-tucano Leonel Pavan (PSD) e do homem pássaro, Edson Piriquito (MDB). Na certidão do ex-tudo Leonel Pavan consta a data da mudança de domicílio eleitoral em 13 de setembro de 2023, pouco mais de 8 meses atrás, que deve ter sido a data em que decidiu ser candidato por lá.
Não tinham mais chance
Já na certidão do homem pássaro, Edson Piriquito, a mudança de domicílio eleitoral foi feita para Camboriú no último dia do prazo, 6 de abril de 2024. Pai Atanásio em suas voltas pela praça da figueira, ao lado da prefa de Camboriú, ouviu dos bocudos que isso só demonstra que os rejeitados nas últimas duas eleições na Maravilha do Atlântico só decidiram mudar pra lá porque não tinham mais chance na filha rica. Ai ki dor!
Caliente
O clima frio e cinzento de inverno tem deixado as sessões da casa do povo da Dubai brasileira um tanto calientes. Na sessão da última terça-feira foi um vexame só, pra não dizer outra coisa. A oposição deitou, rolou e ainda saiu vitoriosa com pedido de vista impossível, digo, improcedente, porque não cabe vista em veto do prefeito.
Perdido e esgotado
Acontece que o presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, o David Perdido, ops, La Traíra, digo, La Barrica (Patriota), concedeu ao vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), um pedido de vista sobre veto do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) ao projeto do vereador Mané, ops, André Meirinho (PP), sobre a transição de governos na Maravilha do Atlântico.
Rachada
Mané, ops, Meirinho queria que o governo informasse quais os TACs, Termos de Ajuste de Conduta feitos entre a prefa e o MP. Nada demais até aí, se o pedido de vista que tinha tudo para ser rejeitado não fosse aprovado com voto da própria base que está mais rachada que “os calcanhar” dos pés do Pai Atanásio.
Alvoroço medonho
Na saída do plenário, após a sessão, todo mundo se espantou com uma gritaria e alvoroço, acabou gerando uma celeuma entre o líder do governo Gelson Merísio, ops, Rodrigues e o vereador com nome de dublê de pagodeiro, Arlindo Cruz (MDB) que acusou o colega de não ter oferecido cargos para ajudar o governo na votação. Phode, isso, Arnaldo?!
Esquentou e engrossou
O clima esquentou e a gritaria ficou mais grossa que parede de catedral. Foi preciso acionar a tchurma do deixa dilso, para com ilso. Quase tiveram que chamar os bombeiros do outro lado da avenida para apagar as chamas.
Faltou alguém no festerê
Linguarudos de plantão que prestigiaram nesta terça-feira a inauguração da nova UPA da Barra, em Balneário Camboriú, reclamaram da ausência do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos?), que sequer foi convidado para o evento.
Gratidão é para poucos
De acordo com os excomungados que perambulam pela orla de BC (oh, raça de infelizes!), na gestão do ex-governador bombeiro foi assinado o convênio e feito via pix o primeiro repasse financeiro para obra, que totalizou 5 milhões de reais.
Ramon pré-candidato
O partido Liberal da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador se reuniu esta semana e cravou o nome do ex-vice-prefeito e ex-candidato a deputado, Ramon Jacob, pra ser o pré-candidato a prefeito do partido. O desejo dos liberais de Camboriú é ir com uma terceira via, mas aguardam uma conversa de pertinho com o governador Jorginho Mello.
Da cidade
Fontes internas do PL de Cambú dizem que a intenção é lançar uma candidatura majoritária e estariam abertos a conversar com outras siglas. Contudo, o grupo afirma que não tem interesse em ser vice de outros candidatos. Afirmam que Jacob responde às críticas da falta de candidatos da cidade, já que é nativo da cidade-mãe.
Fora e dentro
Os vereadores Márcio Pereira que agora está no PL nunca teve cargo no governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). O Ewerson Umbelino alardeia que não tem mais nenhum cargo. O único vereador da sigla que ainda tem cargos no governo é o Fabiano Olegário, mas o PL garante que não faz parte da atual administração do paço de pedra.
Marisa
O todo poderoso presidente do Sebrae nacional, Décio Lima (PT), esteve na Dubai Brasileira e reafirmou após conversas nacionais: o nome do Governo Federal na disputa ao paço em Balneário Camboriú é o da professora Marisa Zanoni Fernandes.
Nome da oposição
Com a divisão na extrema direita e novos escândalos, além do desgaste de final do atual governo em BC, a análise é de união entre a oposição, falam os detratores vermelhinhos: “Marisa tem o apoio do Governo Federal, representa a coragem da mulher e tem experiência legislativa comprovada para ser o nome da frente de oposição”.
Itajaí nos píncaros da lua
O governador Ratinho Júnior, do Paraná, postou nas suas redes sociais a lista das cidades consideradas “Top 10, maiores economias do Sul do país”. A primeira é Curitiba/PR, a segunda é Porto Alegre/RS e a terceira, Itajaí. A cidade de Joinville é a quarta no ranking e Florianópolis figura em nono lugar.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.