JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Desculpa perfeita
(foto: divulgação)
Prefa pexêra arrumou a desculpa perfeita pra cancelar a Festa do Peixe e o secretário de Turismo, Thiago Morastoni, segue fraco e omisso
Com um governo completamente perdido e o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) sem pulso pra liderar mais nada, as enchentes no Rio Grande do Sul foram a desculpa perfeita encontrada para o cancelamento da Festa do Peixe, prevista para o final de junho. Uma pena! Ano passado as proibições de pesca da tainha foram motivo para o cancelamento e agora a tragédia com os gaúchos.
Boa vontade
Óbvio que é nobre e justa a doação de 10 toneladas de peixes para os desabrigados no Rio Grande do Sul, mas com boa vontade, perseverança e liderança, Itajaí poderia manter a festividade tão ou mais forte do que já foi, sem deixar de prestar ajuda aos gaúchos.
Omisso Júnior
É o segundo evento cancelado sob a batuta do barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos?). Ano passado, a Marejada foi pro saco, agora a Festa dos escamosos, digo, do Peixe. O omisso júnior, digo, barbudinho que não mostrou a que veio enquanto secretário de Turismo, desse jeito não vai deixar saudades quando desgrudar da cadeira.
Ninguém entendeu nada
Um anúncio feito na tarde desta terça-feira pelo cartola de futebol e emedebista a fórceps Renato Cruz, também conhecido por Renato Pula-pula – tantos foram os partidos que já habitou –, pegou a todos de surpresa e foi imediatamente rechaçado pelo manda brasa da Maravilha do Atlântico e até pela coordenação Regional do Partido.
O anúncio
No anúncio, o Pula-pula se autolançou candidato a prefeito da Dubai brasileira pelo MDB, segundo ele, com aval do presidente estadual do partido, Carlos Chiodini. Ato contínuo, houve manifestação veemente do vereador emedebista Marcelo Achutti, o Quero-quero, chamando o correligionário Pula-pula de menino mimado e mentiroso, e rechaçando a informação de que seria ele o pré-candidato do partido.
Ficou feio pra todo mundo
O episódio mostra a situação triste que o MDB da Dubai brasileira ficou com a chegada forçada de Renato Pula-pula Cruz ao partido, chegada esta imposta pelo presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, na última hora da janela eleitoral – e sem pedir a opinião de nenhum emedebista tradicional da cidade. Sobre o autolançamento a prefeito do Pula-pula, Chiodini não disse nem que sim, nem que não, muito pelo contrário. Liso.
A realidade
O fato é que o MDB da Dubai brasileira sonha em ser vice na chapa do pré-candidato do PL, Peeter Grando, o Fabrício da Shopee, acordo que teria sido feito lá atrás, juramentado pelo governador Little Jorge. Achutti e o vampiro Nilson Probst almejam a indicação.
Quer sentar na janelinha
Já o Renato Pula-pula Cruz caiu de paraquedas no partido e correu doido pra entrar no busão do emedebê da praia alagada, digo, alargada e quer sentar na janelinha. Uma situação inusitada que não cai bem para um partido com o histórico do MDB. E num é?
Naftalina pura
Teve gente querendo dizer que o cheiro de naftalina pura na city pexêra no começo da semana se devia à chegada do frio, obrigando o povo a tirar os casacos dos armários! Mas depois da reunião dos bananas de pijamas Robison Coelho (PL) e Rubens Angioletti (PL), ou B1 e B2, no Hotel Sandri, na segunda-feira, para supostamente discutir o plano de governo da educação, o povo descobriu de onde vinha o odor.
Dinossauros de volta
A tchurma que foi pra reunião acreditando que os bananas de pijamas estão comprometidos com uma Itajaí moderna, com novas práticas, se frustrou ao encontrar dinossauros da educação por lá. Somando a idade de uns cinco ou seis dava pra chegar no Matusalém com folga. Nada contra quem já contribuiu, mas a maioria que tava por lá já se aposentou faz tempo e está na busca de um carguinho comissionado pra complemento de renda.
Politicagem
É óbvio que os mais experientes precisam ser ouvidos, mas o sentimento de quem passou pelo Hotel Sandri era de que os dinossauros não foram extintos e ainda têm apetite para participar ativamente de um eventual governo. Em nenhum momento ficou clara que a contribuição deles era pro bem da cidade, pelo imenso amor que sentem por Itajaí. É politicagem pura, e muitos querem uma teta – e nem escondem!
Misturança
Outro ponto que chamou a atenção de quem chegou acreditando no real propósito da reunião foi a misturança danada entre cabos eleitorais e técnicos. A maioria das pessoas no chiquetoso hotel não entendia pica nenhuma de educação, se bobear nem filhos em escola pública tem. No entanto, precisaram marcar presença pra dar uma sensação de volume e, claro, aparecer pra serem lembrados na hora das nomeações.
Sem noção
Botar no mesmo balaio plano de governo e debate de um assunto tão importante pra muitas famílias e pro futuro da city, junto com política e politicagem, é algo de gente sem noção nenhuma. O resultado do debate vai ser vazio, sem efetivamente enfrentar os problemas. Tudo vai girar em volta de cargos, posições e as ideias, por mais boa vontade que se tenha, ficam em segundo plano.
Visceral lá
A visceral Dulce Amaral (PL), que faz parte da base de governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e tem indicados em cargos comissionados (aí pode B2?), tava na área se achando a nova poderosa da educação pexêra. Tirando o fato de ser da base do governo que o B2 jura combater, problema nenhuma a visceral estar por lá, mas além dela e dos dinossauros, nada que possa encantar o eleitor que quer mudança.
Ético, mas nem tanto!
Pra falar de educação, até um puxa de plantão que faz parte da Comissão de Ética do PL da city e participa do processo de expulsão do vereador Fábio Negão (PL), mas não escreve nem o português correto, estava por lá. A tchurma alega que de ético o sujeito não tem nada, pois durante a pandemia, mesmo sem precisar, se lambuzou com o auxílio emergencial. Imagina se um dia estiver numa teta!
Ninguém viu
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), que anda se escondendo e sendo escondida ao mesmo tempo, não teria sido vista por lá e nem na montoeira de fotos que inundaram as redes. Óia, a galega é vereadora, já disputou uma eleição majoritária, pode não ser da área de educação, mas garanto que ela sabe muito mais do assunto do que 95% do povo presente. Desprestígio!
Beijinho no próprio ombro
O fogo no parquinho está grande no outro lado da vala, em Navega City. Na rede social todo dia tem candidato a vice dando beijinho no próprio ombro dizendo que é bom – ou boa! Parece coisa de criança querendo aparecer para o pai.
Brigaçada
Na eleição passada, o Liba Top, ops, Fronza (PSD) procurava de vela acessa um vice. Nessa, o pau tá pegando. Liba anunciou que o vice deve vir do PL e a briga entre o grupo dos liberais está grande. Uma diz que é a preferida, até ir num jantar com governador, mas que nem pratos havia na mesa, ela divulgou. Pra dizer que era convidada de honra.
iLIBAda
Mas a coitada tem um marido que surta, que mais atrapalha do que ajuda e mais, tem uma dívida milionária com a prefa e tem quem diga que é por isso que ele quer tanto que a esposa se sente na cadeira estofada de vice. Dizem as más línguas que o Liba precisa ter um vice de conduta iLIBAda e que a família ali tá complicada de tanto rolo. Oh, dor!
Prosperou
Correndo por fora tem um empresário, família da terra, que prosperou trabalhando e conquistou tudo que tem com o suor, junto da esposa. Aliás, esse é um casal onde a cônjuge soma de verdade. Dizem que quem deveria colocar o nome à disposição é a esposa, pois a mulher é muito mais popular que o maridão. Detalhe só é que os pombinhos precisarão voltar a morar em Navega City.
Se faz de bobo
Tem outro empresário na roda se fazendo de bobo, mas doido para que caia no colo. Um empresário com nome de personagem de desenho infantil, forte, daqueles que faz justiça com as próprias mãos e resolve no tapa, se preciso for. Ai que medo! Detalhe que esse é uma pessoa de bem, nadinha de sujeira na ficha do homem, mas já tentou a mesma vaga contra o Liba.
Virou risonho
Saindo do PL, seguindo na linha dos empresários, tem um outro que é parceiro do Liba desde o início, boa conduta, boa família. Contudo, os bocudos lascam que não é nada simpático, mas agora anda por aí rindo pra todo mundo. A política faz é coisa...
Pode ser passado pra trás
E ainda tem um nome novo, respeitado na região, reconhecido por ocupar cargos importantes dentro e fora da cidade, muito serviço prestado, um nome que poucos contestam pelo currículo e pelo trabalho apresentado em anos de serviço no público e no privado. Mas dizem que o bom moço é educado demais e que não sai puxando tapete alheio e que, por isso, pode ser passado para trás.
Segura rojão
E se a vice precisar usar saia resta uma opção feminina para o Liba: mulher que tem até doutorado, personalidade forte e que segura muito rojão quando o governo precisa. Outro nome que se vier para a roda terá muito mais aceitação do que rejeição. Ah, bem casada, por sinal.
E aí, Liba Top, ops, Fronza?
Pra quem não tinha vice na outra, agora tem um leque com opções para todos os gostos. Os orelhudos de plantão lascam que o Liba Top não pode sisquecer que a conta do PL em Navega pode ser alta e que se o vice vier de lá, vai acabar tendo que acomodar uma turma da velha política.
Só esperando
E essa tchurma está de pires na mão, só esperando o momento certo do martelo do Liba bater pra baterem na porta do gabinete com a lista de cargos e pedidos, afinal, executiva de partido tem peso, né? Ou será que não?
Comentários:
juarez rezende araujo
23/05/2024 20:03
Este liba em pais sério tava na galeria pagando penitência.Navegantes é pura corrupção .
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.