JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Articulação para as eleições
Chefe de gabinete do deputado estadual Antidio Lunelli e coordenador regional do MDB, Eduardo Bertoldijgs, em encontro com os vereadores da sigla em BC, Marcelo Achutti, Nilson Probst e Elizeu Pereira
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Fazendo feio
Os vídeos do galego Rubens Anjoletti, ops, Angioletti (PL), desmentindo que o PL da city pexêra participe do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) tão deixando o pré-candidato a vice-prefeito sem moral e com fama de frouxo.
Esconde
Fazendo feio no que fala, mas não faz força pra praticar, o Anjoletti, ops, Angioletti, esconde a verdade que salta aos olhos de qualquer um que entenda um pouco de política. Era melhor ficar quieto e se fazer de doido.
Dra. Paula Firme
Se o que fala fosse verdade, ele teria que no mínimo falar em seus vídeos da situação da pastora Paula Bernardo (PL), pré-candidata a vereadora pelos liberais e assessora mais influente do alcaide.
Cara de paisagem
Mas o galego faz de conta que a toda poderosa Paula não tá alojada no gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni, e prefere ser genérico em seus pronunciamentos, sem colocar o dedo na ferida e mostrar que tá fazendo alguma coisa sobre essa contradição. Vai perdendo credibilidade e derretendo. Parece aquele candidato que no palanque disse que era de falar e não de fazer...
Comissionados em reuniões
Rubens também ignora que barnabés comissionados do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) andam frequentando reuniões importantes da dupla R&R, como por exemplo no último feriado do dia dos trabalhadores, quando houve as tradicionais reuniões de empresários com os postulantes à principal cadeira do paço da Vila Operária.
Uma renca lá
Muitos filiados liberais, digo, comissionados, convidados teriam sido levados pelos Juscelino Sora, que filiado ou não no Partido Liberal, mama na teta do Governo Parado, ops, Porto Parado – junto com sua cara-metade que tem cargo no Planejamento. Oh, alegria!
Assume de vez
Este pançudinho escriba acredita que nenhum governo nunca vai ser todo ruim ou todo bom. Em vez de querer ficar falando o que não se sustenta na primeira esquina, seria mais bonito que o galego reconhecesse que a dupla R&R vai utilizar alguns apoiadores do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). A verdade vos libertará!
Tropeçando nas mentiras
Isso mesmo, a dupla R&R vai usar comissionados do PL, que estão mamando nas tetas do governo parado, e de outras siglas, em sua empreitada para chegar no paço da Vila Operária. A ansiedade em querer ser o salvador da pátria faz com que Rubens tropece em mentiras que saltam aos olhos.
Ataque de pianço
O Pai Atanásio ficou até com um ataque de pianço de nervoso com essas falácias do Anjoletti, ops, Angioletti, e alembrou que um sábio já disse no passado que “quem muito diz ser, no fundo não é, pois quem é, não precisa ficar dizendo”. O véio, hein, sabe tudo e deu nos dedos.
Sabedoria milenar
Essa sabedoria milenar parece se aplicar bem à dupla R&R, que se autoproclama “os únicos de direita”, os melhores, os picas das bicicletas e da moralidade. “Talvez, as suas ações por si só poderiam deixar bem claro o que tentam convencer na base do discurso vazio, sem praticar o que latem”, disparou Pai Atanásio, fulo e indo tomar um xarope pra tosse nervosa.
Seletivo
O presidente do PL ainda é bem seletivo em suas duras críticas. Rubens não dá um pio sobre o PL ter salvado a pele do vereador Fábio Negão, que não foi cassado por um voto, justamente o do vereador do seu partido que se ausentou da votação. Será que o falador presidente vai expulsar esse edil dos quadros do PL ou vai ficar só na fala mesmo?
Boca de siri
Rubens, que também é presidente da comissão de ética da câmara, fez boca de siri sobre abrir um processo de cassação contra a vereadora Chris Stuart (PSC), que integra a mesma comissão. A edil já tem até condenação em primeira instância na justiça, amplamente divulgada na imprensa, por atos pra lá de suspeitos em licitação na época em que era secretária municipal.
Se fosse do governo...
Se o caso tivesse rolado com um membro atual do governo VM, Rubens certamente estaria na frente da prefa fazendo uma live sensacionalista pedindo pro Gaeco ou o Ministério Público irem lá prender a pessoa, como fez parecido esses dias. Tá demais essa papagaiada!
Robison ex-sindicalista
Quem também não é nada bolsonarista de verdade e tá só aproveitando a onda pra surfar no PL, e principalmente se agarrar na sacaria do ex-presidente, é o pré-candidato a prefeito Robison Coelho. O cara, lascam os fofoqueiros, era ex-sindicalista portuário, coisa que a direita tradicional odeia, e até ontem tava no PSDB de Geraldo Alckmin, atual vice-presidente de Lula.
Críticas só de um lado
Assim como seu pré-vice, Robison só consegue tecer críticas ao governo do barbudinho. Ele detona tudo que vê de errado na educação da city pexêra, por exemplo, mas não dá um pio sequer sobre as escolas estaduais estarem em greve e sucateadas.
Silêncio
O Robison reclama da montoeira de moradores de rua, esbravejando contra a prefa, mas não faz uma crítica ao governador Little Jorginho (PL), de aumentar o efetivo da PM e prender os bandidos que vivem no meio dos mendigos nas ruas, afinal, segurança é um dever do governo do estado.
Medo do Jorginho
A verdade é que Robison e Rubens se cagam de medo do verdadeiro chefe, o governador Little Jorginho Mello, que na prática deverá ser uma espécie de prefeito de Itajaí à distância caso a dupla tenha sucesso nas urnas.
Ficou puteado
O governador Little Jorge é quem decidiu pela candidatura dos dois, que vira e mexe vão a Floripa pra saber o que fazer. O governador também é o patrão atual de Robison e, segundo bocudos, teria ficado puteado quando Rubens divulgou a chapa pura por áudio e ainda teve a cara de pau de botar a culpa no cachorro da filha. Ai, ai, ai, que dor!
Presidente sabe
Diante de tudo isso, o fato é que, tanto no caso de Robison, quanto no de Rubens, o ex-presidente Jair Bolsonaro certamente sabe do passado dos dois e que eles estão no PL apenas por conveniência. Chega a ser constrangedor ver as fotos que a dupla faz com o Mito.
Nem te ligo
Robison e Rubens sempre com o maior sorrisão no rosto, enquanto Bolsonaro costuma não dar a mínima pra eles. Bem diferente do tratamento que o ex-presidente dá pra quem realmente é de direita, como o também pexêro e empresário Emílio Dalçoquio.
Discurso frouxo
Outro discurso frouxo, sem noção, que alguns membros da direita pexêra andam querendo emplacar, é a proposta de destinar todo dinheiro do fundão eleitoral para os desabrigados do Rio Grande do Sul.
Jogar pra plateia
Já tem gente questionando se o galego Anjoletti, ops, Angioletti, vai embarcar nessa ideia também, só pra jogar pra plateia e depois se lambuzar com o dinheiro público na campanha eleitoral. Óia, é só o que faltava mesmo, mas do jeito que tá, não se duvida de mais nada.
Vai dar tudo certo, pegou
Na última eleição, o vai dar tudo certo, o Patrick Dauer (Novo), foi candidato a prefeito e gostava de arrotar que não iria usar do fundão. E manteve esse discurso até depois de perder a eleição, mas tá lá na prestação de contas de que pegou a grana pra campanha. Não sou contra. O que sou contra é discurso demagogo.
Bonde dos ex-amigos
Depois de se acalmar um pouco, a tosse ter arrefecido e a chiadeira no peito amainado, o Pai Atanásio apareceu com a Mãe Jacira a tiracolo e voltou a debulhar que tem gente de cara com a capacidade do pré-candidato a prefeito Robison Coelho (PL) em perder apoios, quando o certo seria agregar.
Sei lá!
“Será que a tua musa Bocuda, Brabona e Bonitona, a Dom Quichata vereadora Anna Carolina (PSDB), tá certa quando lasca que o Robison é molenga?”, perguntou Atanásio pra este pançudinho. Nem respondi. Tem hora que o Pai Atanásio dá uma de enxerido. Vou lá saber!
Quando muitos se afastam...
Na vida real, quando uma pessoa se afasta de alguém, o povo não sabe quem é o certo ou quem é o errado, mas quando muitos se afastam da mesma pessoa, geralmente o problema tá no cara que anda repelindo os amigos. Já tem gente formando um bonde de ex-amigos de Coelho.
Bonzinho e Bonzão fora
A primeira perda simbólica para Coelho neste ano foi do bonzinho Edson Lapa (Mobiliza), seu ex-candidato a vice-prefeito, que se abraçou na campanha do MDB de corpo e alma. Depois do bonzinho, o bonzão do procurador-geral da piramidal pexêra, o Cícero Zucco (sem partido), que teria sido levado pelo também ex-amigo Fabinho Rezes, que não pode ver Coelho nem pintado de ouro.
Descartáveis
A tchurma de fofoqueiros de plantão anda soprando que se for olhar pro passado de Coelho, muitas pessoas e lideranças que andavam com ele foram sendo descartadas quando não lhe interessavam mais. O coronelão Leonel Pavan (PSD) foi um que carregava Robison pra cima e pra baixo, mas foi só ficar sem mandato que nunca mais prestou pro Coelho. Esse povo é descartável pra ele?
Se não for...
Os linguarudos de plantão assopram que, no último sábado, foram feitas reuniões no chiquetoso hotel Marambaia da Dubai brasileira. Mas os furos iniciaram na quinta-feira, quando os secretários chamaram seus cargos no particular para convocar e depois os que recebem comissão. Eram obrigados a dar as caras. Sério?!
Pressão
Segundo a raça da língua de tramela (arreda, seus infelizes!), teria sido feito uma pressão de todo tamanho, inclusive, pessoas na prefa chorando que os secretários fizeram desmarcar viagens importantes. Chegando nessa mega reunião de grande importância, adivinha... Uma reunião do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), abrindo com uma fala de agradecimento aos barnabés. E por fim fechando com a apresentação do novo pré-candidato à principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca, o Peeter da Shopee (PL).
Se não....
Os linguarudos caceteiam que estão se perdendo, ameaçando servidores, botando pressão e tudo dizendo que vão tirar, se não vai na reunião tá fora, se não se filiar tá fora, se não pagar o partido tá fora, se não concorda com eles que o Peter Pan, ops, da Shopee, é o melhor candidato.
Lista de presenças
Um comissionado conservador, digo, um colaborador sonolento ainda por ter perdido o último sábado, único dia em que o trabalhador comissionado não bate o ponto, lascou que era desesperado, até por ter uma lista de presença na entrada do auditório, ameaçando.
Reforma Tributária
A advogada sabichona Kelly Martarello, especialista em Direito Tributário e vice-presidente Jurídica da Associação Empresarial de Itajaí, vai coordenar um debate, nesta quinta-feira, sobre A Reforma Tributária e os Impactos no Comércio Exterior, no Itajaí Comex Summit 2024, que acontece até sexta, dia 10, no Expocentro Julio Tedesco, na Dubai brasileira.
Complexidade
No painel, a partir das 16h30, “a ideia é mergulhar nas implicações diretas da Reforma Tributária e os impactos que ela terá para importadores, exportadores e na complexidade que afeta toda a cadeia de prestação de serviços”, explica a advogada.
Reurb
Os cartórios da Santa & Bela Catarina darão início à maior ação de regularização fundiária no Estado, buscando divulgar o programa Reurb - Regularização Fundiária Urbana. A Caravana da Reurb conta com entidades parceiras e vai percorrer todas as 21 macrorregiões catarinenses até o próximo ano em ações para divulgar e ampliar a implementação de políticas de regularização fundiária urbana, conforme previsto na Lei Federal nº 13.465/17.
Informações
A iniciativa terá etapa na city pexêra no dia 17 de maio, em encontro para prestar todas as informações do programa não apenas para a povão interessado, mas também para órgãos públicos e entidades que atuam no tema.
Tudo junto
A ação é realizada pelo Colégio Registral Imobiliário (Cori/SC), com participação da Corregedoria-Geral de Justiça, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e apoio da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg), dentre outras entidades.
Oportunidade
“Será uma oportunidade para os cidadãos e representantes de instituições e órgãos públicos locais debaterem a importância do Reurb e conhecerem todos os passos para a sua efetivação no município. O Reurb promove justiça social e traz ganhos para todos”, reforça o vice-presidente da Anoreg/SC e presidente do Cori/SC, Eduardo Arruda Schroeder.
Linha de crédito
Entre os benefícios do Reurb estão a regularização da propriedade para o cidadão, que poderá contar com linha de crédito para melhorias no imóvel e até mesmo com serviços públicos como energia elétrica e água, onde ainda não são ofertados. O município também passa a arrecadar impostos e os imóveis entram no mercado formal imobiliário. Segundo Schroeder, a regularização valoriza de 30 a 40% um imóvel.