JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Polícia na porta
(foto: divulgação)
A Mensageiro chegou! Operação do Gaeco prendeu prefeito e vice da região e fez busca e apreensão contra o deputado estadual Emerson Stein (MDB)
A piramidal casa do povo pexêra deve ferver na sessão de hoje com discursos eloquentes de nossos amados heróis legislativos, sobretudo com o que aconteceu nos últimos dias no paço da Vila Operária. Infelizmente é bater em ferro frio.
Brecou investigação
A atual administração não precisa de oposição. O governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) acabou antes de chegar ao fim.
Renuncia, Volnei!
O mais acertado, na atual situação, é que todos os cargos dos abobrões estrelados do primeiro escalão fossem colocados à disposição. A cidade não merece essa situação.
Mensageiro chegou...
A Operação Mensageiro, por fim, chegou à região. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu o prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato (MDB) e o seu vice, Jaime de Souza (PL). A prefa de Porto Belo e o deputado estadual Emerson Stein (MDB) também foram alvo de mandados de busca e apreensão.
Uma montoeira
A Operação Mensageiro já levou ao afastamento e prisão de quase duas dezenas de prefeitos e vice-prefeitos, além de abobrões do staff dos municípios e empresários. A Mensageiro tem por foco licitações e contratos envolvendo iluminação pública, coleta de lixo, entre outros serviços públicos.
Não tinha ninguém
A assessoria do deputado Emerson publicou nota dizendo que o parlamentar não tinha tido acesso ao processo que desencadeou os pedidos de busca e apreensão e estava trabalhando normalmente. A operação não provocou maiores comentários nos bastidores da Alesc, por conta de os deputados costumarem dar as caras na terça-feira. E quarta-feira é feriado...
Foi citado
O deputado estadual Emerson Stein, que tinha renunciado ao cargo de prefeito pra concorrer a uma cadeira estofadinha na Leleia, ocupa a suplência. Seu nome estava sendo aventado, inclusive, pra uma candidatura a prefeito em Bombinhas.
Barbas de molho...
A chegada da Operação Mensageiro na região teria deixado muitos políticos com as “barbas de molho” e com o c* que não passa uma agulha. Ora, quem não deve não teme e não teria motivos pra ficar apavorado. Ou teria?
Curso pra pré-candidatos
Chamou a atenção nas redes sociais no finde a “ex-cargo comissionado” do gabinete do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), dando curso para pré-candidatos a vereador de Balneário Camboriú na fazenda do ex-tudo Leonel Pavan (PSD), em Camboriú. Que confusão!
Bola
Quem postou a foto do curso no Instagram foi o pré-candidato a vereador da Dubai Maravilha, o Bola Pereira, onde Andrea Artigas aparece ao fundo falando para os pré-candidatos. Isso reforça mais uma vez o que este socadinho já havia escrito aqui, sobre a união do grupo do Sapatinho, Carlos Humberto, com a briguenta Juliana Pavan (PSD), a herdeira do Coronel Saruê para as eleições de outubro.
Aqui e agora
Ainda sobre a dança das cadeiras entre os partidos em Navega City, a vereadora Mestre Adriana Macarini se acomodou no PP ao lado do brother Rinaldo Araújo e do seu par na Câmara de Vereadores, Lourival “que momento” Kemper. Adriana, lascam os fofoqueiros, sempre está pronta para a guerra e agora ganha ainda mais força no PP que a acolheu de braços abertos.
Esperança
É claro que isso tudo também acaba impactando diretamente a coligação que se negocia para a eleição que se aproxima. A Mestre Adriana tem um papel muito importante e o seu discurso lógico e eloquente deve reforçar a tendência da composição do PP com o Liba Top, ops, Fronza, rumo à tentativa de reeleição.
Café no corredor
E agora, dizem os faladores, a Mestre Adriana pode focar mais em encontrar oportunidades, brigar pelas boas causas e menos nas disputas internas que enfrentava no Partido Liberal dengo-dengo, seu partido anterior, que lhe causava muito desconforto, sobretudo com a vereadora Lú Bittencourt.
Sem afeto
A estruturação da coalizão para o próximo pleito em Navega City, caceteiam os que se acham entendidos, tem avaliado de que lado estará o ex-prefeito Bob Carlos, PSD. Dizem os “malacabados” que o Bob deve testar a resistência dos que ainda parecem estar fiéis a ele. A visão é de que a fé foi abalada nos últimos anos e que neste cenário o Bob deve optar pelo combate em outro front, e talvez fique apenas na trincheira. Ohhh doorr!!!!
Autonomia
O Bob não deve ouvir a recomendação da cúpula do partido e fazer parte da estratégia, embora tente passar a falsa sensação de lealdade. Bob deve tentar influenciar pelos bastidores da política. Diante desse cenário, espera-se um Bob pelas esquinas, sem muita exposição, cheio de afeto com quem lhe oferecer alguma vantagem.
Perdeu o encanto
E como seria uma campanha política em Navega city sem a presença do Bob que flutua entre o Gravatá e o Pontal há muitos anos? Passará despercebida? Bob e seu grupo têm uma relação forte com o movimento político na city dengo-dengo, embora segundo os “comentaristas” políticos, com uma visão de uma época romântica e sob o domínio de feudos políticos, com mais problemas do que acertos, e sem o olhar para as necessidades da comunidade.
44 anos
O PT comemora mais um ano do maior partido de esquerda da América Latina, nesta terça-feira, em Itajaí. Durante a comemoração, será lançada oficialmente a pré-candidatura a prefeito do advogado e polido João Paulo Tavares Bastos Gama.
Confirmado
Quem também estará na comemoração dos 44 anos do PT em Itajaí será o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. Além do homem de confiança do presidente Lula, também confirmou presença a vice-líder do governo Lula na câmara dos deputados, a deputada federal Ana Paula Lima, e demais lideranças regionais do partido.
João Paulo e Décio
O encontro dos petistas também deve estreitar ainda mais os laços de João Paulo e Décio Lima. O pré-candidato a prefeito do PT deve ser o único representante progressista e de esquerda nas eleições deste ano em Itajaí.
Melhor para Itajaí
Segundo o presidente do PT de Itajaí, Gerd Klotz, a aliança que está sendo construída em torno do nome de João Paulo conta com mais quatro partidos além do PT, sendo eles o PCdoB, o PV, o PSOL e o PSB. Estamos aprofundando o diálogo com os partidos que fazem parte da base do governo Lula e outros que tenham compromisso com o fortalecimento da democracia e querem o melhor para Itajaí, diz.
TPA e respostas
Rendeu comentários positivos nos bastidores políticos e jurídicos da Alesc e da capital manezinha o pronto e rápido despacho que o desembargador relator João Henrique Blasi promoveu no caso da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). A proposta assinada pelo intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) e mais outros 13 parlamentares, é pela revogação da famigerada Taxa e Proteção Ambiental (TPA) de Bombinhas.
Despachou
Três dias úteis depois do protocolo (23/4), Blasi, que já foi deputado inclusive, despachou que tanto o prefeito municipal Paulinho Dalago Muller (Podemos), assim como o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Alcides da Silva (PSD), têm prazo de até 30 dias para fornecer as informações questionadas na ação.
Citado
Diz ainda o bagrão desembargador no seu despacho que, prestadas as informações, deverá ser citado o Procurador-Geral do Município de Bombinhas para a defesa, em 15 dias, e na sequência será aberto o prazo para a manifestação do Ministério Público Estadual.
Nova legislação
Vale lembrar que na Adin é justificado que, diante da alteração constitucional feita pela Alesc em 2020, a partir de projeto do deputado Ivan Naatz que proibiu pedágios urbanos em todos os municípios catarinenses, a lei municipal de Bombinhas que autorizava a cobrança desta taxa passou a ser inconstitucional e, portanto, revogada automaticamente pela nova legislação estadual.
Moralidade administrativa
O pedido também acusa “desvio de finalidade e afronta à moralidade administrativa” da gestão municipal de Bombinhas ao sustentar que desde o início da cobrança efetiva da taxa, a partir da temporada de verão de 2015, não foi respeitada a condição para a manutenção da constitucionalidade do tributo que era a aplicação obrigatória dos recursos em projetos de preservação ambiental.
“Preferiram gastar os mais de 100 milhões arrecadados em custeio administrativo e limpeza pública (como se não existisse o IPTU para tal), ficando apenas 1% para o setor ambiental”, afirmam os deputados num trecho da ação.
Expectativa
Resta aguardar se o prefeito de Bombinhas, de fato, irá prestar as informações no prazo estipulado ou se irá ignorar solenemente, como fez com as recomendações do Ministério Público de também suspender a cobrança da TPA, pelo mesmo motivo que prega essa Adin, em outubro do ano passado.
Ordem judicial
Sabichões da área acreditam que não, já que o atual despacho trata-se de uma ordem judicial, o que é bem mais pesado e que, na falta de resposta, pode render ainda um julgamento à revelia. A conferir, portanto, os próximos capítulos.
Comentários:
juarez rezende araujo
01/05/2024 14:06
MPSC investiga uso de um programa municipal de Balneário Camboriú na festa feita para Bolsonaro.Todo mundo sabe que quem bancou a festa foi a Cretina Barriquebra.Muito amiga do Prefeito Tamanduá que abtaçou de morte o deputado sapatinho.
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.