JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Clima esquentou entre Paulinha e Naatz
(foto: divulgação)
O entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz (PL) tá bufando com a sua colega de leleia, a bonitona Paulinha da Silva (Podemos)
O Partido Liberal do outro lado da vala, em Navega City, tá em pé de guerra. Tudo por conta de que o secretário da Saúde, o Dr. Pablo, pode ser o vice na reeleição do prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD). O chefão da Saúde dengo-dengo tem o aval da secretária de Saúde estadual, Carmen Zanotto.
Carmen apoia
Com o apoio da Carmen, o Dr. Pablo Sebastian Velho pode ser o ungido do governador Jorginho Mello (PL). Um dos grandes problemas é o vereador Jonas de Souza, o mano Jonas (PSD), que não quer ver nem pintado de ouro o Dr. Pablo e nem a sua colega de casa do povo, a Lu Bittencourt, que é presidente do PL dengo-dengo e que sonha acordada em ser vice do Liba.
Queimando o Pablo
O Jonas anda pra lá e pra cá falando mal do Dr. Pablo pra melar seu nome no PL. O que o mano do ex-prefeito Bob Carlos (PSD, ainda?) quer é que o Partido Liberal seja contra o governo e a reeleição do Liba.
Guerra de bastidores
Lu também fechou a porta para o Dr. Pablo e, se depender dela, ele estará longe da majoritária. Mas a poderosa Carmen Zanotto continua na briga pra que seu escolhido emplaque na reeleição do prefeito. É uma brigaçada insana nos bastidores.
Briguentos
Óia, onde tem o Partido Liberal, tem briga. É o Partido da Luta, pelamor de Deus. A sigla anda batendo cabeça em Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, só pra citar algumas citys da Santa & Agoniada Catarina. Tomem rumo!
Isolados!
Os linguarudos de plantão (oh, raça desgramenta!), alardeiam que o Partido dos Trabalhadores, junto com o seu presidente na city pexêra, o carequinha Gerd Klotz, e o polido pré-candidato a prefeito, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, estão se isolando.
Fiasqueira
E que, do jeito que estão caminhando, correm o risco da campanha do advogado João Paulo ser uma fiasqueira medonha e pior do que o resultado, quando o ex-vereador do nível quântico superior, João Vequi, encarou a disputa à principal cadeira do paço da Vila Operária, em 2020, quando o atual prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) se reelegeu.
Vexame
O PT com João Vequi ficou em quarto lugar, com a mixaria de 2237 votos na urna, perdeu pro Avante que tinha o vai dar tudo certo, Patrick Dauer (novo, Novo), que espirrou nas urnas 2985 votos. O João Vequi só ficou à frente do Solidariedade, do Osvaldo da Mancha Branca Mafra, que segurou a lanterninha com tristes 2125.
Se sorrir, se apaixonam...
O problema dos vermelhinhos é que não podem tirar fotos, ter um abraço, sorriso ou um sinal de joinha no zapzap de algum partidário de outra sigla do campo das esquerdas que saem igual loucos divulgando que tão juntos e que esse povo tá embarcando na canoa petista. Ai, ai, ai qui dor!
Fulos
O PSB, apesar de ter como símbolo a pombinha branca, ficou em pé de guerra e mandou avisar que não tem nada combinado. O Osvaldo da Mancha Branca Mafra, do Solidariedade, também entrou em contato com o socadinho escriba e disse que a sigla está empenhada na nominata de candidatos à piramidal e não tem nada de fechado com o PT.
Manter longe
Aparentemente, o PT conseguiu também afastar o partido dos seguidores brizolistas, o PDT, comandado com mão de ferro pelo eterno presidente e vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que se dedica a gravar vídeos em sua pré-campanha a principal cadeira palaciana da Vila Operária, ocupada pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Nanico
Tem que cair a ficha do povo avermelhado do PT pexêro. Fora das fronteiras de Itajaí, no Brasilzão de meu Deus, o PT é grande, gigante, mas aqui em Itajaí é nanico. Não consegue juntar nem os parentes e amigos do partido, sempre com as mesmas caras.
Carolinas
E, pra ver a falta de senso, convidaram a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), pra ser vice do João Paulo; e a proposta feita ao PDT foi de que poderiam colocar a vereadora licenciada e secretária de Promoção da Cidadania, Hilda Carolina Deola, a Hildinha, pra compor a chapa com o João Paulo. Oh, dor!
Batendo asas
O ex-deputado Cláudio Vignatti deve deixar a presidência estadual do partido da pombinha branca, PSB. Além de Vignatti, sua patroa, a vereadora que é presidente da União dos Vereadores da Santa & Bela Catarina, Marcilei Vignatti, também faz parte dos quadros da sigla.
Barbetta
Cogita-se que o comando da sigla fique nas mãos do ex-candidato a deputado federal Israel Rocha, e que a vice-presidência ou a secretaria geral da sigla caia nas mãos da ex-candidata a vereadora de Itajaí Daniela Barbetta, que ocupa cargo no Semasa, onde curiosamente o presidente do PSB, Flávio Furtado, também está.
Desabafo
Depois de uma certa pausa do final do ano passado para cá, as relações entre o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) e a deputada Paulinha da Silva (Podemos) voltaram a ficar estremecidas na Alesc, só que desta vez com o envolvimento no tema central da causa também por parte de outros deputados.
Bufar público
Após algumas manifestações internas de gabinete, o descontentamento de Naatz se tornou público esta semana, quando o parlamentar, mesmo não integrando oficialmente a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pediu a palavra (o que é permitido pelo regimento) na reunião deste colegiado.
Não distribui
Naatz pedia a palavra para desabafar com relação ao fato da deputada bonitona Paulinha da Silva (Podemos), como primeira secretária da Mesa Diretora da Alesc, estar evitando a distribuição de projetos de lei para a análise e tramitação da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, da qual ele, Naatz, é presidente.
Interesses individuais?
Naatz fez o alerta de que a colega parlamentar estaria usando de suas prerrogativas e atribuições como 1ª secretária da Mesa para agir em nome de interesses individuais e “atropelando” o regimento interno da casa.
Na dona Justa
O deputado bocudo citou como exemplo, inclusive, matéria ligada ao Detran que por envolver órgão público teria que passar pela análise da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público. E que, por conta disso, já estaria tomando providências, inclusive judiciais, se a situação não for normalizada.
Diálogo ou providências...
A reclamação encontrou eco junto ao presidente da CCJ, deputado Camilo Martins (Podemos), que observou a necessidade dos projetos passarem pela análise do maior número de comissões afins aos objetivos dos mesmos.
No papo
Acrescentou ainda que pretende resolver a questão inicialmente pelo diálogo interno, mas que, caso não se resolva, sugeriu a medida de começar a devolver projetos para a “redistribuição” de acordo com o regimento.
Mais reclamações
O deputado Marcius Machado (PL), presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Leleia, também endossou as reclamações, justificando que algumas matérias que têm a ver com o seu colegiado igualmente não foram recebidas para análise e votação.
Atribuições
Vale ressaltar que as atribuições de Paulinha como 1ª secretária da Mesa Diretora da Alesc incluem a distribuição das matérias às comissões, assinar atos da mesa e as atas, receber as proposições e mensagens governamentais e presidir a Corregedoria, além de assumir a direção das sessões na ausência do presidente e vice-presidentes. A conferir os próximos desdobramentos...
Aeroporto de Navegantes
O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) voltou a defender na tribuna do Senado a recuperação da segunda pista do Aeroporto Internacional de Navega City. A obra foi retirada do projeto, de responsabilidade da concessionária CCR Aeroportos, sob a alegação de que o investimento ficou de fora do edital de concessão do governo federal.
Implicações legais
O senador destacou que a decisão afeta diretamente o desenvolvimento da região, uma vez que o aeroporto é estratégico para o turismo e para a economia da Santa & Bela Catarina. Segundo Amin, o projeto deveria seguir conforme previsto no plano diretor de 2013. O parlamentar alertou para possíveis implicações legais das desapropriações já feitas.
Dois milhões de metros quadrados
“Sem ser adotada a segunda pista como parte do planejamento do aeroporto, as desapropriações já ocorridas, já consumadas, que montam cerca de 2 milhões de metros quadrados, vão perder a razão de ser e podem ser questionadas judicialmente. E a adicional necessária, que é de 1 milhão de metros quadrados, não vai ter razão de ser”, lascou Amin.
Leiloado
Amin enfatizou que o aeroporto foi leiloado dentro de um bloco que compreendia aeroportos em três estados do Sul do país, o que, na opinião dele, reforça a responsabilidade federativa na condução do projeto.
Audiências
O senador anunciou que foi solicitada uma audiência com o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar do assunto.
Necessidade social e econômica
“Nós recorreremos às autoridades federais com muita confiança na inteligência da decisão que recupere a segunda pista do Aeroporto de Navegantes, não por uma questão política, mas por uma necessidade social, econômica, além do peso político dessa reivindicação”, concluiu Amin.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.