JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Casos de família na Câmara de BC
Casos de Família? Vereador Teco (Quase DC) declarou na tribuna que o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) convidou seu irmão pra ser candidato a vereador
O mundo é das mulheres
Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher, então o parabéns vai para elas, especialmente para as leitoras dessas mal traçadas linhas que por aqui passarem os olhos e tem, por certo, um interesse especial por política.
Mulheres na política
E isso é muito importante. As mulheres têm, cada vez mais, conquistado espaço numa atividade que é de suma importância para o nosso dia a dia e para os destinos do mundo, que é a política. Por mais que haja dificuldade em se preencher as vagas destinadas às mulheres nas nominatas eleitorais, mais se tem visto o crescimento delas na conquista de votos.
O óbvio
Claro que o simples fato de ser mulher não transforma uma política em boa política automaticamente, mas toda mulher tem a questão de um olhar especial, diferente, e, então, viva a diferença!
Espaço aberto
Mas o que eu quero deixar aqui é a saudação a todas as mulheres e reiterar que nesta coluna o espaço está sempre aberto para os assuntos que elas acharem importantes. E não poderia ser diferente. E que assim seja!
Eleição Unibac
Os perdigueiros de plantão sopraram nos ouvidos desse socadinho escriba que a coisa tá quente na eleição da União das Associações dos Moradores (Unibac) da praia alagada, ops, alargada. Isso porque a eleição para a disputa pelos cargos está em pleno vapor, mas a fumaça ainda é preta.
Com padrinhos e sem...
Há duas chapas: de um lado o governo com os comissionados membros das associações de moradores cumprindo ordens dos padrinhos vereadores e do outro lado membros das associações restantes sem padrinhos políticos.
Centro
O que me estranhou foi que a única associação que não foi convidada para compor a chapa governista foi a do centro. O interessante é que a eleição da atual chapa do Centro teve o apoio do governo, fazendo a eleição por aclamação.
Sim ou não?
Será que é porque agora o atual presidente, Ricardo Fragoso, não é mais cargo comissionado e não pode mais participar da chapa governista? Ou então quer dizer que para compor a chapa do governo tem que ser comissionado/apadrinhado por um edil?
Circula bem
Fragoso, que já foi cargo do vereador Omar Tomalih, é conhecido na Dubai Brasileira por ser um cara técnico, e agora como presidente da associação do centro tem se destacado por conseguir resolver demandas com a prefa, fazendo críticas quando necessário, e principalmente por circular bem na oposição e situação.
Apresentar propostas
O que todo mundo sabe de cor e salteado é que composições, entre apadrinhados, sem padrinhos e empolgados, não seria a melhor escolha. As duas chapas na disputa poderiam apresentar para a população as suas propostas. Seria o ideal.
Casos de família
O vereador Alessandro Teco (logo, logo Democracia Cristã) protagonizou na Câmara de Vereadores da Dubai Brasileira uma cena um tanto inusitada, que daria até um programa do extinto Casos de Família do SBT. Assista ao vídeo (trecho da transmissão da TV Câmara de BC) da fala do edil na coluna JotaCê no DIARINHO.net
Durante o rango familiar
O Teco contou que durante um almoço em família o seu irmão Anderson Kuehne, o Xexeu, que é cargo comissionado (e melhor amigo) do governo do pop star Fabrício Oliveira (PL), recebeu o convite do rei do rock para ser pré-candidato a vereador.
Palhaço
Durante a fala, Teco disse que esse assunto já estava na rádio-corredor há 10 dias e ele só ficou sabendo na última terça-feira. O vereador falou ainda que não sabia se ele tinha cara de palhaço ou cara de bobo e que a mãe quando soube quase teve um piripaque e falou até em mudar de cidade.
Separador de família
Como um defensor da família tradicional brasileira, o prefeito pop star parece mais querer separar do que unir a família Kuehne. Isso tudo porque o vereador Teco, nas últimas semanas, e eu já escrevi aqui, declarou apoio à pré-candidatura a prefeito da Maravilha do Atlântico do deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL).
Pra sempre...
Com a puxação de saco do Sapatinho, Teco perdeu os planos de voo, digo, os cargos no governo de Fabrício, e pelo jeito ele quis tirar até o mano do vereador. Teco finalizou a fala dizendo que “a política é passageira, mas a família é pra sempre”. Oh, dor!
Confirmado
No próximo sábado, às 10h, será anunciada a filiação no MDB dos vereadores John Lennon, que desembarca do Podemos, e Marlon Borsatto, que deixa o Cidadania. O que vem sendo considerado um dos maiores erros do prefeito Élcio Bisturi Kuhnen. O alcaide fez o convite indo pessoalmente na casa do vereador e dublê de cantor John Lennon, que foi um dos maiores opositores do prefeito Elcio.
Pular fora
Com a chegada de John Lennon no palco do governo, está se confirmando a debandada de figuras ilustres do MDB. Os vereadores Alexandre, a bela Andreia de Souza Machado e seu pai, e o ex-vereador Pedro Paulo devem pular do barco que o prefeito viajão tá louco pra afundar.
Pegadinha do malandro
Dizem que o plano é filiar pra poder neutralizar a candidatura de John Lennon – que estava em namoro com outras siglas –, inclusive pra ser vice do ex-tudo Leonel Pavan (PSD). A lógica está no fato de John não ser MDB raiz e ser vetado pela grande maioria. Ou seria uma pegadinha do Elcião?
MDB raiz
Lennon, sendo neutralizado, o MDB deve ir com o vereador Claudinei Loos ou a secretária de Educação, Maria Alice, sendo certo também que o vice deve vir do Republicanos, o Montibeller. Elcio vai queimar dois cartuchos.
Barca furada
Um, ao podar a candidatura de John Lennon que seria interessante ao próprio governo, outra ao enfiar o jovem vereador Marlon numa barca furada, já que a briga para vaga de vereador no MDB vai ser grande...
Vice-prefeito não vem
Com um surto de lucidez de última hora, o vice-prefeito pastor Junior Cardoso não aceitou o conto do vigário de Elcio. O homem tentou de todas as formas ser ungido pelo prefeito, mas a luz apareceu na última hora.
Iluminado
O vice-prefeito, que foi candidato a deputado estadual pelo PTB em 2022, fez no total 14.748 votos, e deve assumir a cadeira na leleia do Egidio Ferrari, o Delegado Egídio, que é candidatíssimo à prefa da galega Blumenau.
Fabiano fura/fila em mais confusão
Por outro lado, avançou a investigação no Ministério Público sobre os enroscos na Fundação de Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), que era comandada por Valmor Dalago, afastado por licença indevida e na secretaria de Saúde tem os casos de fura-fila. Os dois cargos nomeados a pedido do vereador Fabiano fura/fila, digo Dalago (PL), e que eram filiados do PDT. Oh, dor!
Caroline de Toni
A deputada federal da Santa & Bela Catarina Caroline de Toni (PL) foi eleita presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara Federal. Foi uma clara derrota do governo do presidente Lula (PT).
Prometeu escutar todos
A deputada Caroline é considerada uma bolsonarista radical e foi a parlamentar que mais deu na espinha do governo nesta legislatura. De Toni prometeu que vai ouvir todos os partidos, incluindo os da base governista.
Nem padre, muito menos pastor...
A minha saudosa mãe foi terrivelmente católica e no final da sua vida terrivelmente evangélica. Me criei junto ao Parque Dom Bosco, junto aos salesianos, e cheguei a passar uns dias no seminário de Ascurra. Acho que dá pra perceber que nem pra padre ou pastor eu sirvo...
Sei lá, entende?
Faço essa abertura, escrevendo que não entendo, e olha que tento, ao ver a foto do mitinho, o filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro, o zero quatro, que esteve na Câmara de Vereadores da Dubai brasileira acompanhado do seu príncipe consorte, o Emílio Dalçoquio.
Pré-candidato
Irem na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, não tem nada demais. Acho que estão se ambientando, afinal, tem sido divulgado que Jair Renan vai se filiar ao Partido Liberal e é pré-candidato a vereador. Emílio também fala com a boca cheia dessa possibilidade.
Sem noção
O problema é tirar uma foto com o vereador sem noção Kaká Fernandes (Podemos). Na imagem, a dupla de dois, Renan e Emílio, aparecem com o Kaká segurando uma foto de uma metralhadora e Renan o taco de beisebol que deve pertencer ao gabinete do vereador, onde tá escrito “Direitos Humanos”, numa clara alusão de violência... Ou não?
Ficou feio
O feio, feio mesmo, é pro vereador Kaká, que gosta de esticar sorrisos e anda direto na igreja evangélica, orando e pregando os preceitos bíblicos. Pelo pouco que eu sei, apesar de que na minha infância e juventude ter forte ligação religiosa, um dos maiores mandamentos é amar uns aos outros.
Sentimento de violência?
Será que Kaká, Emilio e Renan, não sabem disso, ao posarem pra uma imagem que passa um sentimento de violência? Afinal, uma metralhadora e um taco de beisebol que lembra um porrete me parecem longe de ser algo onde se defende a autodefesa e a segurança.
Lamentável
Metralhadora é uma arma extremamente letal (apesar de no quadro ser uma réplica, acredito, que só pode estar nas mãos de agentes da segurança pública). Um taco com inscrição ‘Direitos Humanos” também é de se lamentar.
Defende
Conheço em Itajaí advogado, pastor que é bolsonarista, mas defende com unhas e dentes os “Direitos Humanos”. Você pode defender sua ideologia política o seu livre pensar, com respeito e democraticamente.
Sepulcro caiado?
Agora, ficar lá na igreja, orando, vendendo pras pessoas uma coisa e ao mesmo tempo, com a representação de uma metralhadora em um quadro e um porrete escrevinhado “Direitos Humanos”, que cristão é esse? Biblicamente escrevendo, Kaká seria uma espécie de falso profeta, um sepulcro caiado, como tá lá escrito nas sagradas escrituras? Vou saber!
Perrengues
Um passarinho policial assoprou que o bicho anda pegando na Associação Regional da Polícia Civil, com sede em Itajaí. Aparentemente tem uns perrengues que tá gerando problemas no seio policial que envolve a entidade.
Crea despejado
O conselho regional de engenharia (Crea) de Itajaí foi despejado da sala que ocupavam na avenida Osvaldo Reis e os funcionários estão sem lugar para trabalhar. Estão todos de home office. O despejo completa uma semana nesta sexta-feira.
Ironia do destino?
A sala era alugada pelo Credcrea e cedida ao Crea. O problema é que o Credcrea se mudou pra outro local, cedeu o espaço, mas o Crea não executou reformas que eram necessárias. Chega a ser irônico que o conselho regional de engenharia pexêro não se programou pra obras. Qui dor!