Paparicado
Não dá pra dizer que janeiro tá sendo quente só no solzão da rua e das praias. Os bastidores políticos também borbulham, e a semana que passou elevou o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD, ainda) à categoria de mais paparicado do momento. Começou com um grande abraço do PSD ao seu nome e encerrou com um papo de três horas com o governador little Jorginho Mello (PL).
De braçadas
Os movimentos mostram que, pelo menos por enquanto, Osmar tem liderado as pesquisas internas de braçadas. Do longa-metragem com o governador, os fofoqueiros de plantão garantem que o Sancho Pança agradeceu o convite para ingressar no PL, mas disse que manteria sua palavra com o povo do PSD, que abraçou primeiro sua pré-candidatura.
Pensa com carinho
O governador, que sempre comandou o PL com mãos de ferro, tratorando as lideranças locais quando bem lhe convém, teria prometido uma filiação pomposa e a garantia de candidatura caso Osmar se mantivesse à frente nas pesquisas após o prazo da janela de filiações. No fim, o pedido pra pensar com carinho e um prazo deixaram as portas escancaradas pro “guri” revisar sua resposta.
Ignorou
O que mais causou estranheza aos sabichões, digo, analistas de plantão, foi que enquanto MDB e PSD fizeram movimentos com seus próprios quadros, no caso o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e o Sancho Pança Osmar Teixeira, o governador sem avisar ninguém ignorou seus dois postulantes (Robison e Rubens) ao paço da Vila Operária e foi buscar reforço fora de casa.
Não bota fé?
Será que o mandatário-mor da Santa & Calorenta Catarina, Jorginho Mello, não bota fé na dupla do seu próprio partido, Robison Coelho e o galego Rubens Angioletti? Pra bom entendedor, três horas de conversa bastam, né?
Espelhando o governo federal
Tudo leva a crer que o PT do presidente Lula e o PSB do vice-presidente, o picolé de chuchu Geraldo Alckmin, estarão juntos na eleição municipal deste ano em Itajaí. Para João Paulo “esta aliança tem grandes chances de se viabilizar. Vamos dar sequência a este diálogo”, garantiu.
Compromisso
O polido João Paulo assegura que “é fundamental que todos os que têm compromisso com a democracia e a defesa do povo, como o PT, PSB, PDT e Solidariedade, e quem mais tenha compromisso democrático, estejam juntos para evitar que a cidade seja governada por inexperientes, lacradores de internet e/ou forasteiros oportunistas”, alfinetou.
Itajaí moderna
O presidente do partido da pombinha branca, Flávio Furtado, discorreu sobre ideias para resolver gargalos da mobilidade urbana e logística da city pexêra. Segundo ele, “Itajaí precisa ser modernizada e se adequar à realidade mundial potencializando suas riquezas e fortalezas. A cidade mais rica do estado precisa se adequar a essa realidade”, destacou o mandachuva do PSB.
Porto 5 estrelas
Assunto que não poderia ficar de fora da conversa foi o Porto de Itajaí. Flávio apresentou ao pré-candidato a prefeito João Paulo, do PT, ideias e soluções para melhorias que podem alavancar a movimentação portuária.
Destravou
Flávio ressaltou o fato de que agora o governo Lula destravou a burocracia, fez a licitação temporária para a empresa vencedora e logo encaminhará a licitação definitiva. João Paulo ficou entusiasmado com o papo e os dois acordaram em avançar conversas em torno do assunto.
A falência
Na semana que passou, depois de encher a pança no almoço, este pançudinho tava dando uma bizolhada na programação da tevê local e uma reportagem sobre a vergonhosa fila da balsinha da Barra do Rio me fez pensar que nossa cidade pode estar à beira da falência! Confesso que não acredito, mas tava dito...
Sem tinta
Sambando na cara do coitado do pagador de impostos, que anda sacudo com os transtornos da fila da balsa e com a zona que é o trânsito do local, que tem tudo pra ocorrer um acidente grave (que Deus nos livre), a Codetran teria dito que já tem projeto para alterações viárias no local, mas que ainda não foram executados por falta de tinta branca pra pintar a rua. Tem horas que o silêncio vale ouro, hein?
Saudades do Robson?
Não conseguindo acreditar no que ouvi na reportagem, fiquei matutando se eu tava ficando doido ou se tinha alucinógenos no rango. Vou fazer terapia, porque a informação da falta de tinta branca, e essa ser a solução, me deu saudade do Robson da Codetran. Haja paciência pros moradores e comerciantes do entorno da balsa!
Lapa é grupo
Após a repercussão da informação no Blog do JC no DIARINHO.net sobre o pastor Edson Lapa (sem partido) se somar ao grupo do poderoso Fabinho, o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito frisou que é pelo grupo.
Grandes nomes
O bonzinho Lapa afirma que dentre as siglas alinhadas ao projeto existem grandes nomes que podem compor a chapa majoritária. “Muito me honra também ser lembrado como uma dessas opções, onde vamos construir juntos o melhor cenário”, comentou.
Em polvorosa
Outro final de semana chegando e espera-se que os ânimos na mariscolândia estejam mais amenos. No final de semana passado deu aquele rolo todo envolvendo o vereador Duda Bueno (Cidadania), um empresário e os bagrões da prefa, o secretário de governo, Junior Mafra, e a secretária de Administração, Camila Luchtenberg.
Faixa
Tudo por conta de uma faixa colocada em um lugar público, acusando o prefeito Aquiles da Costa (MDB) de não honrar pagamentos com as empresas que prestam serviço ao município. O caso está na esfera policial e precisa ser explicado à sociedade.
Esclarecidos
Afinal, de ambos os lados existem acusações sérias de que houve ameaça com arma de fogo e ameaças contra Camila. Fatos lamentáveis. Vamos ficar em cima e cobrar que seja esclarecida essa infeliz passagem na capital do marisco. Agora, a prefa também precisa dizer se tem pendências com esse empresário ou outros.
Aluguel social
O vereador e secretário de saúde da Dubai brasileira, Omar Tomalih, postou em suas redes um assunto que vem sendo falado ultimamente na cidade e que, segundo ele, precisa ser discutido junto com o Plano Diretor e com a iniciativa privada: o aluguel social.
Modernidade
A Dubai brasileira, que por ter um dos metros quadrados mais caros do Brasil se assemelha no quesito moradia às maiores cidades do mundo, precisa discutir meios para que a mão de obra que constrói a cidade consiga morar bem e por um preço justo. O assunto é importante e Omar tem razão em chamar para a pauta pública.
Deu o que falar
A postagem de Tomalih deu o que falar na city da praia alagada, digo, alargada, e também na bancada de oposição da câmara, que escalou suas assessorias para detonar a boa iniciativa levantada pelo secretário de saúde, vereador e nome que se destaca politicamente, dia a dia, na Dubai brasileira… Hummm…
Transporte integrado
Os opositores a Tomalih argumentam que o que deveria ser discutido é o transporte integrado na região. Mas sisquecem que isso já está sendo discutido, inclusive com projeto de nível mundial, na Amfri.
Falta de ideias?
Mas é ano político e como ao que parece a oposição ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) não consegue ter ideia boa nenhuma para propor para cidade, o jeito é criticar tudo… ou num é? Lógico que a situação nesse momento também vende esperanças de novidade... Complicado.
Bravatas
O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), andou dizendo na mídia de que só não é candidato a prefeito da Dubai brasileira se o tirarem do Partido Liberal.
Forçando a barra
Mais uma declaração que tenta emparedar e força a barra com o governador Jorginho Mello, e que não soou bem no palácio da Agronômica, na capital manezinha. O sapatinho vira e mexe sai com uma declaração dessas. Será que quer causar?
Terceira via
Por outro lado, onde não há acerto, todo cuidado é pouco, porque abrem as portas pra que a chamada “terceira via” dentro das siglas acabem florescendo. Nesse ponto, sempre é bom lembrar que quem tem, tem medo...
Blog do JC
Além da coluna do pançudinho escriba na edição impressa do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o leitor pode acompanhar também o Blog do JC, no DIARINHO.net e no seguir no @jcdiarinho