Já é o amanhã
2024 mal começou e o vácuo de poder a ser deixado pelo fim da era Jandir e Volnei, que completará 28 anos aqui na city pexêra, está mexendo com corações e mentes. Todo dia é uma bomba aqui na coluna, e todo dia uma pá de gente desdizendo o que foi dito, diminuindo ou reforçando a imagem daquele que acha o melhor nome para suceder o barbudinho a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
MDB
A possível candidatura do deputado federal de Jaraguá do Sul e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, por exemplo, foi tão polêmica quanto impactante. Sejam da oposição ou do governo, uns dizem ser um absurdo porque é de fora e blábláblá. Já outros, também da oposição ou do governo, entenderam como uma tacada de mestre do manda-brasa.
Níkolas Reis
Essa última é a opinião do ex-vereador e ex-deputado, o futebolista Níkolas Reis (PSD), que visitou este socadinho escriba e deu vários pitacos sobre a eleição que ele conhece bem. Para o cara, a presença do deputado federal Carlos Chiodini, se confirmada, traria uma eleição de verdade para Itajaí.
Robison Coelho
Ainda para ele, a eleição melhor encaminhada na cidade no momento é a do PL, seja ela do secretário de Portos e Aeroportos, Robison Coelho, seja do galego Rubens Angioletti, mas não tem nada decidido.
Dividir ou somar
A questão central para o futebolista Níkolas Reis está em quem menos se dividir. Para o homi, se o governo no paço da Vila Operária não vier coeso, perde. E se a oposição não tiver coesa, é ela quem perde. Simples assim!!!
PSD
Questionado sobre as notas da coluna essa semana, com foto e tudo do prefeiturável pelo PSD, o Sancho Pança Osmar Teixeira com o mandachuva João Rodrigues, Níkolas, que junto com o Baga é ainda um dos nomes mais fortes do partido na city, disse que, se o garoto convencer de que tem um projeto possível, deve caminhar ao lado do moço por uma questão partidária. Será?
PSD 2
Níkolas Reis disse, também, que é muito cedo, mas que o partido está se reforçando, com várias possíveis filiações, e que se a coisa toda se confirmar podem sim ficar fortes para sustentar uma posição na majoritária, com candidato a prefeito ou vice, mas que isso depende do conjunto e da liderança do Eron Giordani, presidente estadual que, segundo ele, tá fazendo tudo certinho para fortalecer as fileiras. Então tá.
Trocando em miúdos
O resumo da ópera é que ninguém parece entregar nada de graça para ninguém, como, aliás, sempre foi. Mesmo dentro dos partidos, há diversas questões a serem dirimidas, seja no MDB do barbudinho Volnei e do estrangeiro Chiodini, no PL do Robison e Rubens, ou no PSD de Níkolas, Baga, Osmar e cia.
PT e PDT?
Além disso, ainda tem a possível dobradinha histórica que pode ser capitaneada pelo polido João Paulo Tavares (PT), com apoio do PDT do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que muitos menosprezam, mas que, com a divisão da oposição e ou governo, fica plenamente viável para chegar ao paço da Vila Operária. Quem viver, verá!
Enfim
O ano começou, e a galera que gosta que se enrosca de fazer uma confusão já entrou em campo, e até o apito final vai ter gol pra um, gol pra outro, uns três ou quatro cartões vermelhos, até que conheceremos a verdade. Por enquanto, sigo firme no propósito de dar meus pitacos e informar os leitores destas mais do que estrebuchadas linhas no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.
Parceria JuJu
A assessora da Casa Civil do governo do estado, a ex-vereadora pra mais de metro de BC, Juliethe Nitz (PL), esteve em Penha essa semana a pedido do governador Jorginho Mello (PL) para ouvir demandas da vice-prefeita Maria Juraci (MDB).
Prestígio de milhões
Juliethe e Juraci, a dupla JuJu, estão prestigiadas pelo governador. O ofício assinado por Juraci pede aporte de R$ 1 milhão para obras na mariscolândia e Juliethe diz que o homi vai liberar. A parceria pelas obras nos molhes e a reestruturação de ponte na Praia Alegre tem a luta também do secretário de Pesca de Penha, o Rubinho, na foto com pescadores e as JuJu.
Cogumelos alucinógenos
Um deputado federal famoso no país, que não é de Santa Catarina, mas se formou na região, tem uma história interessante de que mexia com cogumelos alucinógenos, sintetizando as propriedades da planta que aí acabam virando uma droga. Imagine se quem lhe segue e lhe devota o voto souber disso...
Procurando...
Tem um procurador de uma prefa que está sendo procurado, digo, não aparece no trabalho, só em home office, desde a pandemia. Dizem os plantadores da discórdia que a sua esposa, que também é procuradora em outro município, tem a mesma barda, digo, só trabalha de forma remota, e nunca são vistos no trampo. Seria o casal de procurados ou não encontrados?
Tocou fogo
A deputada federal Ana Paula Lima (PT), em entrevista ao bocudo do Wilson Lima, da Band FM, jogou gasolina no pleito pexêro ao ser questionada se o Lula (PT) vai dar as caras na eleição de outubro, sendo que, segundo o Wilson, Bolsonaro vai dar uma chegadinha em Itajaí.
Ouriçou
Ana Paula respondeu que não sabia se era antes ou depois de Bolsonaro ser preso e revelou que investigações da Polícia Federal apontam nesse sentido. Foi o que bastou pra alvoroçar os detratores do mito e os que lhe apoiam.
Cheio de amor
O entisicado ex-vereador Fernando Pegorini (PL), que irá concorrer a uma cadeira na piramidal casa do povo, não aprovou as falas da deputada federal Ana Paula Lima (PL), e ironizou nas redes sociais o que a Ana Paula falou.
Amor & ódio
Pegorini, cheio de amor pra dar, lascou que as falas da petista não contemplam o discurso de amor que ela e o marido dela, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), tanto pregavam em campanha, mas sim de ódio. Na vida e na política, pode-se duvidar do amor, mas do ódio não, é sincero.
Mito preso?
Na entrevista, a deputada federal Ana Paula Lima lascou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será preso em operação da Polícia Federal nos próximos dias… Imagina, Pegorini, que não tem animosidade, sempre se fez de morto durante a pregação de ódio que o mito fazia, mas agora ficou sentido com as falas da petista. Tadinho. Se fizer terapia, tem cura, hein?
Centrado
Oiá, gosto do Pegorini, sempre foi centrado, correto em suas ações. Foi líder do governo do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), em um momento turbulento. Só de ser líder de governo já é uma barra, imagina se a coisa tiver desandado. Agora vir defender discurso de amor do PT pelo Bolsonaro, é uma forçada de barra. Para, né!
Lula e Bolsonaro
Tá cada dia mais evidente de que a city pexêra deve protagonizar a polarização nacional entre a esquerda e direita nas eleições de outubro. E que tanto o presidente Lula (PT), quanto o ex-presidente Bolsonaro, podem não só aparecer nos programas eleitorais, como dar uma chegadinha na pequena pátria. Tô me preparando com a pipoca e um guaraná diet pra assistir.
David
O vídeo do prefeito em exercício da Dubai brasileira, David Lá Barrica (Patriota, por enquanto), se lançando candidato a prefeito, fez com que o ex-prefeito e ex-tudo Leonel Pavan (PSD) se manifestasse. Pavan lascou que ajudou David a se eleger presidente do legislativo e ele tá fazendo um bom trabalho sendo vereador.
Experiência de observação?
Pavan saiu em defesa da rebenta, a vereadora Juliana Pavan (PSDB, por enquanto). Pavan enalteceu a filha e diz que ela tem experiência, porque cresceu no seu entorno quando era prefeito de Balneário Camboriú, e debulhou pro David de que “ainda estaremos juntos”.