Modo PSD
A reunião do PSD Catarina em Itapema, no chiquetoso apartamento do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), mostrou que a sigla tá anos-luz à frente de outros partidos no modo de construir lideranças e formar bases. Não é à toa que hoje o partido é o que governa mais cidadãos e deve beliscar as principais prefas da Santa, Bela & Calorenta Catarina.
União e Pragmatismo
Dois diferenciais do PSD que ficaram expostos no regabofe foram a união de todas as lideranças e a assertividade na escolha dos projetos que vão à urna. Diferente do MDB, que anda inventando pelo em ovo, e do PL, que não se une nem se resolve, pra Itajaí o projeto Osmar Teixeira/PSD já é realidade e agora a ordem de todo staff do partido é trabalhar pra viabilizar a candidatura. Olhar pra frente e não pra trás, nem pro lado, já é meio caminho andado.
Catapultar
Em meio à crise do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o partido, além da brigaçada eterna entre bolsonaristas e políticos tradicionais dentro do PL, catapultar uma candidatura que já está na frente nas pesquisas, com apoio de prefeitos extremamente bem avaliados, usando ainda o bolsonarismo como cereja do bolo, tem tudo pra colocar nas mãos do PSD o favoritismo político também em Itajaí.
Retaguarda
E pro discurso de que Osmar ainda é novo, o PSD deve usar uma retaguarda de respeito como fiadores do projeto para o paço da Vila Operária. Pra suposta inexperiência do “guri”, prefeitos como João Rodrigues (Chapecó), Topázio Neto (Floripa) e Clésio Salvaro (Criciúma), Napoleão Bernardes (Blumenau) além do ex-tudo Leonel Pavan (BC/Camboriú), podem neutralizar o discurso de insegurança pela tenra idade do Sancho Pança.
Força-Tarefa
Na comilança, digo, almoço, que também teve pautas de trabalho, ficou definido que todas as lideranças do PSD se empenharão em apresentar e referendar o Sancho Pança também nos meios empresariais da city pexêra e do estado. Já que o “guri” vai bem entre o povão, pro partido ficou a missão de azeitar a relação nos formadores de opinião e no pessoal da bufunfa. Faz todo sentido!
Projeto robusto
Nas próximas semanas o projeto deve ganhar corpo, com o time do PSD entrando em campo de cabeça. Na fragilidade das outras candidaturas de oposição, Osmar tem tudo pra conquistar pra si apoios que a dupla briguenta do PL conta como certos. Metade méritos dele e da organização do PSD, outra metade pura tansice e amadorismo das outras siglas de oposição. Parece que são cabaços na política!
Enquanto Isso...
... no PL, duas alas de extremistas disputam a tapa a indicação do partido. As lideranças estaduais e nacionais não se unem, não abraçam um projeto, e fica cada vez mais clara a vontade dos proponentes Rubens Angioletti e Robison Coelho mandarem o adversário interno e o partido pra casa do carvalho caso não sejam os ungidos. Quanta diferença hein?!
Não enxergava?
Não dá pra entender o vereador Ewerson Umbelino (PL), da capital da pedrada Camboriú, que levou o mandato inteiro pra ver problemas na administração. Agora vai pras ruas procurar buracos pra cobrar. Engraçado que os perdigueiros contam que, entre idas e vindas, Umbelino nunca se mostrou de confiança, mas sempre exigiu vários cargos na administração do prefeito Elcio.
Uma oração e um cargo...
A cada visita ao gabinete era uma oração e um pedido de cargo. Os linguarudos de plantão contam que se não houvesse nomeação de seus indicados o homem votava contra tudo que é projeto do executivo, mesmo prejudicando o cidadão.
Sem credibilidade
Com isso, o vereador Umbelino, em seu primeiro mandato, perdeu credibilidade e ganhou a fama de traíra do grupo da base. Inclusive, no ano passado, tentou enfiar sua candidatura a prefeito goela abaixo, mas não decolou.
Cruz pesada...
Agora, Umbelino tenta empurrar Renato Cruz, presidente do Camboriú, que tirou o time da cidade, mudando até a cor da camisa e a logomarca, sem qualquer consulta ao torcedor. Renato também não decola, nem aquece. Ninguém conhece e quem conhece não acredita.
Mais do mesmo
Os bocudos lascam que Umbelino é mais do mesmo. Por isso, ecoa nos corredores do poder que cargos do vereador começaram a cair e deve seguir assim até o mês de março. Umbelino quer medir força em ano eleitoral, mas nem a sombra confia no vereador. É de questionar por que Umbelino nunca cobrou o pessoal da cultura, uma pasta composta por seus indicados.
La Traíra confirma candidatura
O presidente da Câmara de Vereadores da Dubai brasileira, o esticado David La Traíra, ops, La Barrica (Patriota, por enquanto...), confirmou à mídia na Dubai brasileira que mantém sua pré-candidatura a prefeito, e, no que deu a entender, com ou sem o apoio do pop star Fabrício Oliveira (PL).
Trair e coçar é só começar
Barrica diz representar a continuidade do governo do rei do rock, que, por sua vez, ainda não declarou apoio a ninguém. Indagado se tem o apoio de Fabrício, Traíra, ops, La Barrica, desconversou, mas confirmou a pré-candidatura. Hummm...
Recordar é viver
O esticado La Traíra se elegeu presidente da Câmara de Vereadores se aliando à oposição e se opondo ao comando político de Fabrício. Até há pouco se vendia como candidato do pop star, agora se diz candidato de qualquer jeito. Ou seja, seu projeto é pessoal. Então tá.
Proteger do povo?
Aliás, continuam as mudanças por cargos e de cargos na casa do povo da praia alagada, digo, alargada. E as obras também. Tem até parede ou muro de vidro sendo edificada (cosalinda!). Os perdigueiros da coluna que se espalham pelas areias escaldantes e os corredores legislativos afirmam que David quer proteger as excelências excelentíssimas. Será que é do povo?
Aquário legislativo
Será que David quis se espelhar na câmara de vereadores de Itajaí, que no passado mandou colocar um vidro separando os vereadores do povão? Pra quem é mais véinho deve se lembrar que o legislativo ganhou o apelido de “aquário pexêro”. Até entendo, porque rolou uma sessão no legislativo pexêro e o povo que assistia não gostou. Meteram até um chute na bunda de um vereador.
Não gosta?
Pode ser que o esticado David lá Traíra, ops, Barrica, queira mesmo manter o povo longe dos vereadores. Ou protegê-los. Não parecer ser chegado no povo e nas ruas. Alguém se alembra quando queria multar os artistas que se apresentavam nas sinaleiras da cidade?
Cheiro de pobre
Não acredito que pensa igual o prefeito Rafael Greca, de Curitiba, que declarou que tinha vomitado com o cheiro de pobre durante uma sabatina na busca de sua eleição. Até gosto do Greca, um prefeito pra frente, mas essa sua sinceridade é de uma infelicidade gritante. Mas o David não passa por isso, porque não chega perto de pobres, nem nas caminhadas na avenida Atlântica.
Encontro de progressistas
No início desta calorenta semana na city pexêra rolou o encontro de dois pré-candidatos a prefeito de Itajaí do campo progressista. O advogado e ex-presidente da OAB, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama (PT), foi recebido pelo vice- prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT).
Afinidades
Os dois conversaram longamente e concluíram ter muito mais afinidades do que divergências. Acordaram que na eleição deste ano PT e PDT precisam estar juntos, assim como o PSB, Solidariedade e Psol são importantes para “a defesa da democracia e de um governo comprometido com os interesses da maioria dos trabalhadores e da classe média empreendedora”, garantiram os dois afinados no discurso.
Unidos contra o atraso
Segundo João Paulo, “precisamos nos unir contra o atraso do obscurantismo dos partidos da extrema-direita comprometidos com os interesses dos poderosos”. Para Sodré, “o povo de Itajaí precisa da atenção do campo progressista para a proteção de seus direitos e garantias”.
Volta do Nildão
Vereador da capital manezinha em 2000, Nildão Freire é confirmado como o principal nome do PCdoB nas eleições municipais de outubro. Conhecido e reconhecido por suas lutas e defesas ao serviço público, saúde e cultura, Nildomar Freire foi candidato a prefeito em 2008 (pelo PT) e a vice-prefeito em 2004 e 2012. Formou chapa com Afrânio Boppré e por último com ngela Albino.
Resgatar
Após 17 anos no Partido dos Trabalhadores, o ex-vereador retorna ao PCdoB, o seu primeiro partido, com a missão, segundo ele, de resgatar e recuperar o mandato da sigla na capital catarinense. Pesquisas apontam que o nome de Nildão é um dos mais fortes e combativos no campo progressista, afirmam seus apoiadores.
Prédio evacuado
O caso do prédio evacuado na última segunda-feira, em Florianópolis, por risco de desabamento em uma das regiões mais valorizadas da capital manezinha reacendeu a importância da discussão sobre o assunto e principalmente da celeridade necessária para a criação de uma legislação que regulamente a obrigatoriedade de vistorias periódicas nas edificações.
BC na frente
Algumas citys catarinas, como exemplo a Dubai brasileira, nossa Balneário Camboriú, já possuem legislação regulamentando a atividade, estabelecendo inclusive prazos e a emissão de relatórios de vistorias à municipalidade.
Legislação
“O Crea-SC vem trabalhando para a criação de uma legislação que possa garantir a segurança da população. Queremos que profissionais habilitados possam trabalhar de forma preventiva evitando incidentes como o ocorrido essa semana, que felizmente não ocasionou nenhum dano físico aos moradores, mas que causou transtorno já que precisaram deixar seus lares”, destaca o engenheiro civil Kita Xavier, presidente do órgão.
De zóio aberto
De modo geral, não há órgão específico responsável para a fiscalização das edificações, cabendo ao síndico o compromisso da gestão e contratação de profissionais responsáveis. A população também pode ficar atenta à existência de indícios de alteração ou instabilidade em construções, como orienta a conselheira do Crea-SC, a engenheira civil Silvania Miranda do Amaral.
Leigo
“As pessoas devem ficar atentas a qualquer sinal na edificação. Trincas, fissuras maiores ou que aumentem com o tempo, infiltrações, todos esses sinais devem ser relatados a um profissional da engenharia civil. Muitas vezes, ao olhar de um leigo, aquilo que é um problema estrutural pode não ser identificado porque a pessoa acaba se acostumando”, lembra Silvania.
Manutenção
Uma infiltração na piscina pode levar uma laje ao desabamento, assim como um problema simples na fachada pode ocasionar um colapso. Por isso, é tão necessário realizar manutenções constantes nos edifícios e residências com orientação de um profissional habilitado que irá fazer a inspeção predial, aumentando a vida útil da construção e evitando acidentes”, enfatiza a engenheira Silvania.