Indiretas e diretas
Ainda repercute pelos bastidores políticos e noticiosos o caso da nomeação, contestação judicial e desistência, do filhão do governador Jorginho Mello (PL), o advogado Filipe Mello, em ocupar o poderoso cargo de chefe da Casa Civil do governo da Santa & Bela Catarina. O governador comentou o episódio no meio da semana, durante a posse dos demais bagrões, digo, secretários, na primeira etapa da tal reforma administrativa.
Pivô
O governador disse publicamente que seu parente não precisa de “boquinha” e usou o espaço para alfinetar o desembargador substituto João Marcos Buch, do Tribunal de Justiça (TJSC), tido como o pivô do início deste imbróglio judicial, conforme já comentado aqui neste espaço.
“Boca torta”
Em sua fala, o governador chamou a oposição de “boca torta”, o que foi entendido como uma suposta alusão a uma cicatriz no rosto do magistrado que, na semana passada, concedeu uma liminar que impedia a nomeação de Filipe por nepotismo, logo na sequência revertida pela decisão de outro desembargador, este titular, o Gilberto Gomes de Oliveira. Mesmo assim, Filipe resolveu pular fora, digo, desistir do cargo.
Fala infeliz
Para os atentos observadores de plantão do cenário político catarinense, as palavras de Jorginho foram direto ao ponto e demonstram indignação: “Primeiro, o Filipe não precisa de emprego. Ele sempre me ajudou e vai continuar ajudando. [...] Para que criar polêmica? O governo está voando. Para que dar margem para alguma oposição boca torta? [...]. A gente não precisa disso, graças a Deus”, disse Jorginho Mello. A fala “oposição boca torta” foi extremamente infeliz.
Críticas
A referência de mau gosto, entre sutil e ferina, logo foi percebida pelos políticos de oposição, que comentaram a fala do governador nas redes sociais. “Além de defensor de nepotismo, Jorginho desrespeita não apenas um desembargador, mas todo o judiciário catarinense”, descascou Leonel Camasão, da cúpula do Psol da capital manezinha.
Capacitismo
Mas, além disso, e uma referência noticiosa no site do jornal O Globo, ficou por isso mesmo o que poderia ser mais um caso de “capacitismo”, ou seja, se referir à condição de uma pessoa com deficiência de maneira discriminatória.
Panos quentes
O governador agora quer colocar panos quentes sobre o assunto e continuar tocando o barco, já reiterando que Filipe Mello continuará ajudando o governo “por fora”, como vinha fazendo antes, e nomeou o procurador de carreira do estado, Marcelo Mendes, como secretário-adjunto da Casa Civil. Até a definição de um novo nome oficial para secretário, ele é quem dará andamento interno para a pasta.
Polêmicas e alfinetadas...
Enquanto isso, e com a calmaria do recesso legislativo na leleia, a turma começa a fazer suas apostas se o governo conseguirá manter a tranquilidade de 2023 ou se virão mais polêmicas e alfinetadas neste ano eleitoral de 2024 que está só começando. A conferir...
Clube do Xadrez
O Clube do Xadrez de Itajaí elegeu sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Os novos mandachuvas são: presidente, Leonardo Mozachi Neto; vice-presidente, Roberto Carlos Strutt Bernardes; tesoureiro, Alan de Jesus Pires de Moraes; secretário, Hélio Floriano dos Santos (Magru Floriano); diretor técnico, Gilnei Guedes Ribeiro; diretor de comunicação e tecnologia, Celso Denis de Lima; diretora social e patrimonial, Carolina Milius Guarneri.
Às escolas
E os conselheiros fiscais: Ruan Caetano Valsoler; Kelvin Eduardo Wieth; Henrique José Harms Dias; Evelyn da Costa e Christian Gabriel Lupin. O intuito do Clube de Xadrez pexêro é levar o importante esporte às escolas de Itajaí. O articulista deseja uma gestão profícua e parabeniza pela ação de que os estudantes sejam levados ao fascinante mundo do xadrez.
Poderoso com pastor
A foto que circula e agita a encalorada city pexêra é do todo poderoso Fábio Rezes, o Fabinho, com o pastor do Mevam, o ex-vereador bonzinho Edson Lapa (sigla?) e Robison Coelho (PL). Robison e Lapa formaram chapa pra prefeito e vice na última eleição, recebendo 47 mil votos, ficando a 2% da vitória. Agora estariam se organizando pra depois?
Construção & Alinhamento
A foto do trio com a frase “construção & alinhamento em prol de Itajaí – Deus no controle” foi compartilhada também pelo pastor Luiz Hermínio, demonstrando a relevância do encontro. Ninguém duvida da capacidade de articulação e aglutinação do Fabinho. Diz uma raposa da política que reunir e unir Robison e Lapa na foto tem mais significado. “Vem novidade aí!”. Hummmmm...
PSB nacional
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu na semana que se encerra o presidente do PSB de Itajaí, Flávio Furtado, o vice-presidente, Luciano Lucieri Mette, e Israel Rocha, membro da executiva nacional da Juventude do PSB e colaborador efetivo da executiva nacional.
Prioridade
Na reunião, foram discutidas as perspectivas e o projeto eleitoral para o PSB de Itajaí para 2024, considerando que a city pexêra está na relação de prioridades do PSB nacional e do governo federal.
Apoio
Na oportunidade, o presidente Carlos Siqueira manifestou o apoio irrestrito ao projeto da executiva de Itajaí com o aval da executiva nacional e da estrutura governamental do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o picolé de chuchu, Geraldo Alckmin. O PSB nacional ainda conta com o importante e inovador Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, tendo como ministro Márcio França.
Possibilidades
Ainda na visita, o presidente Carlos Siqueira não deixou de mostrar seu entusiasmo: “Estou entusiasmado com as possibilidades que se abrem com essa colaboração coletiva. Juntos, continuaremos avançando com determinação e visão, construindo um futuro mais sólido e promissor para o PSB”.
Ponte Guaratuba
O governador Ratinho Junior gravou vídeo comemorando a chegada da primeira balsa, diretamente de Itajaí, onde vai ficar um dos guindastes no mar pra construção da ponte Guaratuba-Matinhos, no litoral do Paraná. Serão no total seis balsas com guindastes pra edificação das fundações da ponte. A capacidade do guindaste é de 250 toneladas, um dos maiores da América do Sul.
Fim do sofrimento
A ponte está orçada em R$ 387 milhões e tem previsão de entrega de dois anos. A ponte vai propiciar uma travessia rápida, segura e trazer desenvolvimento pra toda aquela região do estado vizinho.
Amfri
Enquanto isso, os legislativos da região da Santa & Calorenta Catarina aprovaram uma carta branca pra Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu, a toda poderosa Amfri, de contratar projeto milionário, não pra que o bendito túnel se torne uma realidade, ligando os dois lados da vala, ou seja, Navegantes e Itajaí. Ops, a verba pública que vai ser espirrada é só para o projeto...
Túnel da desesperança
Na verdade, essa história de ponte ou túnel é uma novela mexicana, antiga, e com um enredo triste, que vira e mexe acaba sendo divulgado. Quer ver quando se aproxima da eleição, é quem mais pode prometer que haverá uma travessia. Que se eleito, vai mover o céu e a terra. Ah, mas é uma junção de todos, prefeitos e vereadores, que aprovaram um empréstimo milionário pro túnel, digo, projeto...
Ações em Penha
Segundo o secretário de governo da mariscolândia, Junior Mafra, uma série de ações deve ser realizada em Penha, com a pavimentação de várias ruas e o hasteamento de bandeiras em praias da cidade do Beto Carrero. Mafra pode vir a ser um bom nome pra disputa de uma cadeira da casa do povo da capital do marisco.
Ungido
Já o prefeito Aquiles da Costa (MDB), além dos afazeres na administração de Penha, tem conversado com relação à sucessão. O alcaide já teria recebido o PL, PSD e União Brasil com o objetivo de formalizar um possível grupo, sendo que o melhor colocado seria o ungido pra disputar o comando do município e o segundo seria o vice.
Quer retratação
O socadinho escriba cantou a pedra de que a Fundação de Assistência Social da capital paranaense iria exigir a retratação pela acusação infundada de que teria pago passagens pra moradores de rua de Curitiba virem pra Balneário Camboriú, nossa Dubai brasileira.
Não!
A denúncia teria partido de uma passageira que estava no busão de que tinha uma penca de moradores de rua, com passagem paga pela prefa de Curitiba, pra curtir o verão nas areias escaldantes da city da praia alagada, digo, alargada, e ficar por aqui mesmo. Já a prefa de BC afirma que não vai se desculpar. Qui coisa, meu povo!