Porto vai ressurgir
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou para vir a Itajaí somente quando o porto estiver operando novamente a carga total. Inicialmente, a vinda do presidente estava agendada para a segunda quinzena deste mês.
Naviozões
Contudo, para que a empresa que arrendou provisoriamente a operação, a Mada Araújo, possa começar a trazer naviozões para cá, ainda há uma série de providências e licenças a serem acertadas. Mas a coisa está, segundo anunciado, bem encaminhada e aí o mandatário-mor da nação deve desembarcar em terras pexêras para o gran finale.
Décio
Na interlocução do anseio itajaiense para a volta de operação efetiva do Porto de Itajaí junto ao governo federal está o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, que já foi superintendente do porto e conhece como ninguém a importância do pleno funcionamento de nossos terminais para a economia local, estadual e nacional.
Missão
Em declarações recentes, Décio Lima afirma que o presidente Lula trouxe para seu gabinete a missão de fazer o nosso porto voltar a ter a importância que todos conhecemos e desejamos. Oxalá se concretize!
Luz no fim do túnel
Quando o presidente Lula estiver na terrinha, deve trazer debaixo do braço o contrato de delegação do porto para o município por mais 25 anos, além do edital de licitação para o arrendamento, também por mais 25 anos, para contratação de uma empresa ou um consórcio interessado. Assim seja!
Irresponsabilidade inexplicável
A operação do Porto de Itajaí, cuja arrendatária era a maior empresa de logística do mundo, a Maersk, foi jogada fora pelo bolsonarismo, trazendo prejuízos imensuráveis a Itajaí e região. O governo Bolsonaro prometeu privatizar e não privatizou p** nenhuma. Empatou a vida de Itajaí.
Nem te ligo!
Bolsonaristas deixaram Itajaí e o Porto a Deus dará sem privatização e sem nova concessão. Bom tema, aliás, a ser cobrado de qualquer candidato a prefeito que represente o extremismo, digo, bolsonarismo, e do governador bolsonarista Jorginho Mello (PL), que fez nada pelo nosso porto, diga-se de passagem... Enfim. A verdade precisa aparecer, né?
Entrando nos trilhos
Mas passada a tempestade bolsonarista que deixou o porto a ver navios, aliada à cegueira também bolsonarista de autoridades municipais, estaduais e federais, que não viam e nem ouviam nada além das sandices do “antigo regime”, a coisa vai, finalmente, entrar de novo nos trilhos. E já não era sem tempo. Vamos ficar em cima e cobrar!
Portonave segurou
A economia de Itajaí já sente, há muito, o impacto da derrocada do porto, que só não foi maior porque a Portonave, o terminal do outro da vala, em Navegantes, segurou a onda de toda a cadeia logística. Essa que é a verdade. Doa a quem doer.
Voltando
Mas a boa notícia que eu venho trazer é que tudo está voltando aos poucos a ser como era antes. Inegável a contribuição dos dois primeiros governos do presidente Lula ao Porto de Itajaí. Agora ele está de volta. E o crescimento vai voltar.
Vão ficar cabreiros
Sei que haverá bolsonaristas putos da cara com o que eu estou dizendo aqui. Afinal, a eles não interessa emprego ou renda, não interessa o progresso de nossa região, não interessa o bem-estar da população.
Chupa essa manga
Para eles, só interessam armas, bravatas ditas patrióticas, fake news, ameaças e blábláblá non sense de ideologias fantasiosas. Mas o Porto de Itajaí vai voltar a ser orgulho de nossa cidade. Então, pessoal da extrema-direita: chupa essa manga!
Amin e Juraci
A vice-prefeita de Penha, Maria Juraci (MDB por enquanto), se reuniu na capital manezinha com o senador turco careca Esperidião Amin (PP). Oficialmente, a busca por emendas pra cidade foi a tônica da conversa.
Obras em Penha
Juraci pediu ao senador apoio para a reconstrução da ponte da Praia Alegre e a captação de investimentos junto ao governo federal para extensão dos molhes, melhorando a infraestrutura na cidade do Beto Carrero.
11 letras
O turco Amin convidou a emedebista da mariscolândia para se filiar e brincou citando o número do partido: “Maria Juraci tem 11 letras. É uma predestinada a vir pro PP”. Juraci não disse sim nem não. Hummmm...
Elcio vai ungir
Segundo os linguarudos de plantão, o prefeito da capital da pedrada, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), fez uma reunião e teria definido que dentro de três nomes haverá a escolha de um ungido no MDB pra ter o seu apoio na eleição de outubro deste ano.
Um, dois, três...
Os nomes são do vice-prefeito e pastor Junior Cardoso, da secretária de Educação, Maria Alice Pereira, e do vereador licenciado e secretário de Planejamento, Claudinei Loos. Dentre estes, o melhor colocado vai ser o candidato do governo e do prefeito. Os outros dois, ou se juntam ao time ou estarão fora.
Contra o ex-tudo
O MDB e o PL de Camboriú podem estar juntos na eleição contra o ex-tudo Leonel Pavan (PSD). E o vereador com nome de cantor, Jhon Lennon (Podemos, por enquanto), que deve desembarcar no PL, corre por fora, mas pode ser vice.
Aglutinar
Lógico que tem outras excelências excelentíssimas na casa do povo que, frente aos possíveis nomes “importados” que se apresentem pra sentar na principal cadeira do paço de pedra de Camboriú, também com real possibilidade, podem se assanhar ao pleito e se aglutinar na possível chapa de MDB e PL.
Entraves?
O único entrave é a posição do presidente do PL, o ex-vice-prefeito Ramon Jacob, e o vereador Ewerson Umbelino, que forçam a barra com o nome do Renato Cruz, que é presidente do time do Camboriú Futebol Clube.
Carregar uma cruz
Os detratores, digo, opositores ao nome de Renato Cruz, lhe acusam de ter levado a agremiação esportiva pro lado de lá da BR 101, Balneário Camboriú, a nossa Dubai brasileira. E que Renato não decola nem entre os mais próximos. Lascam que carregar Renato seria como carregar uma cruz... Arreda, raça de infelizes!
Um milhão de reais!
Um ex-prefeito da região de um passado não tão distante teria guardado na conta de sua irmã um milhão de reais (por que será, hein?). O problema é que a mana está em processo de divórcio, mas não estaria querendo assinar os papélis de desenlace. O futuro ex-marido ameaçou que se ela não assinasse ia exigir os valores da conta que não são dela... Ui!
@jcdiarinho
Além da coluna Jotacê no impresso e no site do DIARINHO.NET, o leitor pode acompanhar também o Blog do JC e nos seguir nas redes sociais no Instagram @jcdiarinho. Quer contatar diretamente o socadinho escriba? É só bater um fio no (47) 98842-9084 (zapzap).
Estilo velho oeste
Em Penha, a política está um verdadeiro tiroteio. Parece até filme de velho oeste. Nos grupos de zapzap, a turma do 45 e do 15 estão com as emoções à flor da pele. Os bocas-alugadas do Vando estão todo dia com uma nova fofoquinha da prefa. Suposições e especulações é o que mais corre nesses grupos de zap de Penha.
Boca-alugada
Falar em boca-alugada, o ex-boca-alugada do Aquiles e agora atual boca-alugada do Vando, Duda Bueno, deve enfrentar sérios problemas com o TSE. Duda inclusive não foi bem aceito pelas velhas lideranças tucanas e está gerando insatisfação dentro do ninho. Tem tucano que já voou e outros que estão prestes a voar. E outros o aceitaram.
Boca sem asa
Nos grupos de zap, muitos tucanos não concordam com a vinda de Duda, já que ele foi um dos responsáveis pela prisão preventiva em massa da tucanada. Fato é que Evandro está com a cabeça a mil, já que nas próximas semanas deve ocorrer o julgamento das suas contas de prefeito no exercício de 2016, e já recebeu o parecer contrário do MPC e do relator do TCE.
Vando namorador
Vando tem flertado com vários partidos e lideranças, mas com pouco sucesso. Ele vem perdendo o seu prestígio político e poder de barganha. Amigos e empresários estão com dificuldades de abraçar uma possível candidatura do ex-prefeito. Isso porque ele responde a uma penca de processos e não conseguiu apagar da memória do penhense o lamentável episódio da Operação Sutura.
Aquiles, dono do baralho
Quem está dando as cartas do jogo político em Penha é o atual prefeito Aquiles da Costa (MDB). Com uma boa articulação e muito poder de barganha, Aquiles tem tudo para fazer o seu sucessor na mariscolândia.