Bob pai, Bob filho
O governador Jorginho Mello (PL) conseguiu ser notícia negativa em praticamente toda a imprensa nacional ao nomear o próprio filho, o advogado Filipe Mello, como secretário da Casa Civil do Estado. O governador gosta de fazer discurso, mas na prática...
Imoral
No resumo, o filho do “homi” vai ser o bambambã do governo e, aos poucos, avanços democráticos como a noção de impessoalidade no trato público e do fim do abuso do nepotismo vão sendo deixados de lado no estado conservador, de direita, e de gente de bem, chamado Santa Catarina. Claro que tem amparo legal a indicação, mas vamos lá, é uma indicação que flerta com a imoralidade.
Filho do homi
Ainda se Filipe Mello fosse deputado ou tivesse concorrido a cargos eletivos, seria menos feio. Seria um político indicado. Mas ele foi indicado, na verdade, porque é filho do governador. Ou não é? Ou estou errado?
Experiência?
Aí vem a conversa de que ele é superexperiente, uma sumidade e tal. Pô, o cara foi secretário de Administração da capital manezinha por um ano (2005-2006), secretário da Casa Civil de Floripa por um ano (2017-2018).
Experiência? 2
No governo do estado, sob o reinado do ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), de quem Jorginho era aliado, foi secretário de Planejamento por um ano (2011-2012), secretário de assuntos internacionais por um ano (2013-2014).
Experiência? 3
Abre parênteses: (secretário de assuntos Internacionais? Que faz um cara desses? kkkk); e secretário de Turismo por dois anos (2014-2016). Bem, secretário de Turismo sabemos o que faz: viaja. Mas e daí? Onde está a notoriedade disso? Enfim...
Impressão
Não é que eu pegue no pé do bolsonarismo, apesar de eu achar ser um sistema político perigoso, sectário, de extrema-direita, e tal, mas a impressão que tenho é de que as pessoas que seguem essa ideologia extremista acham que podem tudo e são os melhores dos melhores do mundo (te cuida, Auri!).
Xô extremismo!
Lógico que tem muita coisa ruim na esquerda também. Por exemplo, seus erros grotescos e desvios e nem uma mea culpa. Imagina a extrema-esquerda então... Aliás, ideologia é bom pra político se vender para os incautos, mas não enche barriga e nem resolve os problemas da população. Vamos respeitar a direita e a esquerda. Agora, de um lado ou de outro, extremismo não, né?
Quer um exemplo?
O problema é que os bolsonaristas se acham e se dizem os donos da moral e dos bons costumes, mas na Operação Mensageiro, aqui na Santa & Bela Catarina (só pra alembrar), no ano passado, 15 prefeitos, todos bolsonaristas, foram presos por corrupção. E então? Cumé que fica esse discurso?
Mas, vamos lá
Opa, estávamos falando do governo Jorginho Mello. E pra não ir muito longe, pego uma notícia recente para analisar: o governo do presidente Lula (PT) acaba de liberar R$ 632 milhões para melhorias nas rodovias estaduais da Santa & Sofrida Catarina.
Zero
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destinou ao estado para obras em estradas zero reais. Estradas federais, obrigação do governo federal. Quantas vidas se perderam pela falta de investimento? Quantas pessoas morreram ao longo dos anos, purexemplo, pela modorrenta lentidão na duplicação da BR 470, só pra citar uma, em governos B e C? Isso, sem comentar o breque no desenvolvimento do estado.
Santa Catarina acima de tudo!
Será que é preciso lembrar do ex-governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), que tirou recursos dos cofres do estado pra bancar obras em estradas federais como a BR 470? E agora, quando esse recurso foi anunciado, em Brasília, Jorginho foi o único governador que não estava lá. Mandou o secretário representá-lo. Não quero saber quem é o presidente. Santa Catarina acima de tudo! Governador mal-educado é tudo que não precisamos.
Sabe por quê?
Jorginho não foi porque estava puxando a sacaria de Bolsonaro na Argentina, na posse do presidente eleito de lá, também de extrema-direita, o Javier Milei, o homem que se aconselha com um cachorro morto e que mudou lei na Argentina para nomear a própria irmã secretária da presidência. Ou seja, a bambambã de lá. Coincidência? Ou não? Cada um ache o que quiser.
O fato perigoso
O governador Jorginho Mello governa para bolsonaristas, com discurso bolsonarista, com atitudes bolsonaristas, voltando as costas para o governo federal, num estado que depende de recursos federais para muitas coisas.
Urgentes
Coisas que são urgentes para manter o nosso crescimento econômico. Por exemplo: estradas. Por exemplo: portos. Por exemplo: saneamento e por aí vai... Então, durma com um barulhão desses.
170 milhões
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) recebeu uma ligação do governo de Abu Dhabi para agradecer a divulgação que ocorreu com o show dos drones na praia alagada, digo, alargada. Segundo o monitoramento realizado pelos árabes, as publicações atingiram mais de 170 milhões de visualizações nas redes sociais.
Surfando
Quem também surfou no sucesso dos vídeos foi o prefeito rei do rock Fabrício Oliveira, que chegou a mais de 20 milhões de visualizações dos seus vídeos nas redes sociais com as postagem da virada do ano na antiga Dubai e agora Abu Dhabi brasileira.
Na mídia
A virada do ano de Balneário Camboriú ainda repercute na mídia estadual e nacional como a melhor da Santa & Bela Catarina e uma das melhores do Brasil, ao ponto de a capital manezinha, por meio de sua assessoria, emitir nota prometendo rever o show da virada nos próximos anos. Aí qui dor!
Cinquentão
Tem pré-candidato que tá esperneando pra ser prefeito em uma city da região, que já está oferecendo 50 mil reais para comprar, ops, convencer as pessoas a se lançarem candidatos a vereador! Assim não phode!
Prometendo
Um dos que foi procurado assoprou nos ouvidos desse socadinho que o pré-candidato não costuma muito cumprir os acordos que faz, inclusive com gente muito mais influente que ele, e que ele não é burro de cair nesse estelionato eleitoral.
Janete e Nize
A pré-candidata a prefeita de Penha, a sabichona Janete Krueger, que é arquiteta, professora e empresária, acompanhada da presidente do PSB na mariscolândia, Nize Claudino, visitaram o socadinho escriba e baterem um papo sobre política e o que pretendem na city do Beto Carrero.
Dar a cara a tapa
Janete disse que resolveu dar a cara a tapa, digo, ser candidata, por acreditar que a capital do marisco pode muito mais e afirma que pode “Penha crescer com desenvolvimento”, defendendo uma “prefeitura muito mais técnica e inclusiva”.
Não repetir os erros
“Penha precisa parar de olhar pro passado e não repetir os erros do presente. Estamos perdendo tempo e investimentos” diz Janete, que é especialista em urbanismo e construção. A sabichona diz ainda que é uma novidade por ser uma candidata mulher.
Na janelinha do ônibus
A arquiteta, professora e empresária (ufa!), não se furtou em responder aos críticos que lhe lascam de que não foi nem vereadora e quer sentar na janelinha do busão. “O prefeito Liba, de Navegantes, também não foi, entre outros”, debulha ela. Interessante que o marido da Janete já é conhecido em Penha, como primeiro-damo, faz tempo. Uma sinalização?
“Juraci não se viabiliza!”
Questionada de que outra mulher, a vice-prefeita Juraci Alexandrino (MDB, por enquanto), também postula o cargo maior do município, Janete diz que não acredita que a Juraci se viabilize como candidata a prefeita. Hummmm...
Mais do mesmo...
Com relação ao governo do prefeito Aquiles da Costa (MDB), Janete diz que não tem um nome pra sua sucessão, além de dizer que o alcaide e o anterior, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que anda sendo bem cotado, é mais do mesmo e Penha precisa muito, muito mais. Eitcha!
Imitando o Topázio
E o prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago, pelo que se sabe, ainda está na praia fazendo vídeo tentando copiar o prefeito da capital manezinha. Bombinhas, hein? De mal a pior...
O ridículo
Em Bombinhas, está rolando no zapzap uma mensagem de áudio atribuída supostamente a um diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em que ridiculariza aqueles que defendem o direito de pessoas com condições especiais como os autistas, e também aqueles que preservam o direito dos animais com relação aos fogos de artifício que fazem aquele barulhão.
Não entende?
O áudio atribuído ao diretor de um órgão tão importante faz de conta que não entende ou não quer entender que as pessoas especiais precisam ser protegidas. E ainda tenta ridicularizar os que defendem o bem-estar das pessoas.
O ignorante
Este diretor, e o áudio realmente é dele, deveria ser afastado ou ter um processo administrativo nas costas, afinal, faz de conta que não sabe o pavor de barulho que têm as crianças/pessoas que sofrem com algum grau de autismo. Não deve ter visto nenhum caso e nem procurou saber o que esses efeitos causam em pessoas especiais e animais.
O tolo
Tem que ser muito tolo para pensar que uma lei enviada pelo prefeito e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores proibindo a soltura de fogos (proibindo!), que diz o insano foi para não ficar de male com os outros...
Lei pra faz de conta?
Meu Deus do céu, é esse tipo de gente que não merece estar em cargo público. É pago pela população com impostos, taxas, contribuições e não está nem aí para a lei da cidade. Lei aprovada para que a fiscalização dê de ombros e brinque de faz de conta?
A reação
Pelo que se sabe, a maioria das pessoas ficou indignada pela suposta postura do diretor que recomenda no áudio que um amigo pode infringir a lei e ter a cobertura da prefa. “Solta irmão, solta. Não vai dar nada não. Ixiiii... nem te estressa. Pode soltar bateria, pode comemorar aí que não vai ter problema nenhum. Sabe aquela vereadorazinha paz e amor... Aquela vereadorazinha metida a cuidar dos animais” .... Quem será?