Maes e Julça
Os bagrões da Fundação de Esporte e Lazer da city pexêra, o diretor-executivo Paulo Maes, e o diretor do Paradesporto, Julcemar Ferreira, o Julça, visitaram o socadinho escriba. A dupla veio comentar sobre a decisão conjunta do secretário estadual da Defesa Civil, o governador Jorginho Mello (PL) e a Fesporte de cancelarem uma gama de competições, incluindo o Parajasc, Jasc, entre outros, por conta da chuva.
Rodas ao mar
Maes e Julça garantem que, apesar disso, os esforços de ações esportivas na city pexêra continuam com força total, como o beach soccer, futvôlei, além do “Rodas ao Mar”, que visa oportunizar que as pessoas que tenham algum tipo de deficiência física ou idosos possam ir ao encontro do mar. O evento é anual e visa levar inclusão, alegria, amor e humanidade. Deve ocorrer entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2024. Bacana!
Prestar contas
Maes pretende fazer uma prestação de contas das atividades da Fundação de Esporte e Lazer e apresentar à imprensa e aos vereadores. Paulo Maes (União Brasil) é suplente na piramidal casa do povo e cumpriu 100 dias no legislativo durante a licença da desacelerada Aline Aranha (União Brasil). O chefão do Esporte lembra da importância do trabalho dos vereadores e a sinergia com o poder executivo.
2024
Como não poderia deixar de ser, o papo também versou sobre política e a eleição do ano que vem. Tanto Maes quanto Julça se colocaram como pré-candidatos a vereador. Paulo segue no União Brasil, com o secretário de Obras e vereador licenciado, Dedé Gonçalves, e o primeiro-ministro, Jean Sestrem; e Julça diz que está no PSB, mas está estudando pra onde segue a sua caminhada, fazendo conta, porque eleição, partido, tem muito de matemática.
Apoiar sempre
A dupla trouxe uma camiseta da Fundação de Esportes que deveria ser usada no Parajasc que aconteceria em Itajaí, e o socadinho escriba, que apoia o esporte e a inclusão, fez questão de vestir, até porque a atividade física, o esporte, é vida, e a inclusão de atletas que têm necessidades especiais é saúde e congraçamento entre as pessoas. É preciso sempre apoiar.
Aprovado
O projeto do Finisa autorizando o governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, foi aprovado pelas excelências excelentíssimas da Câmara de Vereadores em primeira votação. O prefeito Elcio e o governo se fizeram presentes em peso na sessão do legislativo. A aprovação teve duas abstenções e um voto contrário.
Autorizou
O projeto visa autorizar a prefa a contratar financiamento com a Caixa Econômica Federal em valor de até 60 milhões de reais. Os recursos vão garantir que avancem ações como uma via ligando Camboriú à marginal da BR 101 e a sua vizinha, a Dubai brasileira. O binário, entre outras obras importantes, devem tomar forma e acontecer.
Só um
Os bastidores demonstravam que cinco vereadores sinalizavam votar contra. O único vereador que votou contra, José Rodrigues Pereira, o Zé Branco (PSDB), tentou brecar a votação pedindo vista, o que foi negado pelos vereadores sob a alegação de que o projeto se encontra na casa desde outubro e já passou pelas devidas comissões.
Contra
O ex-vice-prefeito de Camboriú e presidente do Partido Liberal e o presidente do Camboriú Futebol Clube, Renato Cruz, também estiveram na sessão e seriam contra a aprovação do projeto do Finisa que, com as obras, promove desenvolvimento e dá um gás no governo do prefeito Elcio.
Torcem o nariz
Aliás, muita gente torce o nariz pro Renato Cruz, acusando-o de ter tirado o time de futebol e levado pro lado de lá da BR, em Balneário Camboriú. Dizem que é muito bonzinho, mas quer tentar surfar na onda.
Pavan perdedor
A aprovação do projeto em primeira votação foi uma derrota fragorosa do ex-prefeito de Balneário Camboriú e que é pré-candidato a prefeito de Camboriú, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), que trabalhou nos bastidores pra que o Finisa não vingasse na câmara. Os linguarudos contam que Pavan ligou pra todos os vereadores e ameaçou que quem aprovasse estava fora de estar com ele.
Pode esquecer
A evidência dessa situação foi explicitamente revelada pelo vereador Márcio Antônio Pereira (PSDB) que, ao usar a tribuna na sessão, contou que foi procurado por um pré-candidato a prefeito que lhe pediu pra votar contra e lhe ameaçou de que se votasse favorável podia esquecer... “A decisão é minha, o voto é meu e eu que permanecerei na cadeira”, alfinetou Márcio.
Vice...
Quem emplacou emenda no projeto do Finisa foi o vereador de oposição com nome de cantor, Jhon Lennon Teodoro (Podemos), que chegou a elogiar o governo. Há quem garanta que Lennon pode ser o vice em uma chapa do governo. E o candidato a prefeito? Ninguém sabe...
Itajaí na rota do tiro
Passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da leleia, esta semana, projeto de lei de autoria do intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) que inclui Itajaí na Rota Turística do Tiro no Estado da Santa & Bela Catarina. A matéria segue agora para a pauta das comissões de Turismo e de Segurança Pública.
Moisés sancionou
A criação da Rota Turística do Tiro, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi sancionada no ano passado pelo então governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos). É integrada por 29 cidades do estado.
Tiro esportivo
A iniciativa de Naatz busca, principalmente, promover e divulgar a prática do tiro esportivo, oriunda da colonização europeia, nos clubes, sociedades e escolas especializadas, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional com a geração de emprego e renda.
Prefeito e vice
O diretor da Guarda Municipal da city pexêra, João Felipe Macagnan (MDB), que é filho do ex-prefeito João Omar Macagnan, foi eleito presidente do ADFC, time campeão lá do chiquetoso Itamirim clube de campo.
Profetizou
O fato não seria notícia se o vice dele não fosse o futebolista Níkolas Reis (PSD), e um importante empresário não profetizasse em alto e bom som que “essa chapa vitoriosa aqui será vitoriosa também em 2024”.
Impossível?
O bambambã da construção civil se referia a uma chapa Macagnan e Reis para as principais cadeiras do paço da Vila Operária, o que, dado ao cenário aberto, não é nenhuma ilusão. Os dois se dão bem e têm importantes relações no estado e em Brasília. Resta saber se têm votos…
Duda desmente
O vereador da terra do marisco Duda Bueno soprou aos zovidos desse intisicado escriba que é filiado ao partido Cidadania, diferente do que andam falando. Contudo, o articulista tem documentação que sugere que não está filiado a nenhum partido. Independente disso, Duda encaminhou documentos que comprovariam que está regularmente filiado, mas no sistema não consta.
Filiação
O nobre edil disse que tá por dentro que querem lhe calar e derrubar por força, porque está desempenhando sua função de fiscalizador e isso tem incomodado uma pá de puxa-sacos do alcaide da Mariscolândia.
Boca alugada
Duda era conhecido na city como o boca alugada do prefeito galã do marisco, Aquiles da Costa (MDB), só que, por motivos pessoais, o vereador Duda afirma que no início do ano desembarcou do governo.
Cadeira
Pra quem não se alembra, o vereador titular, João Costa, o Barriga (Cidadania), se afastou para tratamento de saúde e o Duda Bueno assumiu em setembro a cadeira estofadinha na casa do povo e vai ficando. Hummmm…
O caso Paulão...
Nos bastidores políticos da Alesc, o comentário é que o governador Jorginho Mello (PL) será muito cauteloso e pragmático com eventual troca no comando da Fesporte. O diretor, Paulão do Vôlei, dificilmente permanecerá no cargo.
Caiu
Principalmente depois que o clima ficou ruim diante das ofensas que Paulão dirigiu ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB) durante uma audiência pública na semana passada, tendo como tema o cancelamento de competições esportivas pelo estado em função das chuvas.
Cozinhando...
Porém, o governador, político já matreiro e experiente, não estaria disposto a ceder a pressões imediatas de parlamentares, incluindo também alguns setores da imprensa, devendo cozinhar o assunto até a reforma do secretariado entre janeiro e fevereiro próximos. Desta forma, o impacto político seria menor e com clima já mais tranquilo no parlamento. A conferir...
Eu sou PL
O vereador Jonas de Souza, em contato com o socadinho escriba, esclareceu que é do Partido Liberal, o vereador mais votado da sigla e que nunca foi PSD ou apoiou o Partido dos Trabalhadores, e que, na eleição pra presidente, seus candidatos a deputado eram do PL.
Confundem
Jonas diz que as pessoas confundem, por conta do seu irmão, o ex-prefeito Roberto Carlos de Souza, o Bob Carlos, que é do PSD, e eles são muito parecidos. Jonas afirma que continua PL e que o seu irmão tem os seus desejos e caminhos.
Eu sou eu!
Questionado pelo colunista de que a voz é igual à do ex-prefeito Bob Carlos, o vereador Jonas revelou que, quando sua saudosa mãe era viva e ele ligava pra ela, muitas vezes ela perguntava se estava falando com ele (Jonas) ou com o Bob...