Fábio Negão
Há algum tempo a coluna vem alertando sobre a situação do vereador Fábio Negão (PL). Acusado de supostamente promover rachadinha em seu gabinete, a excelência excelentíssima Fábio Negão, foi preso nesta segunda-feira pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) perto de sua casa, no Imaruí.
Contracheque
A operação, denominada de “Contracheque”, cumpriu na época oito mandados de busca e apreensão na city pexêra e na Dubai brasileira. A Polícia Científica passou um bom tempo no gabinete do vereador na piramidal casa do povo recolhendo documentos e até computadores, além do celular de Fábio Negão.
Atitude
Apesar da investigação correr em segredo de justiça, os indícios cobravam uma atitude mais enérgica do poder legislativo. Afinal, no começo do ano quiseram cassar o mandato do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e do seu vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), porque supostamente o alcaide teria recebido seu subsídio estando afastado do cargo.
Show do Golpe
O desejo de cassar o prefeito e o vice gerou um processo moroso e desgastante para o executivo e legislativo. Alguém se alembra do Show do Golpe? E o Gaeco bate no gabinete do vereador e nada de Comissão de Ética? A coluna há 15 dias alertou que haveria uma prisão de vereador.
“Vai dar cadeia! - 05/11/2023
Não se espantem se antes do final do ano um vereador da região acabar recebendo a polícia na sua porta, logo cedo, com um mandado de prisão da dona Justa, e não vai adiantar mandar cartinha ou áudio para o Papai Noel pedindo de presente de Natal pra passar as festas de fim de ano em casa...”
Escutado
O processo corre em segredo de Justiça, mas a piramidal, segundo um vereador, teria solicitado acesso aos autos. Claro que a defesa do contraditório sempre deve prevalecer, mas o que se ouvia nos bastidores e áudios comprometedores que teriam sido realizados pelo vereador, exigindo o repasse de valores, foi escutado por muitos ouvidos.
Corporativismo ou medo?
As excelências excelentíssimas se calaram, quando na verdade deveriam agir. No mínimo e sem desculpas, por favor, abrir um procedimento na Comissão de Ética. Por muito, mas muito menos, teve parlamentar que teve que responder por seus atos e palavras no exercício do mandato. Das duas uma: ou foi o corporativismo ou foi medo (de quê?). Qual a resposta?
Provas robustas
Provavelmente as provas que ensejaram o mandado de prisão preventiva e o afastamento do vereador Fábio Negão do seu mandato conquistado nas urnas são robustas. Grande parte, dizem as fontes, obtidas no próprio celular do vereador e no seu entorno. Gravações medonhas recheadas de ameaças de toda ordem.
Dulce
Quem assume a cadeira estofadinha na piramidal é a suplente, a ex-vereadora visceral Dulce Amaral, que na tarde desta segunda-feira, ouvida pela coluna, se disse surpreendida pela situação e que iria participar de uma reunião no partido. Instada pelo socadinho escriba, Dulce deixou no ar uma suposta atitude de oposição na piramidal.
Providências
O presidente do Partido Liberal, o baixinho entisicado e advogado Denísio Dolásio Baixo, em nota, informou que o processo corre em segredo de Justiça e, por isso, não tinha informações sobre o teor da decisão. O chefão do PL pexêro informou ainda que estava acionando o diretório estadual para as providências cabíveis e que a suplente Dulce Amaral assume o cargo.
Se coçando
Talvez seja chover no molhado, mas agora com certeza os paladinos do dedo apontado na piramidal, que nada sabiam, devem estar cheios de dedos, se coçando pra instalar uma Comissão de Ética pra apurar... Pois então...
Afastado
O presidente da piramidal casa do povo, Marcelo Werner (PSC), cumprindo a determinação judicial, afastou o vereador Fábio Negão e, no mesmo despacho, convocou a suplente Dulce Amaral pra que assuma a cadeira estofadinha.
Mansão da Neusa
O Ministério Público aceitou e abriu uma investigação referente à denúncia do radialista Wilson Lima relacionada ao aluguel da mansão pra abrigar a Secretaria de Assistência Social no valor de R$ 25 mil. A casona foi alugada pela secretária Neusa Giraldi. Quem puxou o cordão dessa história toda foi a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), cabreira com essa situação toda.
Anna foi lá
A vereadora Anna foi lá na mansão da Neusa, digo, Secretaria de Assistência Social, e gravou vídeos mostrando a suntuosidade do local, que tem até piscina. O MP quer saber também se não tem direcionamento, porque ao lado – no mesmo lote - tem o escritório de um advogado com uma placa de especialidade em INSS.
Mais caro do que em Sampa
O promotor Milani Maurílio Bento quer entender se tem direcionamento. E, além disso, constatou que o valor do metro quadrado do aluguel é cinco por cento mais caro do que o aluguel em São Paulo. Esse aluguel direto acabou por ensejar a abertura de uma CPI dos aluguéis da prefa na Câmara de Vereadores de Itajaí. Qui coisa, meu povo!
Quase cortou o pescoço
O vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) quase teve o pescoço cortado quando pilotava a sua moto, tendo de carona a filha. Um fio solto de uma operadora no centro de Itajaí passou pelo seu pescoço, ocasionando um pequeno corte. Lamim conta que teve sorte, mas que a montanha de fios pendurada nos postes na city pexêra é uma loucura.
Imexível se mexer
Lamim fez um requerimento ao “imexível” secretário de Planejamento, Rodrigo Lamim, pra que proceda à notificação da Celesc pra que retire os fios que andam pendurados em postes ou embarrigados, o que é ilegal e preocupante. Rodrigo Lamim, o das camisetas graciosas, não liga pra nada, manda e desmanda, será que vai agir nesse caso? Não acredito, mas...
Perigoso e feio
Além do risco de acidente, lembra o vereador bigodudo que escapou por pouco de um ferimento mais grave no pescoço, “esse emaranhado de fios pendurados está em desuso, é preciso que o Planejamento aja e que a Celesc promova a sua retirada. Tenho circulado na cidade e fotografado. Tem perigo e é feio”, enfatiza Lamim.
Errou
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) errou feio em postar na sua rede social um tweet de uma menina que escreveu “O que vemos hoje é resultado de anos e anos de jovens argentinos passando férias em Santa Catarina no verão”. A publicação se referia à vitória do novo presidente da Argentina, Javier Milei.
Ironia
Os perdigueiros de plantão me questionaram se, em relação ao prefeito (ou a quem faz as redes do alcaide), seria falta de interpretação de texto não ter entendido a ironia ou a publicação foi feita propositalmente para conquistar mais likes (coisa que o rei do rock ama).
Caçador de likes
Isso já que o post da guria que viralizou no Twitter foi uma grande ironia pela “fama” de Santa Catarina em ser um estado de extrema direita. Teve até artista famoso que respondeu ao post da menina no Twitter, mas mesmo assim o prefeito achou que seria legal publicar a ironia ou a “sacada” na rede dele.
Ironia
A menina que fez o comentário ironizando a eleição na Argentina respondeu com a mesma ironia ao post do prefeito rei do rock: “No Brasil da união e reconstrução, até o prefeito compartilha conteúdo de petista. Lula faz tudo mesmo!” Inteligente a moça né?
Eleição
A grande verdade disso tudo é que a Argentina, que passa por um momento extremamente delicado e com uma inflação altíssima, tem um novo presidente eleito, democraticamente, e que os hermanos argentinos são nossos parceiros na economia e turismo, entre outros setores. Resultado de eleição se respeita, apesar de alguns insanos achar que não.
Assim que tem que ser
A despeito do que aconteceu na eleição em terras portenhas, com ataques virulentos de Milei ao presidente brasileiro, o mandatário da nação, o presidente Lula, parabenizou o eleito no domingo. Assim que tem que ser. Vida que segue.
Chefes de Estado
Lula deixou de ser candidato e se elegeu presidente do Brasil. O Javier Milei se elegeu presidente da Argentina e toma posse no dia 10 do natalino mês de dezembro. O que menos se necessita são embaraços de ordem ideológica. Os chefes de estado devem trilhar um caminho de harmonia econômica e interesses comuns, mesmo que os loucos insanos de ambos os lados não o desejem.
Novela da TPA
O intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) voltou a criticar a retomada da cobrança da famigerada Taxa de Permanência e Agonia, ops, Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas, bem como recomendar que o povo deixe de pagar o pedágio que é cobrado no período de verão e até 15 de abril do ano que vem.
Roubalheira
Naatz questionou: ”Até quando eles continuarão desafiando a justiça? A roubalheira da TPA de Bombinhas foi reativada”, ao reiterar que o município optou por ignorar a orientação do Ministério Público da Santa & Bela Catarina. A TPA foi criada pela deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos) e é mantida pelo seu marido, o prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (Podemos).
Parar com a cobrança
O MP recomendou a não retomada da cobrança, em função da nova legislação estadual aprovada na leleia desde 2020, de autoria do próprio deputado Naatz, o que acarretaria a revogação automática da lei municipal de Bombinhas.
Absurdo!
Naatz observou também que dados fornecidos pelo próprio Tribunalão de Contas do Estado (TCE), em ação popular de sua autoria, revelam que 54% de todo o valor arrecadado com a taxa nestes últimos anos foi destinado à empresa gestora da TPA (totalizando cerca de R$ 70 milhões).
Varrição de rua
Enquanto isso, 44% da taxa cobrada no suado bolso do turista que se aventura a adentrar na capital do mergulho foram direcionados para serviços de limpeza de rua, com a mesma empresa vencendo repetidamente as licitações.
Não cumpre
Ou seja, a TPA de Bombinhas não cumpre com sua finalidade ambiental já que, pelo relatório do TCE, menos de 1% foi destinado a projetos neste sentido. Cobra também novas ações do Ministério Público para coibir a cobrança.
Crime de prevaricação
É importante lembrar que nas recomendações do próprio MP catarinense à prefa foi incluído também o alerta de que “a continuidade da vigência da TPA pode incorrer na prática de crime de prevaricação por parte do prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago”. A conferir até onde vai essa queda de braço ...