Segurou o projeto
A relatora da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da piramidal casa do povo, a bela do Selmo Cristiane Stuart (PSC), pediu vista do PL 176/2023, de autoria do vereador Paulo Maes (União Brasil), que propõe o pagamento de 12 parcelas aos beneficiários do programa Bolsa Atleta.
30 dias pendurado
Devido ao pedido de vista, o projeto não foi para votação. O projeto de lei teve o pedido de urgência aprovado e era para ter sido carimbado, digo, votado na sessão da última quinta-feira, mas com o pedido da vereadora Chris, agora poderá ficar 15 dias em análise, com prorrogação para mais 15 dias.
Ficou fulo
O vereador Paulo Maes ficou fulo da vida e expressou sua frustração com a situação, destacando que o PL que obriga o executivo a realizar o pagamento de 12 parcelas aos profissionais do esporte, técnicos, auxiliares técnicos e iniciação esportiva é uma iniciativa importante e justa.
Inviabilizou?
Se o projeto foi em regime de urgência, por que a vereadora Cristiane Stuart pediu vista? O pedido da parlamentar acaba por inviabilizar o projeto para 2024 devido à falta de tempo para lançar o edital dentro do prazo regimental. Ou seja, quem vai sofrer são os profissionais do esporte. Será que a Chris não se atentou pra isso, ou só fez porque é oposição? Oposição aos profissionais do esporte?
Educação furada
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) está tomando críticas pesadas da comunidade. As fortes chuvas nos últimos dias revelaram uma rede educacional municipal que mais parece peneira, com escolas e creches com telhados totalmente estragados, infiltrando água durante as chuvas. Chove mais dentro do que fora...
Estarrecedor
É realmente curioso que um prefeito que exalta as maravilhas do seu governo, faltando pouco mais de um ano para o final do seu segundo mandato, tenha pecado tanto na falta de manutenção das unidades escolares. Escolheu mal os gestores dos últimos anos? Não deu a necessária atenção pra importância pra educação?
Não dá jeito
Há pouco tempo o prefeito rei do rock trouxe o vereador Marcelo Achutti, o Quero-quero (MDB), para cuidar da pasta da Educação, mas nem mesmo a excelência excelentíssima que berrava feito doido contra o prefeito tem dado jeito em algo simples: manutenção das unidades escolares.
Chovendo literalmente
Imagens circularam nas redes sociais mostrando a escola Médici, no bairro das Nações, chovendo dentro de várias salas. As aulas foram suspensas. No dia seguinte a escola ficou às escuras em grande parte do dia, com alunos dentro de sala de aula aprendendo no escuro. Lastimável.
Complicado
O prefeito pop star tem sido fortemente criticado. Fabrício nos últimos dias só tem aparecido pra falar das obras faraônicas, modernas, feitas em parceria público-privada, mas têm sisquecido da Educação.
Sisqueceu?
Segundo línguas afloradas da city, não somente a Educação tem unidades caindo aos pedaços, mas outros setores que sofrem com o abandono (volto ao tema). Vamos tocar obras importantes, alargamento da faixa de areia e revitalização da avenida Atlântica, mas deixar de lado situações cruciais como a Educação não é de maneira nenhuma aceitável.
Governa para os ricos
Memes e vídeos foram editados criticando o prefeito nos últimos dias. Um deles acusa o alcaide de governar para os ricos da city, numa daquelas que “pobre que se exploda”. Bem, pensando mais na elite do que no povão, o prefeito vai calçando perfeitamente a estrada daquele alcaide sem prestígio que não deve eleger o sucessor. O tempo dirá.
Renata Furlanetto
A secretária-adjunta de Comunicação do governo do estado, a jornalista Renata Furlanetto, em contato com o socadinho escriba, afirma que o vídeo que anda circulando com uma fala sua e que originou a nota de repúdio dos vereadores de Taió tá fora de contexto.
Fora de contexto
Renata diz que o vídeo traz apenas um trecho da sua postagem no story do seu Instagram, e que em momento algum citou o município de Taió ou outra cidade. “Minha referência era sobre a quantidade de informações que estavam surgindo em redes sociais e grupos de WhatsApp sobre as enchentes, sem que as pessoas buscassem de fato uma referência oficial e técnica; criticando e ofendendo os profissionais e ações do governo que trabalhavam para alertar as pessoas e minimizar os impactos das chuvas. E pior, causando mais pânico e preocupação na população”, enfatiza a bagrona da comunicação estadual.
Vídeo distorcido e maldoso
Renata lembra ainda que ela e sua família já passaram por enchentes em Itajaí, por mais de uma vez. “Sei bem como é triste a situação e como as pessoas estavam se sentindo e jamais iria me divertir com a desgraça alheia. Eu não sou essa pessoa que ‘pintaram’ e que está sendo julgada e acusada a partir da montagem de um vídeo distorcido e maldoso. Peço desculpa se fui mal interpretada e ofendi alguém. Ratifico que essa jamais foi a minha intenção. Meu objetivo foi para termos mais responsabilidade com as informações naquele momento”, finaliza Renata.
Lucas Lima
O Lucas Lima (PT), que é sobrinho do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), e da deputada federal e líder do governo Lula, Ana Paula Lima (PT), visitou o socadinho escriba e afirmou que é pré-candidato a vereador em 2024. Lucas já foi candidato a uma cadeira estofadinha na piramidal casa do povo, não se elegeu, mas fez mais de 700 votos quando da disputa.
Na espinha
A capa do nosso DIARINHO de todos os dias noticiou, na edição de sexta-feira, o retorno da famigerada taxa de permanência e angústia, digo, Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas. A paulada no bolso é de 35 pilas no bolso de quem se aventurar a ir de caranga à capital do mergulho.
Coragem pra acabar
A prefa comandada pelo prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (Podemos) quer mais é arrecadar. O deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) defende que o cidadão não pague porque a Constituição estadual veda e o Ministério Público também. Espero que o próximo prefeito repense. Ou não?
Amin e Jorginho
O senador turco-careca Esperidião Amin (PP) participou nesta sexta-feira da reunião remota do Fórum Parlamentar Catarinense que tratou das chuvas que assolam a Santa & Sofrida Catarina. Além dos parlamentares, participaram o governador Jorginho Mello (PL) e o secretário da Defesa Civil de SC, Coronel Armando.
Pedir ao Lula
Um dos assuntos levantados na reunião pelo governador é de que a bancada federal destinasse um valor global de emendas para ajudar SC na questão das chuvas. Durante a manifestação do senador, ele sugeriu que a bancada federal fosse ao presidente da República pedir apoio de recursos à União.
Um pouco de cada
Inclusive, Amin sugeriu ao governador que “a transação com o governo não é quanto a bancada vai dar, é quanto Santa Catarina vai colocar, seja com recurso da bancada estadual, federal e do executivo estadual. E o governo federal, nesta negociação, dá um outro ‘tanto’. Porque só o que a bancada federal vier a dar é muito pouco”, sugeriu Amin.
Audiência
A expectativa é de que na próxima semana seja agendada uma audiência entre a bancada catarinense e o governo federal para que a Santa & Bela Catarina, que vem sendo assolada pela chuvarada medonha, trazendo inundações, seja assistida da melhor forma possível.
Blog do JC
Além da coluna Jotacê, que o leitor acompanha um dia sim e outro também, pode dar uma bizolhada no Blog do JC, no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Acessa no DIARINHO.net