Antaq multa Porto
O povo da superintendência do Porto de Itajaí, que é a autoridade portuária, deixou correr frouxo, e apesar de trocentos cargos que nos custam mais de R$ 400 mil mensais, o porto permaneceu parado por longos meses trazendo prejuízos pra toda a cadeia ligada ao terminal, a cidade e região. Quando o colunista fala no tema tem quem ache ruim, mas é a mais pura verdade.
200 mil de paulada
Pois bem, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) multou a Autoridade Portuária em R$ 200 mil por incompetência na manutenção do canal. E o problema estava indo em banho-maria, mas desde 2022 vem prejudicando a navegabilidade dos portos de Itajaí e de Navegantes. O problema é que o serviço contratado com a empresa que realiza a dragagem não vem sendo cumprido como prevê o contrato.
Profundidade
O objetivo do contrato é que a cota de navegação deve ser de 13,50m para as bacias de evolução 1 e 2 e canal interno. O canal externo deve ser de 14m. O contrato 025/2018, que foi firmado com a Superintendência do Porto de Itajaí, preceitua que a empresa que foi contratada, a Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda, ratifica a obrigação de se manter essas cotas mínimas.
Bateu em cima
Uma investigação fiscalizatória da Antaq comprovou que o serviço é porco. A superintendência teria sido notificada no ano passado e informou que notificou a empresa e teria suspendido os pagamentos, com a informação de que voltaria quando a batimetria comprovasse o cumprimento por parte da empresa.
Espirrou pagamentos
O problema é que o porto voltou a pagar a empresa e a profundidade permanece inadequada. Além disso, a Superintendência ainda deixou de multar a empresa, o que preceitua o contrato. No ano passado, nadicadenada de ação da Superintendência para cobrar os evidentes descumprimentos (as batimetrias homologadas pela Marinha comprovam).
Cara de paisagem
O descumprimento, segundo a Antaq, ensejaria aplicação de advertência, suspensão de pagamento, aplicação de multa e notificação para regularização da profundidade adequada. Daí se entende o porquê do Porto estar na situação de merda que está. Incompetência que chama ou há interesses outros que não os públicos nessa fechada de olho?
Saudades do Otto!
Graças a Deus, o dublê de vereador Victor Nascimento (PL) descola da cadeira da piramidal casa do povo nesta quinta-feira e, na próxima sessão, teremos o retorno do titular, o Otto Quintino (sem partido), que pode ser chamado de Miacho, mas é um milhão de vezes melhor do que o… como é mesmo o nome dele? O Otto pode ter trocentos defeitos, mas não se compara ao zé ninguém que é o suplente.
Vergonha que se diz?
Ah, o enfermeiro do Samu, quando trabalhava em Camboriú, foi demitido por justa causa no governo da prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), por conta de ter levado a única ambulância da cidade pra o transportar para um concurso público. O cara deixou o veículo estacionado por cinco horas na Univali de Itajaí, onde se realizava uma prova. Fato que rendeu processo administrativo e teve repercussão nacional.
Conduta humanizada
O tal dublê de político tem deixado claro nas suas falas, na tribuna da piramidal e redes sociais, que não tem uma conduta humanizada e imparcial. É um troglodita ingnorante. Tem sido preconceituoso com os menos favorecidos, às questões de gênero, às opções políticas, às diferenças de classes sociais. Lamentável um cara desse no legislativo!
Premiou!
Fico imaginando o que pensa o presidente da piramidal casa do povo, o ex-comunista (ex mesmo?!) Marcelo Werner (PSC), ao escutar o Victor dizendo que repudiava o nazismo, mas que o comunismo é muito pior que o nazismo. Marcelo ainda premiou o tal quase ex-vereador (graças a Deus!) com uma viagem a Brasília pra representar o legislativo. Deve ser para queimar a cara do legislativo de Itajaí em Brasília. Marcelo tem horas que se enterra...
Repudiaram
Três vereadores, a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), o Bruno da Saúde (MDB) e o Paulinho Amândio (PDT) repudiaram as falas preconceituosas e homofóbicas do quase ex-vereador (graças a Deus!) contra a Parada da Diversidade que se realizou no último domingo na Dubai Brasileira. Anna diz que o legislativo tem que se posicionar.
Tás tolo?
O pior de tudo é que estão comentando que se o ex-vereador e atual subsecretário de Portos e Aeroportos, Robison Coelho (PL), for eleito prefeito em 2024, o quase ex-vereador (graças a Deus!) vai ser o chefão do Samu ou até secretário de Saúde de Itajaí. Pode uma coisa dessas? Só se o Robison quiser começar mal e perder votos antes mesmo de ser candidato. Muitos votos...
Tá feia a coisa!
O caldeirão ferve na Mariscolândia. Estes dias, o vereador rei dos anéis, Ferrão (Podemos), ficou fulo da vida com o prefeito Aquiles da Costa (MDB) que, frente ao trabalho do parlamentar, declarou em um grupo de zapzap que a mulher dele (Ferrão) deveria ter dormido de calça jeans...
Filhos da...
Agora, um cargo comissionado do governo do prefeito Aquiles em um grupo de zapzap, puxando a sacaria do prefeito ao extremo (cuidado, que vai arrebentar, hein) e pra garantir o cargo, teria xingado os vereadores de filhos da p.... Credoemcruz, esse povo precisa tomar uma maracujina e ter mais respeito. Divergir, mas sempre no campo das ideias. Criticar, tranquilo, mas sem baixaria.
Dar exemplo
O Ferrão, entre outras excelências excelentíssimas, cobrou respeito para com a Câmara de Vereadores e os parlamentares. Com razão! O prefeito Aquiles é quem deveria dar o exemplo, afinal, é o chefe do executivo e já foi vereador... Se não dá exemplo, vira essa baixaria toda.
Nem te ligo
O ex-abobrão e puxa do governo Aquiles, o vereador Duda Buena (sem partido), que hoje é oposição, reclamou que fez trocentos pedidos de informação e o executivo nadicadenada de responder. Além disso, Duda lascou que o prefeito Aquiles governa pelo WhatsApp. Tás doido! Um amigo desses o cara nem precisa de amigos.
Intisicada
A intisicada e agora turbinada loirosa Jane Stefenn, mesmo sem cargo eletivo, não sossega de jeito nenhum. Em contato com este pançudinho e zarolho escriba, a mulher não economizou o verbo para contar que continua fiscalizando Camboriú, como sempre fez, enquanto vereadora.
Bomba
A última bomba recai sobre o atual e ex-secretário da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), Júnior Mafra, e Valmor Dalago. Este último foi exonerado do cargo por estar sendo investigado.
Propina!
Segundo denúncias que chegaram aos zovidos da loirosa Jane, a Fucam estaria recebendo propina para liberar a retirada de barro do Loteamento Santa Clara, no bairro São Francisco, na capital da pedra.
Carcar
Os moradores da região juram de pés juntos que a prática é antiga e que todo mundo sabe. Em razão dessa prática, quando chove, os moradores da região são orientados pela Defesa Civil a deitarem o cabelo e saírem de suas casas por conta dos riscos de deslizamentos.
Dindim
As reclamações dos moradores são dirigidas à Fundação de Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), órgão que deve fiscalizar e proteger o meio ambiente, porém nada é feito, segundo a Jane. Os mais linguarudos afirmam que a falta de ação da afundação, digo, fundação tem a ver com um suposto dindim que alguém está recebendo lá dentro. Ah, para, né, mentira. Arreda, raça de bocudos!
Nem te ligo
Depois de várias conversas e áudios que os moradores enviaram para a encapetada, bocuda e agora turbinada ex-vereadora Jane, ela tentou contato com o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) e com o atual secretário da pasta, Júnior Mafra, mas não foi recebida por nenhum deles.
“Se eles me ignoram, imagina o cidadão”
Além de não receberem a ex-vereadora, ela não teve nenhuma resposta às mensagens que enviou ao prefeito e ao secretário. “Se eles me ignoram assim, mesmo já tendo sido vereadora, imagine o que não fazem com o cidadão comum?”, desabafou a turbinada, digo, intisicada Jane.
Investigação séria
A muié é tão porreta que mesmo estando no governo atual não mede a língua para apontar o que está errado. Jane afirma que as denúncias chegaram a ela e que, por ora, antes de uma investigação séria, o assunto deve ser tratado como uma suposição, porém, se confirmado, tem que rolar penalização para os envolvidos.
Investigação séria
Enfim, a revolta da loirosa Jane é fazer parte do governo e não ser ouvida sobre um crime ou irregularidade que supostamente estão acontecendo à luz do dia e sob os olhos de todo mundo...
Clima ruim
Os perdigueiros da coluna nos altos da Dinamarca assopram que o clima estaria difícil entre a secretaria de Meio Ambiente da Dubai Brasileira, Maria Heloisa Furtado Lenzi, outros bagrões do governo e até servidores da referida pasta. Corroboram as falas notando que a secretária não tem participado de eventos, como o da Bandeira Azul. O que será que está acontecendo?
Sim ou não?
Aliás, tem quem comente de um lado que o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) pretende fazer uma reforma administrativa entre o final deste ano e o início de 2024. Já outros garantem que nada muda, porque pior do que tá não fica...
Não ao parque
Começou uma campanha que, além de manifestações, ganhou as ruas, em forma de adesivos em carangas de Balneário Camboriú. Os adesivos com os dizeres: “Não ao parque central BC” (com um X no meio), tem sido afixados em vários veículos que circulam na cidade, tudo contra a tal ideia do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) do parque das ilusões, digo, central.
Brizolista?
Circula comentário de que o vereador pexêro Fábio Negão pode deixar o Partido Liberal e zarpar rumo a uma sigla de esquerda. Conversas já teriam sido feitas, purexemplo, com o vice-prefeito e capo do PDT, Marcelo Saldré, ops, Sodré.