Falsificação?
O radialista Wilson Lima, da Band FM de Itajaí, noticiou na semana passada que uma assessora do vereador Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) teria supostamente falsificado documentos pra ser ressarcida de valores na piramidal casa do povo.
Cristalino
Lima chegou a entrevistar o presidente da Câmara de Vereadores, o ex-comunista Marcelo Werner (PSC), que disse que uma investigação administrativa corre no legislativo e que existem indícios de uma falsificação, mas, pra não viciar o processo, não poderia dar detalhes sobre o caso.
Passou pano
Por sua vez, o Sancho Pança, Osmar Teixeira, também se pronunciou e declarou que se tratava de um boleto de 72 reais referente a um plano de saúde, que já teria sido pago por uma assessora sua que desistiu por conta de deficiências de atendimento. Lima contestou que não seriam apenas 72 reais (apesar de que um real ou um milhão é dinheiro público) que teriam que ser devolvidos.
Ofício pra cancelar
O Wilson Lima revelou que o chefe de gabinete do Osmar fez um ofício pedindo pra que a assessora que reincidiu com o plano de saúde, mas continuava recebendo em seu holerite, pudesse devolver parcelado, o que não é possível juridicamente. Então, o mesmo chefe de gabinete fez outro ofício, pedinchando o cancelamento do primeiro. Confusão...
Dedo apontado
O que precisa ser esclarecido é esse deus-nos-acuda medonho, afinal, o vereador Sancho Pança, Osmar Teixeira, tem o reiterado costume de apontar o dedo pra todos, se diz o mais correto, honesto, o melhor de todos e achincalha com reputações, conforme seus ataques de nervosinho e gritão na tribuna. Não pode dizer que seus assessores fazem o que querem na sua fuça. Ou pode?!
Indicou
Interessante que essa mesma assessora que supostamente fraudou documentos pra ser ressarcida teria sido indicada pelo vereador Osmar pra uma função gratificada na piramidal casa do povo, na comissão de licitação. Complicado, né não?
Ressurgindo das cinzas
A ex-vice-prefeita da city pexêra, Dalva Renhius, tem sido vista nas ruas cumprimentando até poste. Há quem diga que Dalva está sonhando em ser vice nas eleições do ano que vem e que procura um ninho, digo, uma sigla pra se alojar. Hummmm...
Vai dar cadeia!
Não se espantem se antes do final do ano um vereador da região acabar recebendo a polícia na sua porta, logo cedo, com um mandado de prisão da dona justa, e não vai adiantar mandar cartinha ou áudio para o Papai Noel, pedindo de presente de Natal pra passar as festas de fim de ano em casa...
No prego...
Logo, logo, estoura o fato de que um vereador que foi candidato a deputado estadual nas últimas eleições, não tendo como fechar as contas, prometeu cargos pra quem fizesse empréstimos pra poder fechar as contas da campanha. Todos os assessores com as contas penduradas no prego pra ajudar o parlamentar e garantir o cargo... Credoemcruz!
Centro de Inovação
Santa Catarina ganhará mais um Centro de Inovação. O Governo do Estado e a prefa de Itajaí inauguram nesta segunda-feira, às 10h, com a presença do governador Jorginho Mello, o Centro Regional de Inovação - ELUME Parque Tecnológico -, um espaço inovador destinado a revolucionar o cenário da inovação e do empreendedorismo em toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Ciência, Tecnologia e Inovação
O prédio, com investimento de R$ 8,7 milhões, foi construído em parceria e fará parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. A pasta foi criada pelo governador Jorginho Mello em fevereiro deste ano, e tem como secretário Marcelo Fett.
Berreiro nas Piçarras
A prefa das Piçarras licitou mais de 20 contêineres na beira-mar da ex-capital do jet-sky. Teve gente que pagou mais de 300 mil por um ponto, mas a Secretaria de Turismo nada de agilizar os alvarás de funcionamento.
Incompetência?
Dizem por lá que o secretário de Turismo, João Sensi, assumiu a pasta em fevereiro cheio de ideias e vontades, mas até agora não conseguiu resolver quase nada. Sopraram pra mim que os quiosqueiros estariam preparando uma manifestação pedindo a saída do secretário.
Faz sentido
Imagina só a situação: a prefa fazendo beicinho pra liberar alvará pros quiosqueiros, que desembolsaram uma fortuna. Dizem por lá que o secretário tem a mania de terceirizar as próprias demandas, deixando tudo pra trás.
Temporada
Estamos a menos 15 dias da abertura da alta temporada em Piçarras. Vai ser vergonhoso pra city se o povo chegar na praia pra dar uma banhada no esqueleto e os quiosques estiverem todos fechados. Incompetência que fala?
Como trata?
Fico imaginando qual será o tratamento que o dublê de vereador de passagem, Victor Nascimento (PL), no seu trabalho no Samu, aplica aos moradores de rua? Até porque o Samu atende todos, de ricos a pobres. Desde pessoas com problemas de saúde até em surto...
Defendeu
Minha dúvida é pertinente, afinal, na semana passada, o Victor usou a tribuna da piramidal casa do povo pra defender a ação truculenta, fora da lei, sem o conhecimento e desrespeitando o comando da Polícia Militar, de policiais agindo feito milicianos contra esse povo que tá na curva da vida. Uma vergonheira pra Santa Catarina que repercutiu país afora. Fato repelido pelo governador Jorginho Mello que é do mesmo partido a que o Victor é filiado.
Passar pano
Outra coisa: será que o presidente do PL pexêro, o advogado e membro da imprensa Denísio Dolásio Baixo, compactua com as atitudes e as falas infelizes, lamentáveis, execráveis do vereador do seu partido, contra os moradores de rua e contra o jornal? Não quero crer que o Denísio vai passar pano, se acovardar ou vai se calar. Mas a verdade é que Denísio anda com o trogloditas a tiracolo...
Vai se calar?
Não acredito que o Denísio, que nos seus anos de rádio e televisão defendeu com veemência o correto e os oprimidos e se mostrou contra a violência de todas as formas, vá se calar. Ou será que radicalizou, mudou? Até porque quem cala consente, consequentemente, concorda...
CPI
Pai Atanásio, que anda com a “bacia” travada por conta do ciático, não deixou de dar o seu palpite, resmungando de dor e todo rengo, de que a CPI na casa do povo da praia alagada, ops, alargada, começa a ganhar forma, e nos bastidores a expectativa por mais duas assinaturas é grande, assim como as articulações que governo tem feito para evitar essa tragédia, digo, investigação.
Desastre
Porque a tragédia já foi consumada, segundo relatório do próprio IMA, que confirma que o esgoto era jogado sem nenhum tratamento no rio Camboriú e seguia o seu curso natural para o mar, deixando a praia toda cagada e fedorenta, ops, poluída por dois anos seguidos, e que este cenário trágico deve se confirmar novamente para esta temporada. Deus nos livre e nos defenda!
Omissão
O IMA ainda atesta que a Emasa não avisou a população sobre a merdança, ops, sobre o despejo de esgoto sem tratamento, e afirma que o gabinete do prefeito não sabia de nada. Fabrício Oliveira (PL) também não informou nada publicamente. É omissão que chama?
Apague a luz!
Tem até quem diga que último a sair do governo apague as luzes e não esqueça de trancar a porta, no momento em que a administração de plantão no paço dos altos da Dinamarca passa pela pior fase, desde o lançamento das “Novas Ideias”, que não limparam a balneabilidade da praia (último relatório IMA, mês outubro, dos 15 pontos de coleta, 11 estão impróprios para o banho).
Morro abaixo!
A Emasa está arruinada e atolada na maior denúncia de desastre ambiental já vista na Dubai Maravilha. Outra denúncia dá conta de que crianças são mal tratadas em uma creche particular conveniada da prefa. Não! No metro quadrado mais valioso do Brasil? Me abana, que não pode ser verdade!
Projetos pessoais
Por fim, a situação de cabo de guerra com o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), escancara a disputa pelo poder nos bastidores e a construção de projetos pessoais de poder que não vislumbram o bem coletivo, cada um puxando a brasa para assar a sua sardinha. Salve-se quem puder!
Novas Ideias?
E a ideia estapafúrdia do tal parque das Ilusões, digo, Central que o prefeito pop star Fabrício Oliveira jogou no ar, continua rendendo dor de cabeça sem fim e não tem analgésico que resolva. Final de semana, rolou segunda manifestação berrando contra tal insanidade. O prefeito só pode estar ouvindo vozes, ou será que tem essas ideias sozinho?
Cara-a-cara
O secretário de Educação da Dubai Brasileira, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), foi convidado para participar da reunião da comissão de educação na casa do povo da Dubai, na última quarta-feira, onde ficou de frente com a minha musa cabreirinha, Juliana Pavan (PSDB por enquanto), e o sou da paz, Eduardo Zanatta (PT), vereadores da oposição, membros da comissão.
Encarou os leões
Posso ter quinhentas mil reservas com relação ao que pensa o Quero-Quero, digo, Marcelo Achutti, principalmente quando estava na casa do povo e esticava o pescoço, ficava roxo, mas tem que se tirar o chapéu, foi lá na câmara pra encarar os leões, o que a maioria dos bagrões do Fabrício não fazem. O próprio prefeito que anda perdido, perdido...
Forno ligado
Na verdade, o forno de assar possíveis pré-candidatos tá ligado, na temperatura de 200 graus que assa logo e ligeiro. Os secretários do governo FO, que sonham em serem ungidos pra estar na disputa em 2024, com fogo amigo ou inimigo, antes de ficarem tostados, daqui a pouco podem ser todos contra o governo...
Pacotão
Ainda rende nos bastidores da política da leleia o café da manhã na semana passado, na Casa d’Agronômica, quando, finalmente, o governador Jorginho Mello (PL) apresentou aos deputados estaduais o tal de pacote de projetos tão aguardado e que deve chegar no parlamento estadual no próximos dias.
Apelos e medidas
Na reservada reunião com os deputados, teria chamado a atenção o fato do governador, que é considerado centralizador por muita gente do círculo político, ter feito um apelo para a contribuição e compreensão dos parlamentares às medidas “necessárias “ que vão de incentivo financeiro a micro e pequenos produtores, saneamento da inadimplência de tributos e financiamentos, ao programa de investimentos imobiliários.
Iprev e aposentados
E um outro pedido especial para não mexerem na mudança da tabela de valores de descontos dos servidores públicos em geral, e especialmente, dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado, Iprev, em síntese, a revisão dos 14%, sob pena “de inviabilizar o Regime Previdenciário do Estado.”
Inevitável
Mas nos bastidores da reunião e do parlamento, já houve comentários de que serão inevitáveis os debates em torno deste tema dos descontos, já que o governo quer fazer progressivo para quem ganha até três salários mínimos, levando três anos, até 2026.
Prometeu revogar
Enquanto a oposição na Alesc (apesar de leve e moderada via PT e Psol) defende a extinção total da contribuição dos aposentados que ganham abaixo do teto da previdência (em torno de R$ 7 mil hoje). Quando o ex-governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) lascou o desconto, Jorginho Mello debulhou que era sacanagem com os aposentados e prometeu revogar. Agora...
Novas tetas, ops, cargos
Outro projeto que deve gerar berreiro, digo, debates internos é o que prevê a criação de uma penca, digo, uma lista de 123 novos cargos comissionados no Programa de Gestão de Compras Governamentais (Compras SC), justificado pela equipe de planejamento do governador com a necessidade de centralizar as aquisições.
Enxugando o quê?
Os bons da boca estaduais do Jorginho lascam que é necessário nas aquisições da Administração Direta, Autárquica e Fundacional nas secretarias de Saúde, Fazenda, Administração e Casa Civil. “É muita gente para quem pregou fazer uma gestão estadual enxugando a máquina”, comentou um atento observador da ala oposicionista. A conferir os desdobramentos nas próximas semanas...