Milícia em Itajaí?
Foi um completo absurdo a escolta de cinco viaturas da Polícia Militar de Itajaí pra cima de pessoas em situação de rua e catadores de lixo até a divisa do município vizinho, Balneário Camboriú, na madrugada de terça-feira. Os PMs fizeram cerca de 40 pessoas caminharem até Balneário Camboriú, no meio da madruhada, e as soltaram nas margens da BR 101 de BC.
Ajuda de BC
Ainda durante a madrugada, a equipe da Secretaria de Assistência Social da Dubai e a Guarda Municipal estiveram com essas pessoas. Nas redes sociais, a secretária pink Christina Barrichello falou que os moradores de rua de Itajaí foram espancados e sofreram nas mãos dos policiais. Somente pela manhã a Secretaria de Assistência de Itajaí “acordou” e chegou para levar os moradores para um centro de acolhimento da cidade.
Não sabe de nada...
O comandante da PM de Itajaí, tenente-coronel Ciro Adriano da Silva, disse que não houve operação oficial da PM com relação aos moradores de rua e que o ato foi executado pelos policiais na clandestinidade. Os militares agiram à margem do comando, como se fossem milicianos. Faz tempo que tem gente dentro da PM que age como se não devesse explicações à sociedade. Mas são funcionários públicos que não podem agir ao arrepio da lei.
Respostas
Agora a Polícia Militar de Santa Catarina e o governador Jorginho Mello (PL) precisam chegar para a sociedade e explicar o que aconteceu. Quem deu ordens? Os PMs agiram sozinhos? Quem foi que mandou levar essas pessoas escoltadas em cinco viaturas, contando que cada uma leva dois militares, seriam em torno de 10 os envolvidos, ou seja, grande parte do efetivo de plantão naquela noite cometeu uma ação violenta e clandestina.
Kombi “cata-mendigo”
Os mais vividos, igual este pançudinho escriba, devem lembrar da temida Kombi “cata-mendigo” de Balneário Camboriú, que pegava o povo que tava na rua, na curva da vida, e os levava pra Itajaí e até mais longe, os abandonando lá nos quintos pra ver se não voltavam. Limpeza social que chama? Uma vergonha para Santa Catarina!
Baixaria
Pode-se questionar ações e opiniões do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), mas fazer vídeos culpando o parlamentar de que estaria em conluio com a PM pra trazer os moradores de rua de Itajaí pra BC a fim de prejudicar o prefeito Fabrício é insano. Não tem nada a ver. Pura baixaria política e rasteira pra atacar o CH. Não é por aí.
Uma coisa é uma coisa
A questão social, o ser humano, os moradores de rua, precisam de atenção do poder público, por isso existe toda uma estrutura e cargos bem remunerados, e isso em todos os lugares. Tem que ter uma assistência mínima pra essas pessoas e, em outros casos, tem a questão da criminalidade que deve ser vista pela estrutura de segurança pública. Uma coisa é uma coisa e outra é outra...
Abrigo
Infelizmente, o mundo tá cheio de covardes e outros que temem não apenas por si, mas por outras pessoas no seu entorno pra não denunciar os descalabros, como o vivenciado em determinado “abrigo” noturno pra moradores de rua. Se o articulista pudesse provar, ah, a coisa seria diferente.
Fossem embora
Esse povo era levado durante a noite e sofria privações como não poder usar o banheiro, não darem alimentação e ainda apanhavam. O intuito era de que não apenas não voltassem a morar nas ruas, mas que fossem embora da cidade. Não sei se existe realmente um inferno, mas, se existe, quem faz e fez isso já tá com vaga garantid nele. Mas terão também que arcar com a pena na Justiça terrena...
Virado num alho
Pra provar de que tá tudo virado num alho, até a Secretaria do Idoso na Maravilha do Atlântico serviu de palco pra chá de bebê. Cosalinda, uma criança que vem aí, parabéns! Mas usar uma estrutura pública voltada aos idosos, e gerando custos, é inadmissível. Não é a primeira vez que a Secretaria do Idoso, entre outras pastas de Balneário Camboriú, sofrem desvirtuamento de suas funções.
Transferido
O vereador licenciado com nome de pagodeiro que é gente boa, Arlindo Cruz, tem que ficar mais atento e não deixar tal coisa acontecer, afinal, já teve servidor que enganou velhinhos que vinham de São José, com o cara vendendo ingressos pra atrações que eram disponibilizadas pelas empresas digrátis. O cara não perdeu o emprego, foi transferido pra outro cargo em outra secretaria. Pracabá!
Nosso futuro
Agora, pra demonstrar que não é apenas na esfera pública que a coisa anda tresloucada, uma creche particular, onde a prefa da Dubai Maravilha “alugou” 50 vagas para as crianças, foi acusada de maus-tratos com os pequerruchos. Nesse caso o vereador licenciado e secretário de Educação, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, agiu rápido e no futuro as crianças serão transferidas pra outra creche.
Micro e pequenas empresas e a BR 101
Dois importantes eventos que devem acontecer no dia 10 de novembro e outro no dia 13 na região estão sendo organizados pelo deputado federal Jorge Goetten. O primeiro deles é no dia 10, o Seminário das Micros e Pequenas Empresas da Câmara Federal e acontece em Balneário Camboriú, a nossa Dubai brasileira, e a organização é de Goetten, que é presidente da Subcomissão das Micros e Pequenas Empresas.
Ministro na área
O ministro das Micro e Pequenas Empresa, Márcio França, e o presidente da Confederação Nacional de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, Ercílio Santinoni, e o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, entre outros bagrões já estão confirmados.
Partes envolvidas
“Santa Catarina é berço de milhares de pequenas empresas que geram empregos e são parte muito importante da economia do estado. Nada mais justo levarmos esse tema ao estado e escutar as necessidades das partes envolvidas”, frisou Goetten.
Inovação
O Seminário vai abordar temas como inovação, transição energética e simplificação. A programação terá início às 13h30 e se estende até 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela página do evento no endereço https://www.even3.com.br/seminario-de-apoio-e-desenvolvimento-das-micro-e-pequenas-empresas-404953/
Renovação concessão
Outra reunião importante vai ser realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí e tem como objetivo escutar a população e a imprensa sobre a renovação do contrato de concessão da BR 101 norte.
Propor mudanças
Na ocasião, uma pá de parlamentares das bancadas federal e estadual devem se fazer presentes, assim como representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes.
Prefeitos apareceram!
Quem sabe é a oportunidade de dizer que do jeito que tá não dá pra continuar com a BR 101 atravancada. Tomara que os prefeitos da região deem as caras, afinal, depois não adianta ficar choramingo ou propor atitudes dantescas, igual o prefeito de Bombinhas e presidente da Amfri, Paulinho Bagual, ops, Dalago (Podemos), de trancar a rodovia.
Uma nuvem pra tapar a outra?
Não sei o que anda acontecendo na Dubai brasileira e com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL). Primeiro foi essa história de Parque das Ilusões, ops, Central, que mexeu com corações e mentes com algo extremamente difícil de ser realizado e que ainda rende uma pauta negativa para o governo de plantão nos altos da Dinamarca.
Piada pronta
Agora, parece que o prefeito rei do rock inventou de jogar no ar, talvez pra suplantar a infeliz ideia do tal parque, de sonorizar o local pras que as pessoas sintam a praia, a natureza, fiquem embevecidos. Cosalinda! Oiá, tô coçando o cocuruto, devastado pelo tempo, matutando pra entender quem o alcaide escuta ou se tem essas ideias mirabolantes sozinho.
Piada pronta 2
Poderia lançar a praia perfumada, ah, mas isso não é preciso, porque de uns tempos pra cá parece que as fragrâncias se espalham em todas as narinas, sejam de nativos ou de turistas que frequentam à beira-mar da Dubai Maravilha. Perfume francês, com certeza!
Louvores
O prefeito pop star Fabrício só vai acordar quando levar o pé na buzanfa do governador Jorginho Mello (PL) por conta da eleição do ano que vem. Quando isso acontecer e ficar sozinho, vai poder escutar muitos louvores nas caixas de som da praia alagada, digo, alargada. Oh, dor!
Tá difícil
Não sei se o alcaide rei do rock vai acordar, porque tem coisas que aconteceram como o caso do Instituto Redenção (voltando ao assunto dos moradores de rua) que foi contratado pela minha musa pink da Secretaria de Exclusão, ops, Inclusão Social, pra cuidar dos moradores de rua, foi suspenso e tem valores pra serem devolvidos e nada. Assim, a redenção não chega, prefeito!
Vai indo, que eu não vou!
É proibido caixa de som na areia da praia. Cada um que escute o que bem entender e nem vou entrar no mérito de músicas ruins. A partir do momento que não atrapalha ou enche o saco os ouvidos dos outros. Agora, essa ideia do FO é piada pronta, só pode. Não aguento, como diria o magistral Zé Simão: “Vai indo que eu não vou. Hoje não, só amanhã...”
O ser humano em primeiro lugar
O mundo tá ficando cada dia um lugar mais complicado pra se viver. Aqui na nossa região o que tem sido visto na esfera pública é lamentável. Enquanto a toda-poderosa secretária de Assistência Social, Neusa Giraldi, aluga mansão chiquetosa de 25 mil reais/mês pra abrigar a pasta, as pessoas penam pra realizar o cadastro do Bolsa Família e ter acesso a algo tão básico e necessário.
O cerco se fecha
Às vésperas da temporada de verão e do início de um novo período de cobranças da famigerada Taxa de Paciência e Amargura, ops, Taxa de Proteção Ambiental (TPA), a partir do dia 15 de novembro para acesso às praias de Bombinhas, consta que mais um processo instaurado no TCE.
Tintim por tintim
O processo no Tribunal de Contas do Estado da Santa & Bela Catarina quer averiguar as condições de cobrança desta taxa instituída no município desde 2013, bem como atender a um requerimento da Assembleia Legislativa de autoria do deputado Ivan Naatz (PL).
Cruzada
Naatz, aliás, desde o seu primeiro mandato vem promovendo uma verdadeira cruzada contra a TPA, incluindo a proposição e aprovação na leleia de uma Proposta de Emenda Constitucional – a PEC dos Pedágios Urbanos, de 2020, que proibiu qualquer tipo de taxa neste sentido para o acesso aos municípios catarinenses.
Revoga
A prefa de Bombinhas, comandada pelo prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (Podemos), entretanto, vem reiterando que a sua lei municipal da TPA tem constitucionalidade garantida pelo STF, apesar do Ministério Público de SC ter recomendado sua suspensão em função desta nova lei estadual aprovada em 2020 que automaticamente revogaria a lei menor, ou seja, a municipal.
Nem um pio
O fato é que os servidores do TCE efetuaram reuniões e emitiram diversas comunicações via e-mail e zapzap para os responsáveis, incluindo representantes do município e das empresas prestadoras de serviço de gestão e operação da TPA, mas acabaram não obtendo retorno e nem puderam ter acesso à documentação necessária e consulta ao sistema.
Autuação e inspeção
O conselheiro relator, Gerson dos Santos Sicca, acabou determinando a autuação de processo de inspeção para avaliar as atuais condições de cobrança da Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas.
Justificativas
Neste sentido, o prefeito Paulinho terá prazo de 30 dias para apresentar justificativas dentro do princípio do contraditório e da ampla defesa, a contar do recebimento da decisão, pelo não atendimento da diligência do TCE para o encaminhamento das informações indicadas.
Protestos
O TCE quer saber se a prefa da capital do mergulho tem realizado protestos dos débitos vencidos relativos à TPA, caso sim, quantos foram realizados desde 2015, e as ações judiciais propostas nos últimos sete anos para cobrar débitos referentes à taxa.
Tudo
Além de quantos contribuintes levaram na espinha e foram inscritos em dívida ativa, no mesmo período, em razão do inadimplemento. E, por fim, o valor total da dívida ativa relativa à TPA desde 2015. O município deve enviar toda a movimentação de dívida ativa da TPA, entre 2015 e 2022, contendo informações como número da dívida, número da placa do veículo, valor original, entre outras.
Suspenção
Vale lembrar que no início deste mês de outubro o Ministério Público da Santa & Chuvosa Catarina recomendou a suspensão das cobranças da TPA. O pedido foi prontamente negado pelo prefeito, rejeitando qualquer tipo de inconstitucionalidade da diretriz.
Suado dinheirinho
A conferir, até onde irá essa novela, e quando, de fato, o povo vai parar de desembolsar o seu suado dinheirinho pro bolso dos grupos políticos que comandam o sistema, segundo os comentários dos fofoqueiros de plantão.
Tá feia a coisa
Tem prefa da região que tá tendo que fazer papagaio no banco pra honrar a folha de pagamento dos servidores. Não tá fácil pra ninguém. Imagina, se pro ente municipal tá ruim, imagina pro povo que paga a conta...