Até que enfim
Depois do nosso DIARINHO e da coluna repercutir uma montoeira de rolos e casos pra lá de suspeitos envolvendo a aplicação de recursos públicos pela Amfri, finalmente os vereadores da piramidal pexêra resolveram enfrentar a associação, que parecia intocável e acima do bem e do mal. Na sessão da última terça-feira o vereador fruta Odivan Linhares, o Mamão (PSB) brecou, com um pedincho de vista, a votação de um projeto da Amfri.
Difícil entender
Estava difícil de entender a passada de pano dos edis de toda região para os mandos e desmandos da Amfri. Agora, mais ainda, com diversas câmaras aprovando a contratação de um empréstimo internacional, com recursos sendo geridos pela Amfri, mas com os municípios como principais fiadores da operação. Mamão foi acompanhado por quase todos os vereadores para a brecada do projeto.
Galega Pipocou
A única vereadora contrária ao pedido de vistas foi a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata da Anna Carolina (PSDB), que brada contra a Amfri, diz que pede informação disso, daquilo e daquilo outro, mas foi contrária à bizolhada do Mamão, e lascou que vai ser favorável ao empréstimo milionário. Ou seja, ela reclama que a Amfri gasta o dindim de forma duvidosa, mas quer colocar mais 90 milhões de dólares lá.
Pagando dívida
A galera atenta aos movimentos no legislativo pexêro garante que a forçada de barra da Dom Quichata para aprovação do empréstimo na verdade foi uma cobrança do ex-deputado federal Paulinho Bornhausen (PSD), que bancou boa parte da campanha da galega a deputada estadual em 2022, fazendo uma dobradinha e tudo, e que tem vários interesses na aprovação do projeto. Tá explicado!
Projeto de ouro?
Uma das reclamações e dúvidas que os vereadores levantaram é se o projeto para construção do buracão, digo, túnel, que está orçado em R$ 40 milhões, vem com maquetes em ouro maciço. Pior que fica mesmo muito difícil explicar pro povão que está sendo aprovado um financiamento internacional em dólares para uma entidade privada contratar projetos sem garantia de execução do túnel.
Nunca nem vi
Pra ficar ainda pior a situação, fofoqueiros de plantão garantem que a própria prefa pexêra não tem confiança na viabilidade do financiamento. Muita gente diz que as empresas de projetos vão lavar a égua, e pro povão vai ficar só a conta pra pagar, sem obras de BRT, túnel ou qualquer outra fantasia, digo, obra. Em resposta a alguns questionamentos, o executivo fez de conta que nunca nem viu o projeto.
Tava ruim, mas parece que piorou...
Parece que o governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) chegou ao fim antes de terminar. É um salve-se quem puder. A cada discussão pública entre o alcaide e o deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), as máscaras vão caindo e fica ruim pra ambos. Na verdade, pior para o FO e um pouco melhor para o CH.
Brasa
O vereador licenciado e secretário de Saúde, Omar Tomalih (Podemos), dá entrevista e puxa a brasa pra sardinha dele. O também vereador licenciado, o secretário de Educação Marcelo Achutti (MDB), não faz diferente, vai pra mídia e fala de seu projeto pessoal, mas apoia, digo, enaltece o Rubão, ops, galego Rubens Spernau (PSDB?).
Sem personalidade
O presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, David Lá Traira, ops, Barrica (Patriota), também faz o mesmo, mas, diferente dos outros, não demonstra pulso, força, personalidade e faz tudo que o seu mestre mandar, no caso o prefeito rei do rock. Com isso, cada um puxando pra um lado igual cabo de guerra, fica difícil. O governo se divide ao meio.
Parque das Ilusões
E a mesma situação do tal Parque das Ilusões, ops, Central. Alguns governistas defendem e outros fazem cara de paisagem, se escondem... Onde andariam o Kaká Bis, ops, Fernandes (Podemos), Gelson Merísio, digo, Rodrigues (Cidadania); o sumido vereador licenciado e secretário de Relações Institucionais, o Cristiano não sei de nada dos Santos (PL).
Chá de sumiço
As outras excelências excelentíssimas, o menino milk, Vitor Forte (PL), o Alessandro Teco/Republicanos (que tem o mano empregado ao lado do prefeito), o lampadinha Anderson dos Santos (Podemos), também não defendem o projeto do alcaide rei da guitarra?
Meu pirão primeiro...
Pra defenderem seus cargos com unhas e dentes, estão sempre esperando o chefe de gabinete atender lá nos altos da Dinamarca... Mas, na hora de mostrar que governo é governo, acontece como na eleição do Conselho Tutelar, onde o candidato apoiado pelo alcaide ficou abaixo das expectativas, ladeira abaixo. Não ficou mais feio porque a candidatura estava indeferida.
Nem metade
O jornalista e dublê de pastor, o Dinho, não conseguiu a metade dos votos do primeiro colocado, ficando em penúltimo entre os cinco candidatos. Não adianta o prefeito ir na rádio e defender seus projetos e governo, fazer seu blábláblá, se não tiver todos sintonizados na mesma estação. Um fala uma coisa, outro fala outra. E, no final, ninguém manda nada. Oh dor!
Fracasso
A insistência do prefeito Fabrício Oliveira (PL) em tentar explicar e dizer que é viável o projeto do Parque Central no coração da cidade está trazendo inúmeros desgastes para o alcaide. Na Casa do Povo na sessão desta quarta, debates acalorados sobre o assunto.
Viagem da viagem...
Num deles, o vereador Eduardo Zanatta (PT) disse que a viagem de Fabrício para Nova Iorque neste ano fez ele ver o Central Park e se inspirar. A diferença é que o parque da metrópole americana foi projetado em 1857, onde não havia nada no local.
Burburinho
O fato incontestável é que o prefeito Fabrício centralizou toda divulgação do município em suas redes sociais, ultrapassando limites da impessoalidade e a questão do Parque Central foi um verdadeiro tiro no pé.
Mesmo que nada
Há alguns meses o prefeito importou do Norte do estado o assessor Rafael da Luz. O garoto entrou para “revolucionar” a comunicação da prefeitura, porém as críticas dos colegas e dos veículos de comunicação se acumulam.
Só pras redes
Segundo bagrinhos dos altos da Dinamarca, todo staff da comunicação trabalha praticamente para abastecer as redes do alcaide, deixando os atos oficiosos do município pra lá. Rafael tem sido criticado por deixar jornalistas no vácuo.
Terroristas!
O líder do governo na Câmara de Vereadores, Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania), chamou na última terça-feira, no legislativo, de “terroristas” os políticos que se mostram contra o projeto. O fato é que o prefeito esconde outras coisas na sua administração para focar em projetos megalomaníacos.
Militantes
Se não bastasse isso, o prefeito tem colocado seu staff para atirar nas pessoas que vão nas suas redes sociais para reclamar. Teve assessor de comunicação da prefa que comprou a fala de Gelson, chamando as pessoas que moram na 4ª avenida e que organizaram protestos de “terroristas”.
Isolamento?
Há quem indague se o prefeito pop star Fabrício Oliveira não estaria pegando a mesma trilha do homem-pássaro, o ex-prefeito Edson Piriquito (Republicanos), que vive isolado e tenta voltar ao cenário político. Ao contrário da ave psitacídea que lhe dá o apelido, o Periquito, vive em bandos, mas o Pirica vive na sua bolha, que foi criada por ele mesmo.
Mais uma CPI
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), protocolou no início desta semana mais um pedido de CPI. O foco agora seriam altos valores de aluguéis pagos pelos órgãos públicos municipais. Segundo o pedido, que já foi protocolado na presidência da piramidal, além do sobrepreço aparente em muitos contratos, vários prédios e casas não têm condições de receber os órgãos.
Na minha
Óia, este pançudinho já queimou a língua ao criticar a galega durante a CPI das máscaras. Apesar de continuar achando que ela e o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) pesaram a mão na demagogia e na abordagem a diversas testemunhas, no fim a investigação deu resultados que hoje estão sendo julgados pelo judiciário. Vou é ficar na minha pra não queimar a língua novamente.
Indignante
Anna Carolina sabe bem como aparecer e usar o indignante caso do aluguel de uma mansão para sediar a Secretaria de Assistência Social para catapultar a CPI e aparecer politicamente. Ninguém concorda com um aluguel de R$ 25 mil por mês e uma casa com piscina para abrigar a Assistência Social. Agora vão ter que aguentar a galega, que investigar e achincalhar sabe fazer bem.
Chinelagem
O sujeito trabalhar na delegacia e surrupiar material de limpeza, papel higiênico? E agora voltar ao Conselho Tutelar, eleito? E ter feito um acordo com a dona Justa pra não constar no seu currículo uma condenação criminal por roubo. Os leitores devem ter lido no on-line e na edição impressa do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Se não leu, vai aqui e bizolha: DIARINHO.net
Tristeza
Fico imaginando o que passa na cabeça da nossa gloriosa Polícia Civil ao se deparar com essa infeliz situação de um sujeito que se apropriou de bens do estado, dentro da delegacia, e sai de boa, cumprindo pequenas medidas. Nem vou entrar no mérito de crime de pequena monta. É difícil tal coisa e saber que essa pessoa vai cuidar e zelar de nossas crianças e adolescentes. Lamentável!