Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Praia Brava


Praia Brava
O governador Carlos Moisés esteve em Navega City com o prefeito Liba Fronza (Foto: Juliana Garcia)

A Dona Justa Federal proferiu decisão liminar proibindo a prefa pexêra de aprovar novas construções que causem sombreamento na Praia Brava. A carcada, a pedido do Ministério Público Federal,  prevê uma multa diária de 10 mil reales caso a decisão seja descumprida. Eitcha!

 

Ingratidão

A decisão da dona justa expõe mais uma face da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), que é a ingratidão. Depois de receber as portas escancaradas dos construtores em 2016 na sua eleição a prefeita, Anna simplesmente virou as costas para o setor e não quer saber de diálogo. Sua proposta radical contra o sombreamento, trazida em Audiência Pública na piramidal, deu luz ao Ministério Público Federal e à Dona Justa.

Consenso

Este pançudinho escriba já manifestou sua opinião sobre o tema. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. O tema é polêmico, mas radicalizar a decisão não é o melhor para o desenvolvimento da cidade, do meio ambiente, da economia, da geração de empregos, do turismo. O problema é que as partes interessadas no assunto acabam levando a briga ao extremo.

Que diálogo?

O próprio conceito de sombreamento não é pacífico. Que horas pode sombrear? Será que uma sombra a partir da metade da tarde no inverno, vai prejudicar a natureza, o próprio aproveitamento turístico da praia? Com bom senso e diálogo as partes poderiam chegar a um acordo. Mas, enfim, estamos falando da Anna Carolina e seu nome nunca combinou com bom senso, muito menos com diálogo.

Patético

O agora noivo da BBB, o vereador do céu à terra, Osmar Teixeira (SD), correu para as redes sociais para cobrar a votação do projeto da Anna Carolina (PSDB) que radicaliza totalmente o tema e põe fim a qualquer hipótese de desenvolvimento sustentável da Praia Brava. Olha, não precisa nem o Pai Atanásio me dizer, mas o jeito que Osmar tem sido usado pela galega é patético.

Fuca véio

Anna Carolina, acumulou uma tremenda rejeição da população por só saber berrar, sem apontar solução para problemas. Na classe política também não deslanchou, pois agride adversários e apoiadores a toda hora. Ou seja, politicamente a minha ex-musa BBB parece um fuca véio....

Guarda Armada

O uso desproporcional de força e os excessos na abordagem da Guarda Armada ao jovem que vendia doces na rua Hercílio Luz é algo inquestionável, tem mesmo que ser apurado sem que acabe em pizza. Inclusive, o galego Rubens Angioletti (Podemos) foi rápido em apresentar à piramidal peixeira um requerimento cobrando respostas à ação.

Demagogia

Mas, infelizmente, com a causa justa do jovem que sonha em ser militar e vendia doces para fazer um curso, vem a demagogia de alguns representantes na piramidal peixeira. O campeão da demagogia, Osmar do céu à terra Teixeira (SD), reclamou da abordagem contra o guri, que é di menor. Mas na hora de expor o rosto do menino em suas redes sociais, não titubeou nem um segundo e pensou que estava agindo contra o que prevê o ECA.

Esqueceu

Osmar, que é cristão e cidadão de bem, sisquece dos ensinamentos de Jesus: “quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta.” Correr pra rede social pra mostrar que tá ajudando, expor a imagem do menor, tudo só para aparecer. E tem gente que compra a ideia de bom moço.

Caldeirão fervendo

Desde o final da semana passada o caldeirão ferve com relação a articulação política entre o governo dos altos da Dinamarca e a casa do povo da Dubai brasileira. Os vereadores da base estiveram no gabinete do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), pedindo a mudança do secretário de Articulação, Orlando Anjoletti, ops, Angioletti.

Ficou triste

Na sessão de terça-feira, Orlando, triste com a notícia de que não o queriam mais por perto, quis dar uma lição de moral nas excelências excelentíssimas que ficaram fulas da vida, deixando o clima pra lá de tenso. Nos corredores, após a reunião, Angioletti discutiu com um vereador na frente dos servidores e teria mandado ele ir pra feira comprar tomate cru. Quase foram pras vias de fato. Credo!

Cabreiros

Os vereadores governistas ficaram ainda mais cabreiros com a situação, detonando que Anjoletti, ops, Angioletti,  não fazia o trabalho que deveria fazer e que chegava na sessão pensando que os vereadores tinham que seguir aos ordens dele, sem sequer dar explicações. Além disso, excelências ainda debulharam que andaria de conversinhas e conchavos com vereadores de oposição. Eitcha!

Do ninho

As excelências excelentíssimas da base, estariam indicando ao prefeito pop star, que a articulação política seja feita por um vereador e, sugeriram os nomes de David La Barrica (Podemos), Gelson Rodrigues (Cidadania) ou Omar Tomalih (Podemos). No caso de Gelson ele já é líder do governo.

Não quis

Outro nome que esteve cotado para a articulação foi o do advogado Ary Souza (PSD), mas Ary, que já passou pela pasta, teria declinado do convite que não chegou a ser oficial, embora tenha sido ventilado também o nome do ex-vereador Pedro Francez (PL) acabou não se consumando, digo, não sendo de consenso.

Visita indigesta

A visita da polícia Civil à piramidal pexêra continua fervendo nas rodas de conversa dentro e fora do ex-aquário legislativo. O phoda nessa hora é que começam a surgir teorias de tudo quanto é lado. Desde piadas sobre capivaras até histórias sobre o passado mal explicado do anfitrião da visita, o vereador Vanderley Dalmolin (MDB).

Explicar

O fato é que a treta, mesmo que não esteja relacionada ao exercício do mandato de vereador, ocorreu recentemente e Dalmolin precisa ser enfático em provar a sua inocência. A notinha meia-boca da assessoria do vereador não diz muita coisa sobre o ocorrido e provas da inocência do edil. A presença do vereador das capivaras nas sessões daqui pra frente deve gerar um desconforto danado em alguns colegas de bancada.

Alice Barbetta

A conhecida Alice Barbetta, do projeto Brasil Esperança, pode ser candidata à deputada estadual em 2022. Alice é filiada ao partido da pombinha branca, o PSB, e faz um trabalho social há algumas décadas em Itajaí e região. Hummmmm...

Nikolas lá

A presença do ex-vereador futebolista Nikolas Reis pra falar das ações do Foro Metropolitano, entidade em que o cara é vice-presidente, mas além de prosear sobre Porto, Aeroporto, Rodovias e outros temas da associação, Níkolas parece que matou a saudade da tribuna, rasgando seda pra Célia, filha do Elói (MDB), e dando nos dedos da algoz Anna Carolina.

Invisível

Quem tava na sessão não deixou de notar que a galega se retirou do plenário bem na hora da fala do futebolista, que começou o discurso dizendo que “tem vereadora que finge que eu não existo”, e dizendo que “amor e ódio são como a cara e a coroa, são duas faces da mesma moeda”.

O amor (não) está no ar

Ainda que de forma tranquilona, carregada de sarcasmo, pros bocudos, digo, pros analistas políticos da coluna, ficou um recado muito claro no pronunciamento do ex-edil que é presidente do Podemos, de que a bronca é toda dela, que consegue brigar com o governo, oposição e independentes, num processo de isolamento que é talvez irreversível.

Saudades

Talvez por isso o presidente Marcelo Werner (PSC), repetindo o que já havia dito a própria vereadora Célia, disse também ter saudades dos discursos do futebolista, o que reforça o que a coluna já vem dizendo, que a oposição perdeu muito com as saídas do Robison Coelho (PSDB, por enquanto), e do Fernando Pegorini (PSL).

Acelera!

O governador da Santa & Bela, Carlos Moisés (sem partido), esteve em Navega City, quarta-feira, para assinar o termo de cooperação com o departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que permitirá acelerar as obras de quatro rodovias federais: BR-470, BR-163, BR-280 e BR-285.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.