Recordar
A posse do menino que recém tirou as fraldas fez esse pançudinho escriba (que anda nostálgico), se lembrar de outros fedelhos que também começaram novos na política itajaiense. É que o Gabriel Zanon tem apenas 19 anos.
É viver
São os casos do Rubens Pacheco (Cidadania), eleito aos 18 anos em 1988, em uma eleição em que disputou com o seu próprio tio, o também eleito Elói Camilo da Costa, e do futebolista Níkolas Reis (Podemos), eleito aos 22 anos.
Voltou
Rubens chegou a voltar pra piramidal na legislatura passada, como suplente, e é competente auditor de obras da prefa peixeira. Níkolas fez três mandatos, foi deputado estadual interino e hoje preside o partido do Gabriel.
E daí!?
A idade pode dizer um monte de coisas e pode dizer nada também, mas em uma câmara de maioria na chamada meia idade, é no mínimo legal ver a gurizada representada. O tempo é curto, mas se souber aproveitar (capacidade parece ter), o garoto pode se posicionar e cair na graça do povão para os próximos pleitos. Quem viver verá...
Idade
O projeto de reforma previdenciária estadual chega na Leleia essa semana. A diferença de remuneração entre policiais civis e militares é a tônica. O deputado entisicado Ivan Naatz (PL) alerta, também, pra idade de trabalho dos policiais civis que não poderia passar dos 55 anos, no máximo, para aposentadoria, pois observa “que os criminosos estão cada vez mais jovens e a polícia cada vez mais velha “.
Agentes prisionais
O deputado e delegado aposentado, Mauricio Eskudlark (PL), que também acompanha as negociações disse, por sua vez, que todas as polícias são importantes e cita ainda que o serviço mais perigoso na segurança pública hoje é o sistema prisional.
Exposto
Explica que o agente prisional convive com o bandido, por isso fica exposto a ameaças, sendo o agente da segurança pública que mais enfrenta riscos. A associação da categoria já elaborou um documento neste sentido e irá distribuir aos deputados. Até a aprovação do projeto o debate promete ser longo...
Passou longe
O todo poderoso véio da Havan, Luciano Hang, passou os últimos dias focando em live em comemoração aos 35 anos de sua rede de lojas. E nada de prestigiar a vinda do presidente Jair Bolsonaro em Chapecó no final de semana. Hummmm...
Semasa
Na semana passada uma penca de barnabés da prefa peixeira e do Semasa foram ouvidos pelo ministério Público no inquérito civil que trata da qualidade da água e, consequentemente, da sujeira, e entregue ao povo peixeiro durante os anos de 2018 a 2020.
Notícia
A notícia de fato foi realizada pelas então excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo, o ex-bonzinho Edison Lapa (PSL, por enquanto) e o entisicado Fernando Pegorini (PSL) que desenrolou no inquérito civil.
Pegando fogo
Ministério Público estaria buscando informações de gestores que estiveram à frente das pastas da Saúde, Semasa, Fazenda, na busca pela a individualização da culpa de cada agente, podendo responder futuramente por improbidade administrativa, por atos praticados ou por omissão com relação ao precioso líquido.
Quem?
A visita do presidente Jair Bolsonaro na Santa & Frienta Catarina, no final de semana, ainda rende comparações nos bastidores da política catarinense. Bolsonaro esteve duas vezes em Chapecó, em três meses, e demostrou um certo prestígio político com o prefeito João Rodrigues (PSD).
Vice de quem...
Já o senador Jorginho Melo (PL), que surfava sozinho a onda, digo, uma possível candidatura ao governo da Santa & Bela, começou a azedar a parceria. No caso de uma possível aliança, quem seria o vice, Rodrigues ou Mello?
Facão
Não adianta fazer o necessário alargamento da faixa de areia se a questão da segurança não for reforçada na Dubai brasileira. O caso de um morador de rua com um facão colocando em risco a vida de outras pessoas é pra lá de preocupante.
Ação
É preciso que a guarda Armada esteja mais presente. Ver se tem passagem. Se está munido com algum tipo de arma branca, como o morador de rua, em pleno centro da cidade. Além disso, onde anda o setor social da prefa? Dormindo de touca?
Senado
Como um dos catarinenses mais atuantes no Congresso Nacional, o deputado federal, Daniel Freitas (PSL), tem percorrido o estado e está trabalhando firme para disputar uma vaga ao Senado em 2022.
Conversou
Daniel confirmou que é candidato à cadeira no Senado e diz que já conversou sobre a possibilidade com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na passagem de Bolsonaro pela Santa & Bela Catarina, no final de semana, o tema ganhou ainda mais notoriedade nos bastidores da política.
Voto impresso
O deputado estadual coronel Onir Mocellin (PSL) participou no último domingo, em Itajaí, de manifestação em defesa do voto impresso, pendurado em um caminhão com microfone em punho. Ele defendeu “eleições mais transparentes com o voto auditável”. Mais transparente do que a eleição que lhe elegeu deputado?
Convocou
Mocelin, ao invés de ocupar o tempo com coisas sérias e pautas produtivas para a nossa região, ficou zanzando sem máscara em um caminhão, pedindo as pessoas para pressionarem o Congresso Nacional pela aprovação da PEC do voto impresso. Essa turma perdeu a vergonha...
Deixa de bobiça
Oia, o Mocelin que continue trabalhando e deixe dessa patuscada de voto impresso que só vai encarecer e complicar o que já deu certo. Foi eleito com votação na urna eletrônica, assim como o presidente da República que brada contra o sistema eletrônico de votação, acusando-o de ser falho, mas foi eleito numa boa. Vai trabalhar, Mocelin!
Idiotas
Tenho que concordar com Nelson Rodrigues que disse que os idiotas iam tomar conta do mundo, não pela capacidade, e sim pela quantidade. Frase cada vez mais atual. Que ridícula essa comemoração pela morte de Lazaro Barbosa. A plebe insana fala em “CPF cancelado”, exorta a morte e a violência. E a polícia mostra sua incompetência. Demoraram 30 dias para prender um cara sozinho e na hora da prisão executaram o cara que deveria pagar pelos seus crimes, bem vivo, sob o rigor da lei.
Envolvidos
A própria secretaria de segurança de Goiás fala “em rede de proteção no entorno de Lazaro”. Pessoas que lhe deram guarida e abrigo, como um empresário que está preso. Porque proteger um bandido assassino? Tem mais coisas por trás de um bandido psicopata que estão querendo nos esconder? Pistoleiro contratado pra matar por conta da disputa de terras, por exemplo? Que triste essa polícia do governador Caiado.