Artigos
Por Artigos -
Atitudes valem mais que presentes
Olá, amigas(os)! Com a chegada do Dia das Crianças, vejo pais preocupados em relação à compra de presentes e brinquedos. Repense o consumismo desenfreado que inconscientemente imputamos às nossas crianças. Muitas vezes um tempo de qualidade dedicado à criança vale muito mais do que aquele brinquedo caro.
É importante papais e mamães estarem atentos ao comportamento dos filhos e entenderem qual a sua real necessidade. Infelizmente, hoje vejo muitas crianças suplicando pela atenção dos pais, mesmo que para isso tenham que infringir algumas regras com a finalidade de chamar a atenção deles.
Por outro lado, vejo pais super ocupados, dedicando pouco tempo a seus filhos, compensando essa lacuna com presentes caros, sendo permissivos e, muitas vezes, para não entrar em conflito com o filho nos poucos momentos juntos, não colocam limites. Sempre é muito mais fácil delegar essa tarefa a outros, como a escola, o que definitivamente não concordo.
Acredito, incentivo e participo de feiras de trocas de brinquedos usados, pois entendo que, além de exercitar a difícil tarefa de estimular o desapego, faz a criança feliz e assim ela passa a entender o real valor das coisas na vida.
O Instituto Alana (www.alana.org.br) organiza essas feiras periodicamente, mas nada impede que isso seja feito localmente, no seu ambiente de convívio e relacionamento, como na escola ou no condomínio mesmo. O importante é desenvolver nas crianças essa consciência. Afinal, que tipo de adultos almejamos que nossos filhos sejam?
Mas se queremos ter adultos orientados e psicologicamente saudáveis, temos que agir agora e não esperar que outros o façam. Nosso mundo atual deixou as coisas fáceis demais, da mesma forma que as pessoas tornaram-se fúteis e vazias.
A verdade é que a criança se diverte muito com brinquedos simples, como uma bola ou bambolê. Vale ressaltar que a forma como nós os entregamos a elas é que faz toda a diferença. Senão, fica parecendo a história de Papai Noel, você acredita até onde convém.
Então organize em seu condomínio, com familiares, essa troca de brinquedos usados. Geralmente o que não serve mais para umas, fará a felicidade de outras. Lembre-se: carinho, amor e atenção não são substituídos por brinquedos, videogames e bicicletas.
As crianças despertam e estimulam em nós, adultos, o que temos de melhor, e se já somos bons, elas nos forçam a melhorar mais ainda. Vamos formar adultos de valor, para que o futuro seja bom para todos.
A autora é paulistana, administradora e escreve o blog Amélias com o intuito de compartilhar experiências, informações, notícias e dicas que venham a facilitar a vida da mulher moderna