Artigos
Por Artigos -
Verão: Mês da diversão ou da atenção?
Estamos chegando na época mais quente do ano e com isso a procura por praias, clubes e academias aumenta, e é também no verão que temos os maiores índices de acidentes por afogamentos.
Hoje, nas academias, um dos principais objetivos dos pais que matriculam seus filhos é para que eles tenham noções básicas da natação e sobrevivência no meio líquido. Além disso, é claro, para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Vivemos em uma região litorânea, com muitas praias, clubes e piscinas residenciais e, segundo dados do Ministério da Saúde, afogamentos são a segunda causa de morte acidental entre crianças de um a 14 anos. Entre os adultos, 51% das vítimas têm menos de 30 anos de idade. Em 2010, mais de 5,4 mil pessoas morreram afogadas ao longo do ano, sendo dois mil óbitos no período em que a maioria dos brasileiros tira férias. É preciso identificar pontos e situações de risco para que seja feita a devida sinalização e, além disso, é preciso que as pessoas fiquem atentas para evitar tragédias, recomenda o diretor adjunto do departamento de Análise de Situação de Saúde, Juan Escalante.
Para prevenir esse tipo de acidente, os adultos devem estar sempre próximos das crianças enquanto elas estiverem na água, mesmo que elas saibam nadar ou estejam utilizando boias e coletes, pois isto dá uma falsa sensação de segurança aos pais e responsáveis. Os bebês não devem ser deixados sozinhos no banho nem por segundos. Aos adultos, o alerta é para o consumo de álcool e de certos medicamentos, pois provocam a diminuição da concentração e os reflexos, além da perda de equilíbrio, aumentando assim as possibilidades de afogamento.
Vigilância e cautela nunca são demais. Observar sinais de risco nas praias e rios, profundidade da piscina nos clubes, academias e residências. Tudo isso é importante para evitar acidentes e desfrutar tudo de bom que o ambiente aquático pode proporcionar ao seu praticante.
Recomendo que procure uma academia ou clube que disponha de aulas de natação e faça aulas, pois além de praticar uma atividade física prazerosa, estimulando o seu corpo, sociabilizando e formando novos amigos, você também poderá sentir-se muito mais apto para se banhar neste verão.
E lembre-se, para qualquer eventualidade, ligue para SAMU, número 192, ou CORPO DE BOMBEIROS, no 196, que eles estão a postos para ajudar.
*Formado em Educação Física e professor de natação