Artigos
Por Artigos -
DIARINHO chega a Itapema
Era uma quarta-feira, dia 30 de junho, 2013, faz poucos dias, recém chegava ao gabinete, e, de imediato, abri a correspondência. Muitos convites, um deles, mereceu minha especial atenção: inauguração da sucursal do jornal DIARINHO em Itapema. Fantástico! Pensei imediatamente no seu Dalmo, jornalista e pessoa (sempre acreditei que pessoas como o seu Dalmo sempre são antes a missão que professam, e depois se identificam). E são raras pessoas assim.
Conheci o seu Dalmo em outras épocas, no século passado, e lhes confesso que se tivéssemos mais seus Dalmos espalhados pela imprensa, pela mídia, teríamos avançado no tempo, os textos seriam mais limpos, o ideário mais puro, o certo seria o certo, e o errado seria errado. Com o seu Dalmo era assim. Os tempos mudaram, vivemos a era tecnológica, do conhecimento, e alguns acreditam que caráter, compostura moral, honestidade e ética devam mudar também.
Com o seu Dalmo não porque esses conceitos não mudam, são como cláusulas pétreas, irremovíveis, imodificáveis. Para o seu Dalmo o conceito de grande e de poderoso não existia, pois todos são iguais. E com a incomparável verve o seu Dalmo desancava quem atropelava a lei ou as regras de convívio social; com um estilo reto, curto e grosso, duela a quien duela, desenvolvia seus escritos, impondo sua marca pessoal, definindo registros vernaculares diferenciados e inconfundíveis - uma forma de jornalismo direto e franco.
E assim cresceu o jornal DIARINHO. Desenvolveu-se, foi e tem sido abrigo de um sem número de escribas jornalistas que forjam seu caráter, aprendem o ofício nesta, que a meu juízo é a mais bela forma de expressar a opinião, de dar a notícia, de estimular o debate, de combater, de gritar a injustiça, de clamar pela justiça, de fustigar a sociedade, do chamamento ao brio e à postura moral. Nem a cadeia injusta calou a sua voz! Ninguém calou a voz, a letra ou a palavra do seu Dalmo! E por uma razão simples: ele tinha razão!
Então fui à inauguração da sucursal do DIARINHO na nossa Itapema, que desde muitos anos ostenta a condição de 3º polo turístico e 3º em construção civil em Santa Catarina. Um dos percentuais mais altos de desenvolvimento no estado e no país. E se faltava alguma coisa, e por certo falta, agora não falta mais. A presença diária do DIARINHO em nosso meio, no momento certo do contexto histórico político e administrativo do município, nos honra sobremodo, e engrandece Itapema.
Somos 60 mil habitantes, R$ 150 milhões de orçamento anual (18º economia do estado), com problemas de cidade grande - e tantos interesses poderosos a combater, tantos problemas a resolver - e, por consequência, necessitamos, precisamos de um jornal do quilate e da importância que tem o DIARINHO, no estado e no país.
E na inauguração senti que o DIARINHO está a fim de ficar. Afinal de contas, o seu Dalmo não mandaria a própria neta Samara para firmar o compromisso de, também, conosco, adentrar na história desta também bela Itapema. Obrigado, seu Dalmo! Obrigado, Samara! Obrigado, DIARINHO!
* Vereador, ex-deputado federal/RS e ex-prefeito de Itapema