Artigos
Por Artigos -
Itajaí e o futuro
Uma das mais dinâmicas economias do país e segundo PIB do Estado de Santa Catarina, o município de Itajaí vem despontando cada vez mais no cenário mundial, especialmente como destino de investimentos na esteira de sua vocação econômica tradicional em segmentos como logística, náutica, pesqueiro e, mais recentemente, da indústria de apoio à exploração do petróleo.
Segundo dados revelados recentemente, o município cresceu 700% nos últimos 10 anos. Contudo, para que este crescimento seja sustentável ao longo do tempo, com emprego e renda de qualidade para as novas gerações, há que se ter uma constante preocupação em inovar. Em agregar valor à pauta econômica municipal e, assim, tornar-se competitivo num cenário econômico cada dia mais globalizado e de concorrência acirrada.
Com esta visão de futuro, o prefeito Jandir Bellini foi pioneiro em aderir ao Inova@SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável capitaneada pelo secretário Paulo Bornhausen, que tem por meta elevar Santa Catarina à qualidade de Estado Máximo da Inovação.
Uma revolução econômica rumo à indústria do conhecimento que tem, entre tantos outros objetivos, implantar 11 distritos de inovação em diversos municípios do Estado.
Para isso, o prefeito Jandir Bellini criou a Itajaí Participações S/A, empresa de capital 100% municipal, que tem como principais funções promover investimentos e implantar, em parceria com a iniciativa privada, o Distrito de Inovação de Itajaí.
Por sua vez, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou, por unanimidade dos vereadores presentes, o Projeto de Lei que cria a dotação orçamentária necessária para o início das atividades da Itajaí Participações S/A, demonstrando o comprometimento do Poder Legislativo Municipal com o desenvolvimento econômico e o futuro do povo itajaiense.
Com essa decisão, o Legislativo Municipal incorpora-se definitivamente a um projeto que transcende o mandato de um governante. Juntos, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Governo do Estado, Univali e sociedade civil organizada formam o time que irá garantir o sucesso desta empreitada.
O empreendimento incorpora em seu planejamento modernos conceitos como novo urbanismo e sustentabilidade, dotado de ampla infraestrutura e sistemas, pensado com o objetivo de criar um habitat capaz de gerar tecnologias, produtos, processos e conhecimentos inovadores a serem aplicados na vocação econômica tradicional da região.
Implantado em uma área de 2,3 milhões de metros quadrados, este empreendimento deverá movimentar investimento de aproximadamente R$130 milhões da iniciativa privada apenas em infraestrutura (ruas, alamedas, energia, excelente infraestrutura de telecomunicação, gás natural, iluminação, monitoramento e segurança, água e esgoto, etc.). E inaugurará um novo paradigma de política econômica de atração de investimentos e promoção econômica para o Município e para o Estado.
Quando estiver todo concluído, estima-se que o Distrito de Inovação de Itajaí terá atraído mais de R$ 1 bilhão em investimentos da iniciativa privada e pelo menos 30 mil novos empregos deverão ser criados nas suas dependências, cumprindo seu objetivo precípuo de criar crescimento sustentável para esta e para as novas gerações de itajaienses.
*Presidente da Itajaí Participações