Artigos
Por Artigos -
Convenção ou Armadilha? O Sepultamento dos últimos verdes catarinenses
Dos 297 municípios catarinenses, o Partido Verde está presente em pouco mais de duas dúzias de cidade. Estou sendo otimista!
Teve na última eleição, em 2008, apenas 5 (cinco) candidatos a prefeito. Fui um deles!
Nos últimos quatro anos, inexistiu comando estadual. Meia dúzia de dirigentes colocaram a sigla em baixo do braço ou ficaram sentados em cima. Já explico o porque!
Diante deste quadro, resolvi não participar, como candidato, desta eleição que se aproxima. Mas a pedido do Rogério Portanova, que retornou ao PV, atendi seu chamado, para participar da convenção em apoio a sua pré-candidatura ao governo do Estado.
Nos últimos meses, quatro verdes disputavam, internamente, a candidatura ao governo. Fabiano Piovezan, Rogério Portanova, Ivan Naatz e José Paulo Teixeira. Fizeram até debates entre si, que foram registrados pela câmera do João Martins.
Agora explico o porque! O comando estadual, transformou a convenção, em uma armadilha para legitima, junto a justiça eleitoral, a candidatura ao Governo do Estado, o nome de um empresário de Joinville, que caiu de para-quedas no final da convenção.
A armadilha começou com a inversão da pauta do edital. O item um tratava da eleição majoritária e o item 2 da eleição proporcional. Ainda em clima festivo, sem saber o que vinha pela frente, filiados que foram convencidos a disputar a eleição como deputados, pelos pré-candidatos ao governo e ao senado, deram seus nomes.
O comando estadual, criando um verniz de democracia, com a posse da lista de assinaturas dos presentes, para apresentar a Justiça Eleitoral, dá o seguinte recado, quando em pauta o item um passou a ser o dois: O Partido Verde de Santa Catarina é provisório e vocês não podem escolher nem ser votados para os cargos majoritários. O comando já escolheu os candidatos a governador, vice-governador e senador.
A festa se transformou no sepultamento dos últimos verdes catarinenses. Felizmente o Partido Verde é infinitamente maior que este triste fato. Aqui em Santa Catarina, estamos longe de ter um porto seguro, mas temos uma Marina!
Celso Coelho Correia, cientista político e filiado ao Partido Verde de 1999.