Artigos
Por Artigos -
Fundação Cultural de Balneário está promovendo um recadastramento dos artistas
Os projetos culturais, bem como as obras artísticas, são produtos das subjetividades dos seus produtores. Isso garante a pluralidade e a diversidade que são fundamentais para que cada artista construa a sua história e o seu estilo.
Os gestores públicos dessa área precisam ter a sensibilidade de respeitar essas subjetividades e individualidades. Valorizar o artista implica em ouvi-lo, em debater as políticas públicas do setor com eles, elaborar projetos coletivos e, acima de tudo, dar visibilidade aos trabalhos e obras de todos.
Para tanto é fundamental saber quem é quem? O que cada um pretende para si e para a sua categoria? O que esperam do poder público? Qual a forma de auxílio ou suporte que esperam e desejam. Para isso é preciso ter contato. Saber onde estão, se o telefone ainda é o mesmo, endereços geofísicos e eletrônicos. Enfim, é preciso ter a localização e também saber quem são os novos que estão aparecendo ou procurando espaço.
A fundação pretende criar as câmaras setoriais e com elas construir um planejamento de curto, médio e longo prazo, tanto para criar oportunidades para os artistas locais quanto para trazer artistas e eventos para incrementar as atividades culturais na cidade.
As câmaras setoriais, acreditamos, serão o elemento oxigenador permanente do movimento cultural da nossa cidade. Oportunizarão um debate saudável e rico que certamente proporcionará um maior acerto nas decisões e nos projetos a serem implementados.
Pode-se até dizer que isso já deveria ter sido feito antes. Tudo bem. Mas antes tarde do que nunca. Grandes projetos estão sendo pensados e elaborados e queremos a participação de todos nessa empreitada e não será um texto com alguma expressão infeliz que deverá prejudicar a melhor das intenções. Não será alguma palavra mal utilizada que produzirá um efeito de retroação de um processo que tem tudo para dar certo e foi pensado com a melhor das intenções.
Por isso conclamamos todos os artistas a prencherem o cadastro para que tenhamos facilidades para contactá-los e assim convidá-los para o debate e a apresentação de projetos que possam valorizar a cultura e as artes da nossa cidade.
*Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.