Artigos
Por Artigos -
Educação: fermento para o crescimento de uma nação
A situação das escolas em nosso país há muito deixa a desejar. Basta acompanhar algumas notícias, observar mais atentamente a realidade de nossas cidades, analisar relatórios de avaliação escolar feitos por órgãos que auferem esse tipo de dados. Mas, engana-se quem pensa que esta realidade é de agora. Há muito tempo o Brasil deixou de ter uma escola pública de qualidade.
Cidadãos que não são preparados para pensar o mundo enfrentam dificuldades na hora de encontrar o seu espaço na sociedade. E pensar o mundo é uma lição aprendida também nas salas de aula. Ler, exercitar o pensamento, colocar à prova o aprendizado são formas de encaminhar jovens e crianças nesta longa jornada do conhecimento. E mais: estimulá-los a buscar o aperfeiçoamento constantemente ao longo da vida.
Sejamos nós, empresários ou não, a preocupação com o ensino de baixa qualidade deve ser de todos. Se quisermos um país, um estado, uma comunidade próspera, é na escola que se darão os primeiros passos. Quando o Estado investe em educação de qualidade, está dando um passo gigante que irá refletir lá na frente, gerando profissionais mais bem preparados, mão de obra qualificada, jovens interessados em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.. Assim colocaremos o país nos trilhos do crescimento tecnológico.
Quando um setor da economia cresce de forma inesperada e ouvimos a célebre afirmação que o setor não estava preparado para este crescimento, entre os tantos fatores que envolvem este despreparo, a falta de mão de obra qualificada é um deles. Por isso, lute, traga o tema ao debate, participe quando possível do movimento em prol da qualidade de ensino, estimule quem está perto de você a estudar, a se qualificar, melhorar a cada dia, pois só assim teremos cidadãos mais bem preparados para crescer e fazer crescer a nossa nação!
* O autor é empresário e presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú