Por Ale Francoise - redacao@diarinho.com.br
Beleza, saúde e bem-estar
Publicado 09/05/2023 15:54
Alterado 09/05/2023 19:59
Super em alta atualmente, o magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo. Ele pode ser encontrado em muitos alimentos, suplementos, medicamentos e, inclusive, na água, favorecendo funções importantes no nosso organismo. O magnésio tem papel importante na otimização de reações bioquímicas importantes para o corpo humano. Eu comecei utilizar para insônia e acabei aderindo na minha rotina clínica e dos meus pacientes.
- Regulação da pressão arterial;
- Fortalecimento dos ossos;
- Melhora das questões cardiovasculares;
- Controle do açúcar no sangue;
- Alivio do estresse e ansiedade e a insônia;
- Melhora da função muscular e nervosa;
- Atua nos vasos sanguíneos do crânio, por isso, é bastante usado como parte do tratamento preventivo da enxaqueca;
- Participa diretamente na produção de neurotransmissores, como a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade;
- Atua nos processos de desintoxicação do corpo, ajudando na eliminação de produtos químicos, metais pesados e outras toxinas que carregamos no nosso corpo.
Alimentos como espinafre, semente de abóbora, feijão preto, quinoa, castanha de caju, acelga, couve, brócolis e alface são exemplos que auxiliam nesta abordagem. No entanto, a suplementação pode ser necessária se você observar que sua alimentação não tem a constância desejável deste nutriente.
L-treonato de magnésio: é altamente absorvível e atravessa a barreira hematoencefálica, abrindo o caminho através das membranas celulares. Abordagens recentes, em modelo animal, in vitro e em humanos, demonstram as propriedades do L-treonato de magnésio em melhorar a função cognitiva, melhorando assim a densidade e a função neuronal, trazendo como principais funções, o seu uso para melhora do aprendizado, da memória e da cognição, redução da ansiedade e do estresse.
Carbonato de magnésio: indicado como antiácido, principalmente para refluxo gastro-esofágico. O oxido de magnésio é muito como antiácido para alívio da desconforto estomacal e laxante natural.
Magnésio dimalato: melhora as dores da fibromialgia, a ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à osteoporose. Reduz a insônia – como já mencionado.
Magnésio taurato: também conhecido como taurinato de magnésio, é uma composição de óxido de magnésio e taurina. Alguns estudos mostraram que essa molécula traz alguns benefícios como melhor desempenho esportivo. Tanto o magnésio quanto a taurina inibem a excitabilidade das células nervosas em todo o sistema nervoso central e exercem efeitos sedativos. O magnésio auxilia na redução da pressão arterial e na diminuição do risco de desenvolver diabetes e aterosclerose e protege contra batimentos cardíacos irregulares.
Magnésio glicil glutamina: trata-se de um composto em que o magnésio é quelado com uma molécula de glicina e uma de glutamina. O resultado é uma molécula altamente biodisponível com nutrientes importantes para a resposta imunológica, síntese proteica e integridade intestinal.
Magnésio quelado: o glicinato ou bisglicinato de magnésio é a fonte de magnésio super atual e moderna, resultante da junção do aminoácido glicina com o mineral magnésio por ligação quelado formando então o conhecido magnésio quelado. O ingrediente quelado apresenta alto teor de magnésio e é uma das formas mais absorvíveis e seguras de magnésio. Indicado para indivíduos com carência de magnésio na alimentação.
Cloreto de magnésio: auxilia na biodisponibilidade das vitaminas D, no organismo, otimizando o sistema imunológico contra doenças respiratórias e até intestinal.
Jamais se automedique com dosagens exclusivas e individualizadas. Procure um médico ou nutricionista!
Um beijo, meu povo!
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC