Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


IMOCAs voltando pra água na França é bom sinal para Vendée Globe


Publicado 25/05/2020 14:15



A organização da Vendée Globe deve anunciar nos próximos dias se continuará com o mesmo cronograma para a regata.

A Volta ao Mundo em solitário e sem escalas está programada para largar em 8 de novembro, da França para uma aventura. Mas enquanto os representantes da Vendée Globe fazem mistério,  os velejadores e suas máquinas IMOCAs já voltam pra água aos poucos. Desde a segunda semana do mês, navegadores fazem testes com seus 60 pés. Um deles é o francês Armel Tripon (L'Occitane en Provence), um dos mais cotados a vencer a regata. ''Estamos voltando ao nosso trabalho real, ao trabalho adequado!'' ''Quanto mais chegávamos ao final do confinamento, mais o desejo de velejar realmente aumentava. Não navegar gerava uma verdadeira penúria". Para alguns, esse período se mostrou muito caro em termos de atraso na programação. A britânica Pip Hare relatou como foi seu trabalho no SuperB (agora Pip Hare Ocean Racing) ''Quando o bloqueio da COVID aconteceu, tínhamos começado a pintar os decks do SuperB e literalmente tivemos que baixar as ferramentas e sair do trabalho por um tempo''. ''Basicamente, o programa ficou para trás em cerca de seis semanas''. ''Estamos apenas começando a acelerar as coisas novamente e esperamos começar no início de junho''. Nunca esperava ter seis meses de folga. Meu objetivo é tentar estar pronta para a regata classificatória".

Luz no fim do túnel

"O aspecto positivo do confinamento é que fizemos algumas das coisas que planejamos mais tarde, mas realmente o período foi estressante", resume o capitão francês Sébastien Simon (Arkéa-Paprec). "Eu não sou alguém que precisa se adaptar, eu gosto de estar no controle do meu tempo, de me preparar de maneira ordenada e programada''. ''Faz seis meses desde que o barco está na água e isso leva muito tempo agora''. ''Mas acho que agora há luz no fim do túnel. Só tenho uma coisa que quero fazer: velejar muito e por muito tempo! " O alemão Boris Herrmann (Malizia II) relançou seu IMOCA em 20 de maio. Ele diz que deveria voltar no dia 6 de abril. "No momento, eu estou impaciente por estar de volta à água, mas, na verdade, tudo correu bem, tínhamos dois ou três caras trabalhando a maior parte do tempo na base, mas não temos nada testado no momento''. O relançamento do Groupe Apicil também foi adiado. Estava marcado para 10 de maio. Damien Seguin terá que esperar um pouco mais para poder gastar e sua energia latente reprimida de velejar. O bicampeão paralímpico francês e velejador da última Transat Jacques Vabre sente que não se saiu tão mal. "Todo esse período fez uma diferença real entre os barcos prontos mais cedo e os prontos mais tarde''. ''Tenho sorte, consegui meu parceiro patrocinador mais cedo e meu barco mais cedo. Estou satisfeito com minha preparação e planejamento geral durante os últimos três anos''. E os barcos de nova geração lançados mais recentemente? Nicolas Troussel, cujo Corum entrou pela primeira vez em 5 de maio, confirma que precisará adaptar seu programa original. "Tudo foi criado desde o início para que este projeto seja bem-sucedido e forme um lançamento tardio''. ''Tudo isso mudou as coisas, mas faremos o máximo que pudermos''. Como citado acima, os velejadores podem correr a Vendée-Arctique-Les Sables d'Olonne, prova de 3.600 milhas náuticas. É uma regata-teste para a Vendée Globe na costa da França previamente marcada em 4 de julho. A confirmação se terá ou não prova será no início de junho.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Qual a sua opinião sobre a demolição de casarões emblemáticos da paisagem arquitetônica de Itajaí?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Colunistas

Coluna Esplanada

E a minha chapa?

Cadê o desconto ?!

Charge do Dia

Cadê o desconto ?!

Coluna Exitus na Política

Ética institucional e os pecados do corporativismo

Aurora em Cabeçudas

Clique diário

Aurora em Cabeçudas

Fiesc pede cautela na agenda 6x1

Coluna Acontece SC

Fiesc pede cautela na agenda 6x1




Blogs

Sem traços azuis

VersoLuz

Sem traços azuis

Conta chegou

Blog do JC

Conta chegou

🖤 Quarta-feira de Cinzas: Reset do Corpo. Alinhamento da Mente.

Espaço Saúde

🖤 Quarta-feira de Cinzas: Reset do Corpo. Alinhamento da Mente.

Suco turbinado!

Blog da Ale Françoise

Suco turbinado!




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.