Por Ale Francoise - redacao@diarinho.com.br
Beleza, saúde e bem-estar
Publicado 05/12/2021 17:54
Um pouco sobre permeabilidade intestinal!
Assunto em alta, você já leu sobre este tema!?
O nosso intestino possui ligações que se chamam *enterócitos, que são células que ficam ao lado umas das outras, conectadas por junções T, tight junctions!
Já em contato com o bolo alimentar temos as vilosidades. As vilosidades do intestino são projeções microscópicas da superfície que permitem aumento da área de contato com alimento facilitando a absorção de água e nutrientes.
Com passar dos anos essas vilosidades começam a diminuir, e por isso a grande tendência é perdermos a capacidade de absorver nutrientes conforme avança a idade. O alimento passa pelo tubo digestivo e segue sendo absorvido de acordo com a peneira intestinal (permeabilidade.
*Hiper permeabilidade
E daí!?Como o intestino pode ser tornar permeável?
A estrutura do intestino lembra a de uma peneira, com diversos orifícios bem pequenos interligados. No caso, seria uma peneira muito fina.
Em uma síndrome do intestino hiperpermeável, essa peneira aumenta a distância entre as suas arestas. Assim, elementos que não deveriam passar acabam vazando.
Quando essa peneira está com problema substâncias nocivas são absorvida e o corpo cria uma resposta de defesa, (sintomas), que irá se manifestar em todas as mucosas.
As mucosas são tecidos finos e flexíveis que revestem as cavidades do organismo que se encontram no prolongamento da pele estão abertas para o ambiente exterior. Encontram-se mucosas em cinco zonas do corpo: No sistema digestivo, da boca ao ânus. No sistema respiratório, das narinas aos pulmões.
O tecido linfóide associado à mucosa, (MALT) é um sistema difuso de pequenas concentrações de tecido linfóide encontrado em várias partes do organismo, como no trato gastrointestinal, tireóide, seios, reto, glândula salivar, olho, e pele.
*Alguns tipos de mucosa
-GALT- tecido linfoide associado ao intestino.
- NALT- tecido linfoide associado a *região naso-geniana.
-BALT- tecido linfoide associado a *região bronquica.
-UALT- tecido linfoide associado a *regial urogenital.
Essas mucosas reagem à hiperpermeabilidade com os seguintes sintomas.
•Doenças inflamatórias ( as com final *ite*)
*Artrite, rinite, sinusite, amigdalite.
•disbiose
•Intolerâncias alimentares
•intestino preso
•intestino irritável
•infecções recorrentes
•desnutrição
•doenças autoimunes
•problemas mentais/emocionais
•entre tantas outras!
A hiperpermeabilidade intestinal também é conhecida como *Leaky gut*.
-Dentro desse contexto de “leaky gut”, o glúten tem um papel de impacto.
-Isso porque é um gatilho importante em algumas pessoas para liberação de uma proteína inflamatória chamada *zonulina*
-Trata-se de uma proteína capaz de modular as junções intercelulares, que interfere na permeabilidade intestinal, já que afrouxa as “tight junctions” – ao pé da letra, juntas apertadas, que possuem função de prevenir a passagem de material entre as células e o interior do organismo.
Por isso, evitar determinados alimentos, que podem ocasionar reações inflamatórias ao intestino e gerar uma permeabilidade que pode causar a síndrome é fundamental na manutenção da saúde desse órgão.
Fica a dica:
Alimentos fermentados, como iogurte natural, kefir e kombucha, contêm probióticos que otimizam a saúde do seu intestino. Consuma alimentos ricos em fibras: As fibras solúveis, encontradas em frutas, legumes e legumes, alimentam as bactérias benéficas da saúde intestinal.
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC