A primeira temporada completa do brasileiro João Fonseca, de 19 anos, no circuito mundial de tênis acabou nesta quarta-feira. Após a derrota na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França, João anunciou que não vai jogar o ATP 250 de Atenas, na próxima semana, e com isso não disputará mais torneios em 2025. Considerado uma das grandes revelações do esporte, ele é o 28º do ranking mundial, subindo mais de 100 posições em um ano. 
A equipe do atleta confirmou que João vai precisar tratar de uma lombalgia. Na estreia em Paris, o brasileiro chegou a pedir atendimento médico em quadra para as dores na lombar. Ainda assim, venceu ...
 
A equipe do atleta confirmou que João vai precisar tratar de uma lombalgia. Na estreia em Paris, o brasileiro chegou a pedir atendimento médico em quadra para as dores na lombar. Ainda assim, venceu o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1, de virada. Nesta quarta, foi eliminado pelo russo Karen Khachanov por 2 sets a 1, em uma disputa equilibrada contra o atual número 14 do mundo.
 
        
        
        
        Continua depois da publicidade
        
         
        
         
Foram quatro títulos conquistados no circuito neste ano. O principal deles foi o ATP 500 da Basileia, na Suíça, no último domingo, que lhe rendeu um salto para o 28º lugar do ranking. Ao avançar para a segunda rodada de Paris, João somou mais pontos e pode alcançar até a 24ª posição, dependendo do desempenho dos concorrentes na competição. 
 
O outro título de ATP foi o 250 de Buenos Aires. João ainda foi campeão dos Challengers 125 de Camberra, na Austrália, e do 175 de Phoenix, nos Estados Unidos. Outro grande feito do tenista foi ter avançado ao menos para a segunda rodada dos quatro Grand Slams em sua estreia. Ele disputou três partidas nas chaves principais de Rolland Garros e de Wimbledon, e duas no Australian Open e no US Open. 
  
Em outubro do ano passado, João era o número 151 do mundo, ainda com 18 anos. Atualmente ele é o atleta mais jovem dentro do top 30. A volta as quadras está marcada para 8 de dezembro, quando enfrenta o espanhol e líder do ranking mundial, Carlos Alcaraz, em uma partida exibição em Miami, nos Estados Unidos.