FORMAÇÃO ARTÍSTICA
Bolshoi Brasil faz a maior seleção de dança do país
Joinville recebe, nos dias 24 e 25 de outubro, mais de 300 finalistas que disputam 40 vagas na única filial do Teatro Bolshoi no mundo
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
A cidade de Joinville será novamente o centro da dança no Brasil. Nos dias 24 e 25 de outubro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil faz a maior seleção de dança do país, reunindo jovens talentos que sonham em seguir carreira profissional. São 2228 crianças nas etapas iniciais, o que representa 81 candidatos por vaga. Agora, cerca de 320 finalistas chegam à cidade em busca de uma das 40 vagas para o ano letivo de 2026.
Os candidatos vêm de diversas regiões do Brasil e até do exterior, reforçando a relevância do processo seletivo da única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Há 25 anos, a instituição transforma talentos em artistas de excelência, oferecendo formação gratuita e completa.
Continua depois da publicidade
A etapa final acontece em dois dias. Na sexta-feira, os candidatos passam pela avaliação médico-fisioterápica, que analisa postura, habilidades motoras e estrutura corporal. No sábado, ocorre a fase artístico-musical e cognitiva, quando são avaliadas técnica, musicalidade, expressão, presença cênica, flexibilidade e desempenho intelectual.
Mais do que um teste, a seleção é uma porta de entrada para o futuro. Os aprovados recebem bolsa integral, com alimentação, transporte, figurinos, atendimento médico, suporte pedagógico e ensino técnico de dança. Com alto índice de empregabilidade, 74% dos formados atuam profissionalmente em 26 países.
O resultado final será divulgado em 27 de outubro nas redes sociais e no site da Escola Bolshoi.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.