BALNEÁRIO
Traficante-influenciador é preso de novo na Vila Real
MP fez novo pedido e Justiça deu aval para a prisão preventiva
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



Dois dias depois de ter sido solto e de ter ganhado o direito de responder pela acusação de tráfico de drogas em liberdade, o modelo-influenciador teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e voltou para trás das grades. A prisão aconteceu na tarde desta quinta-feira, na casa do influenciador de 28 anos, no bairro Vila Real, em Balneário Camboriú, com a ordem judicial sendo cumprida pela Polícia Militar.
J.F., de 28 anos, é acusado de tráfico, já que foi flagrado em um carro com 200 quilos de cocaína e crack no final da tarde de segunda-feira. Enquanto retorna à cadeia, o advogado do influenciador tenta provar a inocência dele. A defesa alega que o carro apreendido com o carregamento milionário de drogas não era dele e critica a divulgação de informações sigilosas do processo.
Continua depois da publicidade
Desta vez, J.F. foi preso através de uma ordem de prisão preventiva. O pedido foi feito pelo Ministério Público de BC. Após a prisão feita pela PM, o acusado foi encaminhado ao presídio do Complexo Penitenciário da Canhanduba, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Até então, J. respondia em liberdade pela acusação, com a imposição de medidas cautelares como comparecimento mensal em juízo para justificar suas atividades, proibição de sair de Balneário Camboriú sem autorização judicial, não se envolver em novos crimes e recolhimento domiciliar nos dias de folga e no período noturno, das 22h às 6h.
Continua depois da publicidade
Defesa vai recorrer
O advogado Samuel Silva vai recorrer da prisão preventiva. Ele alegou que o Ministério Público fez o novo pedido sem sequer intimar a defesa do influenciador para manifestação. “Reafirmamos que o custodiado cumpre todas as determinações judiciais, não estava foragido e confia na Justiça”, afirma Samuel.
O advogado ainda alega que houve abuso de autoridade, especialmente pelo uso indevido de algemas. “A Súmula Vinculante nº 11 do STF estabelece que o uso de algemas é medida excepcional, restrita a casos de resistência, receio de fuga ou risco à integridade física do preso ou de terceiros. Fora dessas hipóteses, deve haver justificativa expressa e por escrito, sob pena de responsabilização disciplinar, civil e penal da autoridade responsável, bem como a possível nulidade do ato processual”, disse, em nota, o advogado do acusado.
Ainda segundo o advogado, o influenciador é modelo, pai, estudante e guarda-vidas civil, sendo detido em veículo que não lhe pertence e sem indícios de envolvimento direto dele com organização criminosa. A esposa do influenciador, de 30 anos, segundo o advogado, sequer foi indiciada pela polícia e foi somente conduzida à delegacia. “Ainda assim, teve sua imagem amplamente divulgada, o que preocupa a defesa por não haver qualquer formalização de acusação contra ela”, argumentou.
Carregamento milionário apreendido
A apreensão da droga aconteceu no final da tarde da última segunda-feira, quando a PM recebeu informações de que a casa da dupla era usada para armazenar drogas. Uma denúncia também apontou que, no mesmo dia, haveria uma entrega de drogas. Diante disso, a Agência de Inteligência da PM fez campana e flagrou um Renault Duster estacionando de ré no imóvel. O modelo descarregava sacos de cocaína e crack.
Ao sair para observar o movimento da rua, ele foi abordado e teria confessado o tráfico. A mulher, de 30 anos, também foi detida e levada à delegacia. No total, foram apreendidos 175,82 quilos de cocaína e 12,76 quilos de crack, avaliados em cerca de R$ 3,5 milhões.
Na delegacia, o modelo-influenciador assumiu toda a responsabilidade pela droga e a mulher foi liberada sem indiciamento. Já na audiência de custódia, o rapaz foi colocado em liberdade pela Justiça, mas menos de 48 horas depois voltou à prisão.
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"