O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, deve iniciar em setembro as obras da nova unidade em Itajaí. O investimento do governo do estado será de R$ 5,2 milhões.
Continua depois da publicidade
A estrutura atenderá reivindicação antiga da população da foz do rio Itajaí e vai ampliar a capacidade de coleta e distribuição de sangue no estado, fortalecendo o atendimento re-gional. A unidade ...
A estrutura atenderá reivindicação antiga da população da foz do rio Itajaí e vai ampliar a capacidade de coleta e distribuição de sangue no estado, fortalecendo o atendimento re-gional. A unidade ficará na rua Lauro Müller, nº 374, e terá 928,88 m².
Continua depois da publicidade
O espaço vai reunir uma Central de Distribuição de Hemocomponentes, com funcionamento 24 horas para hospitais e clínicas conveniadas, e uma Unidade de Coleta de Sangue Total, que atenderá no período da manhã. A previsão é de 40 doações diárias, em quatro cadeiras simultâneas.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi, a obra atende à determinação do governador Jorginho Mello (PL). “Será um local onde o cidadão de Itajaí e da região da Amfri poderá doar sangue, ajudando a salvar vidas. Também vai funcionar como um cen-tro de distribuição e, dessa maneira, conseguiremos levar mais perto do cidadão a sua vontade de apoiar e melhorar a saúde de toda a população”, disse.
Continua depois da publicidade
Para a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, a nova unidade representa um avanço para a saúde dos catarinenses. “Aumenta o número de bolsas disponíveis no estoque e garante atendimento transfusional 24 horas em Itajaí”, afirmou.