ITAJAÍ
Cães atacam moradores do loteamento São Pedro
Dogs morderam perna de trabalhador
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





O autônomo Ezequiel Vieira Gomes, de 22 anos, foi a nova vítima de uma matilha que fica solta pela rua Francisco Daligni, no loteamento São Pedro, em Itajaí, e vem atacando moradores. Ezequiel foi mordido por volta das 10h30 da última quarta-feira. “Chegou a rasgar minha calça, por sorte não foi nada grave, mas sou apenas mais uma das pessoas que foram mordidas por esses cachorros”, reclama.
Os cães ficam num terreno, mas os donos deixam o portão aberto o dia todo e eles acabam fugindo. “Esses cachorros ficam soltos. Eles entram e saem desse terreno livremente”, explica.
Continua depois da publicidade
As vítimas dos cães seriam várias. “Já são mais de cinco pessoas mordidas. Toda semana vira pauta de discussão no grupo de vizinhos, mas ninguém resolve nada. Nenhum órgão até agora veio fiscalizar essa situação”, alega o morador. “Nosso medo é uma criança ser atacada gravemente. Nem sabemos se esses cachorros são vacinados”, completa.
Os moradores já reclamaram com a mulher que vive no terreno, mas ela alega que os animais não são dela. “Mas ela alimenta e eles têm acesso livre ao terreno. No fim, se acontecer algo mais grave, ninguém se responsabiliza”, lamenta.
A equipe de fiscalização do Instituto Itajaí Sustentável (Inis), acompanhada por um médico veterinário, tem conhecimento do caso e já fez vistoria no local denunciado. “Durante a visita, foi constatado que os cães presentes não são agressivos, não apresentaram comportamento de ataque e alguns utilizavam coleira, indicando que possuem tutores. Diante disso, não há possibilidade legal de recolhimento dos animais. A equipe seguirá monitorando a área e buscará identificar os responsáveis pelos cães”, informou o órgão, em nota.
Como denunciar
O Inis orienta que moradores denunciem casos de animais maltratados ou abandonados através do WhatsApp (47) 98857-2144 ou pelo telefone fixo (47) 3348-8031. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, com plantão 24h para emergências. O ataque dos cães também pode ser registrado na Polícia Militar pelo 190 ou em boletim de ocorrência que pode ser feito pela delegacia virtual no site da Polícia Civil de Santa Catarina.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"