Gente do bem
Uber dá carona gratuita para pets adotados
Ação pioneira da Uber no Brasil ajuda no transporte de cães e gatos até o novo lar e pode inspirar outras cidades a fazerem o mesmo
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Agora, além de ganhar um novo lar, cães e gatos adotados no Recife também podem contar com uma carona especial e gratuita! A Uber lançou uma iniciativa inédita no Brasil para facilitar o transporte de pets adotados por meio do programa Adota Pet, promovido pela Prefeitura do Recife.
A novidade funciona assim: quem adotar um animalzinho pela plataforma Adota Pet terá direito a um voucher de R$ 40, válido para uma corrida na categoria Uber Pet, a única pensada exclusivamente para transportar bichinhos com segurança. O custo do trajeto é totalmente bancado pela Uber e a ação contempla até 20 adoções por mês.
Continua depois da publicidade
O transporte deve ser feito com o pet acompanhado por um responsável: seja o novo tutor ou o doador. Tudo para garantir que o trajeto até o novo lar seja tranquilo e seguro para todos.
Desde seu lançamento em novembro de 2023, o Adota Pet já encontrou lares para mais de 140 cães e gatos. E o melhor: a plataforma agora também aceita cadastro de animais disponíveis para adoção por qualquer pessoa.
Continua depois da publicidade
Aplicativo que mapeia capivaras vence programa de startups
Mapear capivaras para proteger vidas. Essa é a proposta do Capyloc, aplicativo desenvolvido por estudantes da UFSC que venceu a final do Sinova UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2025/1. A ideia é simples e poderosa: identificar a presença de capivaras em áreas urbanas e ajudar a prevenir a febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela.
O projeto surgiu na Jornada Level Up, programa de educação empreendedora da universidade, e combina monitoramento inteligente, mapas de risco, alertas e relatórios estratégicos voltados a prefeituras e órgãos ambientais. A proposta também aposta na colaboração da comunidade, com um sistema gamificado que premia cidadãos com CapyPoints ao reportarem avistamentos.
A equipe é formada por Guilherme Fonseca, Davi Ferreira, João Miguel Portella, Marcos Garcia Labadie e Gustavo Warmling Kayser, dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação.