Prática comum em competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), a contratação de atletas de outros estados foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira. A audiência foi proposta pelo deputado Mauro De Nadal (MDB).
Continua depois da publicidade
Atualmente, competições como Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) permitem a participação limitada de atletas de outros estados e até estrangeiros, mesmo que não estejam morando ...
Atualmente, competições como Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) permitem a participação limitada de atletas de outros estados e até estrangeiros, mesmo que não estejam morando em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
“Representantes que nos procuraram argumentam que a presença de atletas de outros locais não só compromete a valorização do atleta catarinense, mas acaba desestimulando a formação de base. Precisamos debater essa situação com todos os setores envolvidos, ouvindo atletas e representantes das entidades desportivas. Santa Catarina é uma potência, só que neste cenário, muitos treinam diariamente para representar o estado e ficam pelo caminho”, alegou o deputado proponente.
Nadal foi autor do projeto de lei 19.295/25, que passou a restringir a participação de atletas de vôlei de praia vinculados a federações nacionais ou internacionais que não tenham sede em Santa Catarina em competições da Fesporte.
Continua depois da publicidade
“Precisamos fomentar quem é daqui. Muitas vezes o atleta de fora nem pisa na cidade e vai embora levando medalhas sem deixar um legado. nosso atleta fica sem medalha e não conseguimos mais manter esse jovem estimulado para competir, reclamou o técnico Fabrício de Souza, representante da Federação de Karatê de Santa Catarina.