A manhã deste domingo veio com um grande susto para os catarinenses. Isso porque os moradores de 256 cidades de Santa Catarina acordaram com o alerta de desastre da Defesa Civil. A notificação faz parte do simulado inédito na história da gestão de riscos e desastres no Brasil.
Continua depois da publicidade
O teste foi promovido pela secretaria de estado da Proteção e Defesa Civil e mobilizou cerca de 260 mil moradores. O exercício tem foco na evacuação simulada, abertura de abrigos temporários, ajuda ...
O teste foi promovido pela secretaria de estado da Proteção e Defesa Civil e mobilizou cerca de 260 mil moradores. O exercício tem foco na evacuação simulada, abertura de abrigos temporários, ajuda humanitária, cadastro populacional, inundação falsa e até construção de ponte temporária do exército.
Continua depois da publicidade
A ação é considerada o maior simulado de evacuação e resposta a emergências já feito no país. Santa Catarina é o líder no ranking dos estados mais impactados por desastres naturais e o exercício é um teste a esses eventos climáticos.
As cidades receberão diferentes desastres forjados pela equipe da Defesa Civil. Em Florianópolis, seria feito testes para deslizamentos. Em Tubarão, a simulação prevista foi de inundação e com direito a montagem de ponte temporária.
Continua depois da publicidade
Simulado em terra peixeira
Em Itajaí, os moradores do Portal 1 foram convidados a participar do simulado de inundação. O exercício começou às 8h no bairro Espinheiro, com foco na comunidade do Portal 1.
Segundo a Defesa Civil do município, a ação teve como objetivo treinar a população e integrar os diferentes órgãos públicos e de resposta para situações de emergência causadas por chuvas intensas. O exercício envolveu evacuação, resgate, uso de drones e abertura temporária de abrigos.
A ação contou com o apoio do Samu, Polícia Militar, Guarda Municipal e Codetran.