ITAPEMA
Padaria é interditada por mofo, baratas e alimentos vencidos
Vigilância encontrou imundície na cozinha; ação faz parte da força-tarefa contra comércios irregulares
Camila Diel [gomescamila18@gmail.com]

A Vigilância Sanitária de Itapema segue com fiscalização ostensiva e interditou o terceiro comércio somente em maio. Desta vez, a ação aconteceu quarta-feira numa padaria do bairro Meia Praia, lacrada após um cliente denunciar a venda de comida estragada e até pão com mofo no balcão.
Durante a vistoria, os agentes encontraram comida vencida, mofo, baratas e até moscas mortas dentro de alimentos. Parte dos produtos estava fora da geladeira, em caixas abertas. Havia ainda muita sujeira nas áreas de produção e armazenamento. Diante das falhas graves, o estabelecimento foi fechado na hora.
Continua depois da publicidade
A ação faz parte de força-tarefa da prefeitura iniciada após a descoberta de uma fábrica clandestina de pão e gelo no bairro Sertão do Trombudo. No local, trabalhadores dormiam no chão, em condições precárias. O responsável foi preso por crime contra a saúde pública e o caso também é investigado como trabalho análogo à escravidão.
Continua depois da publicidade
Desde então, a Vigilância atua em regime de plantão e ampliou as fiscalizações. O cerco agora inclui padarias, mercados, lanchonetes, restaurantes, sushis, food trucks e comércios menores. Na semana passada, um restaurante na rua 220 também foi interditado. Os agentes encontraram alimentos mal armazenados, grelhas engorduradas e produtos vencidos.
“Estamos fazendo um pente-fino em toda a cidade. A operação não vai parar até fiscalizarmos todos os comércios do segmento alimentício de Itapema”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária, João Íris Romera. “Não temos intenção de sair interditando tudo, mas onde houver risco pra saúde da população, vamos agir com rigor”, completa o diretor.
Produtos descartados
Alimentos impróprios para o consumo apreendidos durante a operação já somam quase quatro toneladas. O material veio da fábrica clandestina no Sertão do Trombudo e de estabelecimentos que revendiam os produtos fabricados por lá. Foram 600 quilos de massa crua, 1,5 tonelada de pães embalados e 1,7 tonelada de gelo. Tudo foi descartado com apoio da empresa responsável pela coleta de lixo da cidade.
Denúncia pode ser anônima
A Vigilância Sanitária de Itapema mantém canais abertos para denúncias da população. “O cidadão não precisa se identificar. Toda denúncia que chega é averiguada com seriedade. É muito importante que a população nos ajude”, reforçou o diretor.
Canais de denúncia
📱 (47) 3267-1529
🌐 sistema 1Doc no site da prefeitura
Continua depois da publicidade
📞 Ouvidoria: (47) 3268-8001
✉ ouvidoria@itapema.sc.gov.br