Com a entrega, a região de Itajaí será a sexta do estado a receber a vacina. As primeiras remessas em Santa Catarina foram distribuídas no ano passado, nas regiões de Joinville e Jaraguá do Sul. A secretaria estadual de Saúde informou que a ampliação do Ministério da Saúde atende a uma reivindicação do governo do estado pra aumentar a cobertura nas regiões catarinenses.
Continua depois da publicidade
“Nosso pleito foi atendido, e a vacina da dengue chega em duas regiões e contempla 24 municípios. Apesar do imunizante estar disponível em várias regiões do estado, a adesão da população de 10 a 16 anos ainda é baixa. É fundamental que todos que possam se vacinar, se vacinem”, diz o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi.
Atualmente, a vacina da dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos nas regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, totalizando 76 municípios. Com a ampliação, a vacina chegará a sete regiões, alcançando 100 cidades e reforçando o combate à doença em áreas com alto número de casos nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
O estado ainda espera o envio das doses para outras duas regiões: Extremo Oeste e Xanxerê. A distribuição do Ministério da Saúde segue critérios epidemiológicos e de saúde, entre eles o histórico de transmissão de dengue da região, municípios com mais de 100 mil habitantes e áreas com casos mais graves de dengue. Em Santa Catarina, a cobertura vacinal contra a doença está em 34% (1ª dose) e 17% (2ª dose).
Duas mortes na região
Em Santa Catarina, são quase nove casos confirmados de dengue, com sete mortes confirmadas e três em investigação, conforme o painel de monitoramento do governo estadual. Na região da Amfri, são dois mil casos, com duas mortes, uma em Itajaí e a outra em Itapema, registradas em abril. Itajaí lidera o número de confirmações da doença (865), entre quase quatro mil casos prováveis, seguida de Itapema, com 451 casos confirmados.
As prefeituras da região aguardam a entrega das doses contra a dengue pra divulgar como será a vacinação. “Recebemos a orientação de que as doses serão disponibilizadas, mas ainda não há definição sobre a data de início, quantidade de doses ou a estratégia de vacinação”, informou a prefeitura de Itajaí.
De acordo com o município, as equipes estão passando por treinamentos e aguardando orientações para dar início ao planejamento e à execução da campanha. “Assim que as informações forem oficialmente repassadas, divulgaremos os detalhes sobre o processo de vacinação à população”, adianta.
Municípios que irão receber a vacina contra a dengue:
* Foz do Rio do Itajaí: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Porto Belo.
Continua depois da publicidade
* Alto Uruguai Catarinense: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Impumirim, Irani, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara, Xavantina.
Regiões que já receberam:
Nordeste
Vale do Itapocu
Continua depois da publicidade
Grande Florianópolis
Médio Vale do Itajaí
Oeste