SOBRE RODAS
Vaticano tem novo papamóvel elétrico da Mercedes
Modelo de R$ 900 mil une tradição e sustentabilidade com visual discreto e motor potente
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Nem só de tradição vive o Vaticano, a inovação também faz parte do caminho. O novo papamóvel já está rodando, e desta vez, ao som do silêncio dos motores elétricos. O papa Leão XIV acaba de herdar um Mercedes-Benz Classe G 580 elétrico, entregue originalmente ao papa Francisco no fim de 2024.
O modelo, avaliado em cerca de R$ 900 mil, foi inteiramente customizado à mão por equipes da Mercedes na Alemanha e na Itália. O desafio? Criar um veículo moderno, sustentável e tecnológico, sem perder o ar solene e respeitoso que a função exige.
Continua depois da publicidade
E o resultado impressiona: quatro motores elétricos, um em cada roda, entregam 587 cavalos de potência e torque de 118 kgfm, mais que muitos esportivos. A aceleração? De 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Claro, o motorista do pontífice provavelmente não vai testar isso tão cedo.
O novo papamóvel conta com assento elevado e cobertura para chuvas, além de uma porta traseira adaptada para facilitar o acesso de Sua Santidade, que usava cadeira de rodas na época da entrega. Tudo isso combinado a um visual elegante, com pintura branca perolizada e a clássica placa SCV 1.
Continua depois da publicidade
Além do conforto e da segurança, a estrela é a sustentabilidade. Com autonomia de 473 km, o papamóvel elétrico é símbolo da transição verde do Vaticano, que deve concluir a substituição de toda a frota até 2030. Modelos como o Volkswagen ID.3 já circulam por lá, enquanto os veículos a combustão seguem em contagem regressiva.