Águas de Penha
Moradores do Loteamento Santa Regina, em Penha, esclarecem dúvidas sobre novo sistema de esgoto
A iniciativa faz parte do programa Afluente da Águas de Penha
Conteúdo de terceiros [comercial@diarinho.com.br]



Moradores do Loteamento Santa Regina, em Penha, participaram de reunião com o corpo técnico da concessionária Águas de Penha para tirar dúvidas sobre o novo sistema de esgotamento sanitário implantado na localidade. O encontro proporcionou um diálogo aberto sobre o tema junto à comunidade.
A iniciativa faz parte do programa Afluente da Águas de Penha, que visa estreitar o relacionamento entre a concessionária e os moradores, oferecendo informações claras e atualizadas sobre os serviços e ouvindo as necessidades da população durante a implementação de melhorias no saneamento básico. A ação reflete o compromisso da Águas de Penha em conduzir a transição para o novo sistema de esgotamento sanitário de forma transparente e eficiente para os moradores do Loteamento Santa Regina.
Continua depois da publicidade
Entre os principais pontos levantados pelos moradores estiveram o dimensionamento e a instalação da caixa de gordura, a destinação correta da água pluvial e o prazo para o início da cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto nas regiões onde ele está sendo implantando. O corpo técnico da concessionária também abordou o levantamento fotográfico realizado previamente ao início das obras para documentar as condições das ruas, bem como a vistoria efetuada ao término dos trabalhos, sem descartar a possibilidade de novas avaliações, caso necessário.
A apresentação foi conduzida por Augusto de Oliveira Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, com o suporte de Vilmar Pereira da Silva Junior, gerente de operações, e Juarez Fontenelle, coordenador de engenharia da concessionária. Vilmar Pereira detalhou a importância do dimensionamento adequado da caixa de gordura, utilizando a analogia com o tamanho da caixa d'água para facilitar a compreensão dos moradores.
Continua depois da publicidade
Em sua explanação, Vilmar também destacou que a concessionária está utilizando uma tecnologia avançada para o monitoramento da rede coletora de esgoto: a Câmera de Inspeção Digital. Essa ferramenta permite uma inspeção detalhada e eficiente das tubulações.
Durante a reunião, ao serem questionados sobre a adesão ao novo sistema, apenas cinco participantes informaram já ter realizado a conexão. Diante desse cenário, Vilmar reforçou a necessidade de desligamento do sistema antigo, enfatizando o objetivo da concessionária de que todos os moradores migrem para o novo sistema de esgotamento sanitário.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Loteamento Santa Regina, Jorge Humberto dos Santos, manifestou otimismo em relação ao novo sistema. "Para nós, que enfrentamos problemas com esgoto nas ruas, a implantação deste novo sistema pela Águas de Penha é uma excelente notícia", afirmou. Reconhecendo os transtornos temporários, ele acrescentou: "É natural que a comunidade inicialmente estranhe a situação devido aos inconvenientes. No entanto, toda obra gera algum impacto, e temos a certeza de que, em breve, com as ligações de esgoto em funcionamento, veremos uma grande diferença para melhor."
Luiza Loth, gerente de concessão da prefeitura de Penha, ressaltou a importância da reunião para fortalecer a comunicação entre a concessionária e os moradores, dissipando dúvidas sobre o novo sistema.