Um meteoro chamou a atenção de moradores do sul de Santa Catarina na noite de quarta-feira. O fenômeno, classificado como um meteoro bólido, deixou um rastro luminoso e foi acompanhado por um forte clarão e estrondos, segundo relatos de quem presenciou o evento.
Continua depois da publicidade
A professora Vanessa Becker, orientadora do Parque Astronômico Albert Einstein, em Criciúma, explicou que o fenômeno é raro e imprevisível. “Essa chuva de meteoros ...
A professora Vanessa Becker, orientadora do Parque Astronômico Albert Einstein, em Criciúma, explicou que o fenômeno é raro e imprevisível. “Essa chuva de meteoros pode estar relacionada à Constelação de Lira, mas ainda é cedo para qualquer confirmação. Por isso, existem redes de monitoramento em todo o país”, destacou.
Continua depois da publicidade
De coloração esmeralda, o meteoro pôde ser visto de diversos pontos, incluindo a beira-mar, ruas e até por câmeras de segurança. Vídeos circularam nas redes sociais.

Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas, o meteoro bólido, também chamado popularmente de "estrela cadente" , ocorre quando uma rocha espacial ou lixo espacial entra na atmosfera da Terra, deixando um rastro luminoso visível.
A origem exata do meteoro avistado ainda não foi confirmada, mas há registros do fenômeno também no Paraná e no Rio Grande do Sul.